BENFICA

2

Ruben Dias, 32'
Pizzi, 51'

0

 

RIO AVE

Um golo de Rúben Dias à passagem da meia-hora do jogo, que passou a permitir para o Benfica alguma tranquilidade face a um Rio Ave que tinha a partir dali que correr mais para inverter a tendência do jogo, e um segundo golo nos primeiros minutos do segundo tempo, por Pizzi, que “arrumou” a questão, permitiram uma vitória merecida para o Benfica frente ao Rio Ave, num jogo em que o defesa central Ruben Dias acaba por ser o homem do jogo, ele que abriu a contagem nesta partida que deixa a turma da Luz na frente do campeonato, independentemente do que acontecer com os seus adversários directos, nomeadamente o FC Porto.

Curiosamente, o Rio Ave até entrou melhor no jogo, perante a um Benfica que deu a ideia de estar à espera do que iria fazer o adversário neste final de tarde no relvado da Luz, e a verdade é que logo depois dos golos do Benfica o Rio Ave perdeu o fulgor inicial e acabou por permitir uma vitória merecida pelos homens de Bruno Lage. O Benfica, que na próxima terça-feira joga no terreno do Lyon para a Liga dos Campeões, só volta a jogar Estádio da Luz no próximo dia 30 do corrente mês de Novembro.

0'

Benfica e Rio Ave defontem-se entre si esta tarde no Estádio da Luz em tarde chuvosa, um factor que pode ter algum peso se nos lembrarmos que o relvado da Luz continua sem estar em pleno, havendo mesmo a indicação de que os "encarnados" irão mudar o tapete verde do seu estádio.

O Rio Ave poderá não ser um adversário fácil para o Benfica, até porque o conjunto orientado por Carlos Carvalhal já esta época causou alguns problemas aos “grandes”, obrigando o FC Porto a trabalho árduo para vencer pela diferença mínima na jornada #07, tendo mesmo roubado pontos ao Sporting em Alvalade para o campeonato da I Liga, onde venceu por 2-3, e depois voltando a vencer o Sporting, por 1-2, de novo em Alvalade, em jogo da Taça da Liga.

Outra nota de curiosidade resulta do facto deste jogo permitir o reencontro entre os dois técnicos, sabendo-se que Bruno Lage já foi adjunto de Carlos Carvalhal no futebol inglês. A este propósito, aliás, tanto quanto Bruno Lage quanto Carlos Carvalhal já garantiram que a amizade fica fora das quatro linhas, sendo este um jogo entre Benfica e Rio Ave e não uma partida entre o Bruno e Carlos.

0'Benfica01 BENFICA - Vlachodimos; Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo; Pizzi, Florentino, Gabriel, Cervi; Chiquinho e Vinícius
0'RioAve RIO AVE - Kieszek; Monte, Borekovic, Aderlan, Matheus Reis; Nuno Santos, Tarantini, Filipe Augusto, Jambor, Gabrielzinho; Taremi
0'

Nos bancos de suplentes, Bruno Lage e Carlos Carvalhal tem ainda as seguintes opções...

BENFICA (Suplentes) - Zlobin, Seferovic, Jardel, Taarabt, Jota, Tomás Tavares e Gedson.

RIO AVE (Suplentes) - Paulo Vítor, Diego Lopes, Piazón, Ronan, Carlos Mané, Pedro Amaral e Messias.

 1' Começou o jogo no Estádio da Luz
 2' Notas neste jogo para as chamadas à titularidade na equipa do Benfica para Ferro, Florentino e Pizzi, por troca, relativamente ao jogo da passada quarta-feira frente ao Portimonense, com Ferro, Samaris e Gedson, dois destes jogadores que hoje estão no banco de suplentes, nomeadamente Ferro e Gedson, tendo Samaris saído directamente para a bancada.
3' Na equipa do Rio Ave, entram Monte, Jambor, Gabrielzinho e Taremi saindo das escolhas de Carlos Carvalhal Diogo Figueiras, Diego Lopes, Carlos Mané e Bruno Moreira, este último depois de, esta semana, ter sido apontado por Bruno Lage como um jogador que esteve no seu radar de jogadores interessantes para o Benfica.
6' Jogo começa com uma toada de equilíbrio, com as duas equipas a discutirem a posse de bola junto à linha de meio-campo, com o Rio Ave a dar conta de que pretende discutir o jogo pelo jogo.
7' Remate de Cervi a obrigar o guarda-redes Kieszek a esticar-se todo para desviar a bola pela linha de fundo. Fica o sinal de perigo para a baliza do Rio Ave.
LG 15Min O Benfica sente dificuldade em entrada de forma articulada na grande-área do Rio Ave que, ao invés, está a trocar melhor a bola e por vezes a surpreender a equipa. Este jogo está sem qualquer dúvida a ser bem jogado entre duas equipas que sabem o que estão a fazer lá em baixo sobre o relvado.
 21' Falta de Nélson Monte sobre Cervi... ficou por mostrar um cartão amarelo que o árbitro Carlos Xistra preferiu “adiar” neste jogo.
 23' Falta cometida sobre Chiquinho que o árbitro Carlos Xistra, colocado sobre o lance, não assinalou. Assobiadela monumental do público para o árbitro do jogo. 
 28'LG Amarelo Cartão amarelo para Franco Cervi por protestos pela decisão de Carlos Xistra. É que a bola saiu pela linha de fundo mas depois de um toque com a mão na bola sobre a linha de fundo.
LG 30Min Ambiente quente na Luz com o árbitro Carlos Xistra a tornar-se protagonista pelas suas decisões, nomeadamente ao ignorar uma falta cometida sobre André Almeida que daria grande penalidade para os "encarnados".
30' Cartão amarelo para Tiago Pinto, director do Benfica, que não parou de protestar as decisões de Carlos Xistra.
32'LG Golo001 GOOOLOOO... é do BENFICA... marca RUBEN DIAS com um cabeceamento em resposta a um pontapé de canto apontado do lado direito do ataque dos "encarnados".
RubenDias 01
33' Pizzi bateu o canto a partir do lado direito do ataque e RUBEN DIAS a subir mais alto do que os defensores do Rio Ave para bater Kieszek sem possibilidades de defesa para este.
35'LG Amarelo Cartão amarelo para Aderlan por falta cometida sobre Vinícius
38' Remate de Vinicius a leva a bola a passar muito perto da trave da baliza do Rio Ave, acabando por acertar “nos países baixos” de um operador de câmera de televisão que estava atrás da baliza da turma de Vila do Conde.
40' O Benfica subiu claramente de produção depois de ter conseguido o golo por Ruben Dias.
41'LG Poste Nuno Santos, só com Vlackodimos pela frente, rematou forte com a bola a bater no poste mais próximo saindo pela linha de fundo. Passa o perigo para o Benfica.
43' Chiquinho é carregado em frente à linha de grande área mas Carlos Xistra diz que não é nada, deixando claro que dificilmente irá assinalar uma falta em zona frontal à baliza à guarda de Kieszek.
44'  Pontapé de canto para o Benfica... é já o sétimo para os "encarnados" contra apenas um para o Rio Ave neste jogo.
 45'LG Amarelo Nuno Santos vê o cartão amarelo por protestos junto de Carlos Xistra.
LG Intervalo Tempo de intervalo no Estádio da Luz com o Benfica em vantagem fruto do golo de Ruben Dias ao minuto 32'
ANÁLISE AO INTERVALO 

O jogo começou em toada de equilíbrio e foi até o Rio Ave a equipa que começou por dar conta de ter a lição melhor estudada, abeirando-se quase sempre com mais perigo e em maior velocidade da baliza à guarda de Vlackodimos.

Do lado do Benfica a construção do jogo era mais lenta, e raramente conseguia chegar à zona de finalização com eficácia. O árbitro Carlos Xistra deixou algumas faltas por assinalar, que poderiam levar perigo à baliza de Kieszek, mas acabava por ser a equipa da casa que mostrava ter mais trabalho de casa feito, nomeadamente na transformação de pontapés de canto, um lance do qual viria a resultar o primeiro golo e até agora único neste jogo, apontado por Ruben Dias, ao minuto 32', permitindo para o Benfica a vantagem tangencial nesta partida ao intervalo.

Até ao final do primeiro tempo, e depois do golo, o Benfica subiu de rendimento, mas acabou por ser o Rio Ave a gradne oportunidade de golo quando Nuno Santos, aos 41', rematou ao poste direito da baliza de Vlackodimos, acabando a bola por sair pela linha de fundo.

46'LG Substitui Já recomeçou o jogo no Estádio da Luz com a equipa do Benfica a manter o "onze" inicial. Já no Rio Ave entrou Ronan para o lugar do iraniano Mehdi Taremi.
51'LG Golo002 GOOOLOOO... é o segundo para o BENFICA... marca PIZZI
Pizzi 001
52' Pizzi recebe a bola em zona frontal à grande área e, com enorme classe, tira dois homens do Rio Ave da sua frente com uma simulação e remata junto a Kieszek quanto também este estava enganado com a direcção que a bola iria tomar. Segundo golo do Benfica que poderá dar outra tranquilidade aos homens de Bruno Lage.
53'LG Substitui Carlos Carvalhal mexe na equipa do Rio Ave com a entrada de Carlos Mané para o lugar de Gabrielzinho.
58' Ruben Dias esteve à beira de conseguir o segundo golo com um toque de primeira a fazer passar a bola muito perto do segundo poste da baliza de Kieszek com este já batido.
LG 60Min O Benfica controla agora os acontecimentos instalando-se no meio-campo do Rio Ave que raramente consegue agora subir no terreno.
62'LG Amarelo Cartão amarelo para Tarantini, também aqui por protestos do jogador do Rio Ave.
70' LG Substitui Nova alteração na equipa do Rio Ave... sai Aderllan para a entrada de Messias.
LG 75MinLG Substitui Grimaldo ficou sentado no relvado, tira as caneleiras e vai sair... Bruno Lage chama para o corredor esquerdo da defesa dos "encarnados" o jovem Tomás Tavares que vai ter que jogar este último quarto-de-hora do jogo na condição de lateral-esquerdo, ele que é lateral-direito de raíz. 
LG Substitui  Sai na equipa do Benfica o médio ofensivo Chiquinho para a entrada de Gedson, com Bruno Lage a resguardar claramente Chiquinho, com este jogador uma vez mais a não completar os 90 minutos de um jogo.
81' Assistência de Vinicius para Cervi e este a obrigar Kieszek a uma defesa de recurso para a linha de fundo.
85'LG Substitui Sai Carlos Vinicius para a entrada de Seferovic.
85' O jogo entra nos últimos cinco minutos do tempo regulamentar.
88' Livre directo para o Benfica cobrado por Cervi que levou a bola a passar muito perto do canto superior esquerdo da baliza do Rio Ave. 
89' O Benfica tem o triunfo na mão frente a um Rio Ave que há muito deixou de ter iniciativa capaz para incomodar Vlackodimos.
90'Arbitro Bandeirinha01 O árbitro Carlos Xistra dá mais quatro minutos de tempo extra.
 FINAL Terminou o jogo no Estádio da Luz com a vitória do Benfica por 2-0 sobre o Rio Ave. Triunfo merecido pelos "encarnados" que, nomeadamente no segundo tempo, dominaram o jogo a seu belo prazer face a um Rio Ave que até começou bem mas que se "perdeu" logo depois do primeiro golo do jogo apontado por Ruben Dias.
   

 

texto: Jorge Reis
edição: Diogo Reis
fotos: reprodução ©Twitter

Pin It