×

Mensagem

Failed loading XML... Entity 'eacute' not defined Entity 'ccedil' not defined Entity 'atilde' not defined Entity 'iacute' not defined Entity 'ccedil' not defined Entity 'otilde' not defined Entity 'eacute' not defined Entity 'laquo' not defined Entity 'raquo' not defined

Sporting-Nacional-2-0Sporting e Nacional encontraram-se esta tarde de sábado em Alvalade em jogo da 26ª jornada da Liga NOS, uma partida decidida por Bas Dost com os dois golos que marcou , ele que surge como o melhor goleador em todos os campeonatos europeus de futebol. À partida para este jogo, o Sporting seguia na terceira posição do campeonato, enquanto que o Nacional estava na zona de despromoção, procurando desesperadamente pontuar para escapar aos últimos lugares da tabela classificativa do futebol português. As posições mantiveram-se, com os "leões" mais tranquilos ainda no seu terceiro lugar, e os insulares cada vez mais aflitos na luta pela fuga aos lugares de despromoção em que se encontram a par do Tondela.

Para este jogo, o treinador leonino, Jorge Jesus, escolheu um "onze" com algumas mudanças relativamente à última equipa, nomeadamente pela chamada à titularidade do central Rúben Semedo, ele que relegou Paulo Oliveira para o banco de suplentes. Nota ainda para a ausência entre as opções para este jogo de Joel Campbell, ele que nem sequer foi convocado por Jesus. Assim o "onze" escalado por Jorge Jesus surgiu do seguinte modo: Patrício; Schelotto, Coates, Semedo, Marvin Zeegelaar; William; Gelson, Bryan Ruiz e Matheus; Alan Ruiz e Bas Dost.

No banco de suplentes da turma de Alvalade estiveram ainda Beto, Jefferson, Bruno César, Paulo Oliveira, Castaignos, Podence e Palhinha.

Por seu turno, o técnico Jokanovic, do Nacional da Madeira, chemou os seguintes elementos para a equipa titular neste final de tarde em Alvalade: Adriano Fachini; Victor Garcia, César, Rui Correia, Sequeira; Washington e Mezga; Agra, Tiago Rodrigues e Ricardo Gomes; Aristeguieta.

No banco de suplentes do Nacional da Madeira estiveram ainda Vítor São Bento, Hamzaoui, Cádiz, Campos, Filipe Gonçalves, Zizo e Zequinha.

O Sporting mereceu a vitória, mas a verdade é que no segundo tempo, principalmente depois da saída de Alan Ruiz ao minuto 61 para dar o seu lugar a Podence, um jovem irrequieto que não conseguiu, todavia, manter o mesmo ritmo no meio-campo que o seu companheiro de equipa vinha alcançando. 

O jogo ao minuto... 

 01' Arranca o jogo no Estádio de Alvalade, em Lisboa, com o pontapé de saída para a turma do Sporting. LigaNOS-Black
 08'

Rui Patrício vem fora sua área de baliza cabecear uma bola quando Salvador Agra se aproximava com algum perigo da baliza dos leões.

O Sporting começou bem o jogo mas o Nacional parece apostado em tentar surpreender com bolas lançadas para as costas da defesa leonina em velocidade como aconteceu agora

 10'

Gelson Martins e Schelotto combinam no ataque e o Sporting ganha um pontapé de canto

 12'

GOOOLOOO - Marca BAS DOST... resposta perfeita a um pontapé de canto cobrado por Bryan Ruíz a partir do lado direito do ataque leonino.

O holandês Bas Dost leva agora 23 golos em 23 jogos!!!

SPORTING, 1 - NACIONAL, 0
1-0 Bas Dost (12')

LG-Golo
 15'

Esteve à vista o segundo golo do Sporting com Gelson Martins a rematar já dentro da grande área do Nacional e a bola a passar bem rente ao poste direito, ainda tocada pelo guarda-redes Adriano Facchini

LG-15Min
 19'

O Nacional da Madeira tenta reagir ao golo sofrido à passagem do minuto 12' mas a verdade é que o faz sem grande objectividade. Ainda assim, nota para um remate do croata Mezga que fez a bola passar perto do poste da baliza à guarda-de Rui Patrício.

 20'

Falta assinalada pelo árbitro Jorge Ferreira a Alan Ruiz com o argentino a não gostar minimamente da decisão do juíz da partida.

 24'

Mais uma falta assinalada por Jorge Ferreira ao ataque do Sporting, agora a penalizar uma entrada de Gelson Martins dentro da área do Nacional. 

 26'

Golo anulado a Bas Dost por alegado fora-de-jogo. Uma decisão correcta já que no momento em que bola é enviada para o avançado holandês, este encontra-se atrás do guarda-redes do Nacional.

Arbitro-Bandeirinha01
 27'

Jorge Jesus protesta o golo anulado mas Jorge Ferreira manda-o regressar ao banco de suplentes e acalma os protestos leoninos. Nota para algumas laranjas que são arremessadas ao juíz da partida desde a bancada.

 28'

Primeiro cartão amarelo do jogo exibido a Rúben Semedo

Arbitro-Amarelo01
 30'

Ultrapassamos a primeira meia-hora de jogo no Estádio de Alvalade com o Nacional a acreditar que pode regressar ao jogo perante um Sporting que vai dominando os acontecimentos numa partida em que poderia mesmo ter já dilatado a vantagem. 

LG-30Min
 31'

Cartão amarelo agora para um homem do Nacional, é Mezga

Arbitro-Amarelo01
 33'

GOOOLOOO... mais um para o Sporting e mais um para o holandês Bas Dost, ele que é agora o líder dos goleadores em todos os campeonatos europeus.

Neste golo, nota para a excelente finalização do avaçado holandês, à ponta-de-lança, a encontrar verdadeiramente o buraco da agulha para fazer o seu segundo golo que é também o segundo golo no jogo.

SPORTING, 2 - NACIONAL, 0
1-0 Bas Dost (12')
2-0 Bas Dost (33') 

LG-Golo 
 39'

O Nacional recusa a dar-se por vencido, tenta mesmo levar jogo até ao meio-campo do Sporting, mas sem resultados práticos perante uma equipa leonina que, em Alvalade, está a mandar no jogo e a justificar a vantagem por dois golos no resultado.

 43'

Por esta altura, o Sporting leva um acumulado de posse de bola de 53% contra 47% para a equipa visitante do Nacional da Madeira.

 44'

Cartão amarelo para Schelotto na equipa do Sporting 

Arbitro-Amarelo01
 45'

Final da primeira parte neste jogo no Estádio de Alvalade no qual vão valendo os dois golos apontados pelo holandês Bas Dost 

LG-Intervalo
INT.

Tempo de intervalo no Estádio José Alvalade XXI com o Sporting a vencer por 2-0, fruto dos dois golos do holandês Bas Dost, ele que até já colocou a bola uma terceira vez na baliza do Nacional num lance anulado pelo árbitro devido a posicionamento irregular de Bas Dost.

É certo que o banco do Sporting protestou, Jorge Jesus alegou que o lance até teria sido correcto, mas ao olharmos para as imagens da Sport TV que está a transmitir este jogo verificamos que o árbitro Jorge Ferreira terá decidido de forma correcta.

LigaNOS-Black
 46'

Recomeça o jogo no Estádio José Alvalade XXI agora com o Paços de Ferreira a dar o pontapé de saída para o segundo tempo

 48'

O Nacional da Madeira vai querer fazer algo mais do que contentar-se com esta derrota por dois golos e irá tentar equilibrar os acontecimentos, porventura procurando subir no terreno até à baliza de Rui Patrício. Esta atitude da turma insular poderá, no entanto, permitir mais espaços à equipa do Sporting para dilatar a sua vantagem na partida.  

BolaNike
 52'

Aquecem na equipa do Sportins Podence, Palhinha e Bruno César 

 53'

Grande remate de Alan Ruiz em zona frontal à baliza de Facchini, mas este guarad-redes estava atento e desviou a bola pela linha de fundo

 55'

Cartão amarelo para César, do Nacional da Madeira, por falta sobre o extremo do Sporting Matheus Pereira... 

Arbitro-Amarelo01
 57'

O Sporting está agora completamente instalado no meio-campo do Nacional da Madeira

 60'

Mais um cartão amarelo agora para Victor Garcia por falta feia sobre Matheus Pereira. O jogador do Nacional terá agora que cumprir um jogo de castigo por ter recebido o quinto cartão amarelo. 

Arbitro-Amarelo01
 61'

Jorge Jesus mexe na equipa tirando do jogo Alan Rauiz para a entrada do jovem Daniel Podence

LG-Substitui
 63'

O Sporting continua a vencer por 2-0, resultado construído ainda no primeiro tempo com os dois golos apontados por Bas Dost 

LigaNos-Branco
 64'

Na equipa do Nacional da Madeira entra Zequinha para o lugar de Ricardo Gomes

LG-Substitui
 67'

Vai a jogo na equipa do Sporting o brasileiro Bruno César

 69'

Sai na turma leonina Matheus Pereira para a entrada de Bruno César 

LG-Substitui
 72'

Sai na turma do Nacional o croata Mezga para a entrada no jogo do egípcio Zizo, um reforço contratado pelo clube madeirense no mercado de Inverno 

LG-Substitui
 75'

Estão no Estádio José Alvalade XXI 43.167 espectadores a acompanhar este embate entre Sporting e Nacional da Madeira.

Mantém-se entretanto a vantagem do Sporting por dois golos, os dois apontados por Bas Dost ainda antes do intervalo num jogo que no segundo tempo perdeu a pouca emotividade que havia conseguido antes.

LG-75Min
 78'

Entra Cádiz na equipa do Nacional saindo Aristeguieta, esgotando assim o Nacional da Madeira as substituições possíveis relativamente a este jogo

LG-Substitui
 82'

Jogo partido com as duas equipas a procurarem o ataque mas já sem grande descernimento, com perdas de bola em lances mais viris e o árbitro a deixar jogar para ambos os lados. 

Arbitro-Grafismos01 
 85'

Bom lance de Bas Dost a solicitar a velocidade de Podence mas o guarda-redes Adriano Facchini estava atento e anulou o lance. 

 87'

Jogo sem grandes motivos de interesse no segundo tempo, sem oportunidades de golo para nenhuma das equipas, levando mesmo o jogo até alguma apatia 

 88'

Contrariando o marasmo em que o jogo estava a cair, Gelson Martins conseguiu criar um espaço para um remate mas encontrou do outro lado o guarda-redes Adriano Facchini atento a desviar pela linha de fundo. 

 90'

O árbitro Jorge Ferreira dá mais três minutos de compensação nesta partida 

90'+02'

Sai na equipa do Sporting o médio ofensivo Bryan Ruiz e entra, ainda que apenas para queimar algum tempo, o jovem João Palhinha

LG-Substitui
 FIM

Final do jogo no Estádio José Alvalade XXI com a vitória da equipa do Sporting, a tirar o melhor partido dos dois golos de Bas Dost ainda no primeiro tempo, ele que está na frente dos melhores marcadores dos campeonatos europeus.

O Sporting baixou a velocidade e perdeu a capacidade de surpreender o Nacional no segundo tempo, mantendo ainda assim o domínio do jogo e o controlo do que se foi passando dentro das quatro linhas, terminando o jogo com um triunfo inteiramente justo por parte dos "leões".

SPORTING, 2 - NACIONAL, 0
1-0 Bas Dost (12')
2-0 Bas Dost (33') 

LG-Fim

texto: Jorge Reis

Pin It