Benfica e Sporting empataram este sábado (1-1) no dérbi dos dérbis do futebol português, jogo da terceira jornada da I Liga em que Salin foi o homem da partida pelas inúmeras defesas que conseguiu, Nani esteve em evidência por ter marcado o golo do Sporting frente ao Benfica, ele que na sua carreira nunca tinha marcado aos "encarnados", e o miúdo João Félix foi a chave para abrir a baliza de Salin com o golo do empate, a permitir ao miúdo inscrever o seu nome na história dos clássicos do futebol português entre os rivais de sempre Benfic e Sporting.

Ao longo da semana os dirigentes do Sporting, e nomeadamente Sousa Cintra, o líder da SAD leonina, tinha dito que o empate no dérbi em casa do Benfica seria positivo, e se bem o disse melhor o cumpriu, num jogo que terminou com o empate já referido, construído com golos de Nani para o Sporting aos 62 minutos, na transformação de uma grande penalidade cometida por Rúben Dias sobre Montero, e ainda pelo jovem João Félix, para o Benfica, aos 86 minutos, a assinar o resultado final da partida.

Se olharmos para as estatísticas do jogo, o Benfica teve mais posse de bola (62% contra 38%), mais oportunidades de golo construídas e mais remates à baliza contrária, mas ali o guardião Salin surgiu como rei e senhor assumindo-se como o melhor jogador em campo, tantas tão decisivas foram as defesas concretizadas pelo guarda-redes sportinguista.

Do lado do Benfica, o herói improvável acabou mesmo por ser o miúdo João Félix, ele que entrou em campo aos 71 minutos por troca com Pizzi, na mesma altura em que também entrou Seferovic por troca com Ferreyra. Aos 86 minutos, e na resposta a um cruzamento do lado direito do ataque por Rafa, que neste jogo foi titular no lugar de Sálvio, João Félix apareceu em velocidade na grande-área do Sporting saltando mais alto do que Ristovski e cabeceando para o seu primeiro golo pela equipa principal do Benfica, e logo no dérbi dos dérbis.

À partida para este jogo, as duas equipas surgiam com algumas “baixas” de peso, com o Benfica a jogar sem Jonas nem Castillo, mas também sem Sálvio, que não recuperou a tempo de ser opção para Rui Vitória. Por via destes impedimentos, o técnico do Benfica apostou em Rafa no corredor lateral direito, com Ferreyra na frente e Cervi à esquerda.

Já na equipa do Sporting, que não pôde contar com Bas Dost, mas também sem o central Mathieu, surgiram como titulares Montero na frente e André Pinto no eixo da defesa. Com estes argumentos, o Benfica teve mais bola, rematou mais, obrigou Salin a um punhado de defesas de enorme nível de dificuldade, mas seria o Sporting a abrir a contagem com a grande penalidade marcada com sucesso por Nani.

A perder em casa, com a obrigação de fazer algo para dar a volta ao resultado, e já depois de ter feito uma primeira alteração no "onze", com a entrada de Zivkovic para o lugar de Cervi, o técnico Rui Vitória surpreendeu com duas alterações aparentemente pouco ousadas, apostando em Seferovic e João Félix por troca com Ferreyra e Pizzi. E se Seferovic pouco produziu naqueles vinte e poucos minutos que esteve em campo, João Félix acabou por assinar o resultado final deste jogo.

O Benfica terá agora que avançar já na preparação do jogo da próxima quarta-feira em Salónica, na Grécia, frente ao PAOK, na segunda mão do playoff de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, um jogo em que os ”encarnados" terão que recuperar do empate (1-1) da primeira mão no Estádio da Luz, obrigando a turma às ordens de Rui Vitória a ter que vencer na Grécia ou, pelo menos, a empatar com dois ou mais golos marcados. Já em relação ao Sporting, numa fase com menos compromissos oficiais, poderá regressar ao trabalho apenas na segunda-feira para uma semana que culminará com a recepção no Estádio de Alvalade do Feirense, equipa que esta época vai somando por vitórias os três jogos já disputados na I Liga.

Uma nota final para o trabalho do árbitro Luís Godinho que assinou um trabalho irregular e que, mesmo sem erros flagrantes com consequências para o resultado, contribuíu para um ambiente por vezes quezilento desde logo quando logo nos primeiros minutos do jogo deixou por mostrar um cartão amarelo a Ristovski por uma entrada sobre Fejsa. Também nos minutos dados de compensação, Luís Godinho deixou a desejar face ao tempo que o jogo foi parando, nomeadamente no segundo tempo.

textos: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter

Pin It