O Sporting venceu esta segunda-feira o Estoril no Estádio de Alvalade, por 2-0, garantindo a conquista dos três pontos em disputa, tirando ainda o melhor partido da derrota consentida ontem, domingo, pelo FC Porto na recepção ao Gil Vicente, tal como já aqui demos conta. Além disso, e como se desde logo estes dois resultados já não fossem positivos para os leões, poder-se-á somar aos mesmos a derrota averbada pelo Sporting de Braga  em Guimarães frente ao Vitória, um jogo que terminou com o triunfo vimaranense por 2-1 numa partida em que também aqui houve diversas expulsões, nomeadamente uma para o lado do Vitória — Tiago Silva (54') — e duas para o lado do Sporting de Braga —Niakaté (25') e Álvaro Djaló (90'+04').

Sobre o jogo do Sporting, os leões dominaram sempre a partida justificando em absoluto o primeiro golo para o conjunto verde e branco num jogo em que, ao contrário do que aconteceu nos outros jogos “grandes” da jornada, a arbitragem foi praticamente invisível, num jogo em que não houve qualquer cartão amarelo ou vermelho, e em que a equipa da casa conseguiu um resultado porventura melhor do que a exibição. A jogar com Adán na baliza, com St. Juste, Coates e Matheus Reis na linha de três centrais, ainda Bellerín, Morita, Pote e Nuno Santos no meio do terreno, deixando na frente Edwards, Trincão e Paulinho, o Sporting enfrentou um Estoril vindo de uma chicotada psicológica — Nélson Veríssimo foi dispensado durante a semana do comando dos canarinhos —, orientado por Pedro Guerreiro, num jogo em que o marcador funcionou uma primeira vez já bem perto do intervalo.

230227 SCP GDEP 01

230227 SCP GDEP 03

Para a estatística fica ainda assim a equipa titular do Estoril Praia, formada pelo guarda-redes Dani Figueira, quatro elementos na linha defensiva, Tiago Santos, Mexer, Pedro Álvaro e Joãozinho, uma primeira linha de três médios formada por Gamboa, Rafik Guitane que se estreou a titular e Francisco Geraldes, e ainda João Carvalho, Tiago Gouveia e Cassiano.

O placard, como já referimos, só funcionou já bem perto do intervalo, nomeadamente ao minuto 41', num golo apontado por Bellerín, o seu primeiro golo com a camisola do Sporting, que permitiu que os leões fossem para intervalo em vantagem no marcador. Depois, já no segundo tempo, num jogo em que o Estoril Praia quase não incomodou Adán, o momento do jogo surgiu ao minuto 51', numa jogada magistral de Francisco Trincão que, sempre com a bola controlada, passou por quatro jogadores do Estoril Praia para, já dentro da área de baliza e apenas com o guarda-redes pela frente, rematar para o golo, fazendo levantar os pouco mais de 22 mil espectadores presentes em Alvalade — 22.313.

O Sporting ganhou assim com justiça um jogo que terá permitido a melhor motivação para os leões quando se aproxima o embate com os ingleses do Arsenal no jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Vitória bate o Braga (2-1) em jogo pintado a amarelo e vermelho

Já em relação ao jogo entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, um duelo entre rivais, foi o conjunto vimaranense quem entrou melhor no jogo, justificando o primeiro golo à passagem da meia-hora, depois de uma grande penalidade após carga de Niakaté sobre Safira. Numa primeira análise, o árbitro ainda começou por dar cartão amarelo ao centro do Braga assinalando o pénalti, mas depois de ser chamado pelo VAR o pénalti foi mantido mas o amarelo foi transformado em vermelho directo. Ao minuto 41', Safira voltou a ser protagonista no jogo, agora ao marcar o segundo golo do jogo ao minuto 41'.

230227 VSC SCB 01

No segundo tempo, a vencer por 2-0 e frente a um adversário em inferioridade numérica, o Vitória de Guimarães começou por manter o controlo da partida perante um Sporting de Braga que procurou, ainda assim, diminuir os prejuízos no jogo. Mais fácil ficou essa tarefa para a turma bracarense quando, ao minuto 54', Tiago Silva viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho, acabando por reduzir agora o Vitória a 10 unidades, equilibrando as forças em campo. Foi assim já num jogo de dez contra dez que o Sporting de Braga chegou ao golo aos 88 minutos, por Álvaro Djaló, ele que entrara no jogo no segundo tempo para conseguir marcar para a sua equipa. Só que o mesmo Djaló veio a receber, também ele, um segundo cartão amarelo, ao minuto 90'+04', quando o Braga procurava repor a igualdade, vindo o jogo a terminar com o triunfo do Vitória por 2-1.

Com este “acumulado” de resultados nos jogos da 22ª jornada, o Sporting ganhou pontos para o FC Porto e para o Sporting de Braga, reduzindo o fosso para os lugares que poderão permitir o acesso às provas europeias. O FC Porto chega assim ao final desta jornada com 51 pontos, a oito pontos do Benfica (59) mas com dois pontos a mais do que o Sporting de Braga (49) e mais dez pontos que o quarto classificado, o Sporting, agora com 41 pontos.

texto: Jorge Reis
fotos: ©twitter
Pin It