Bastou o primeiro tempo do jogo entre Sporting e Sporting de Braga para que os “leões” de Alvalade conseguissem impor uma goleada de 5-0 ao Sporting de Braga, em jogo de apuramento para o play-off da Taça da Liga realizado na noite desta segunda-feira em Alvalade. Apostando no seu melhor “onze”, já com Coates e Ugarte, regressados do Mundial, e com Paulinho como ponta-de-lança, Rúben Amorim mostrou que o Sporting está a conseguir uma excelente reentrada no futebol nacional depois da pequena paragem para o Mundial, cumprindo da melhor forma o que parece uma segunda pré-época nesta temporada atípica de 2022/2023.
Ligo à passagem do minuto 05', Gonçalo Inácio abriu a contagem com o primeiro golo na recarga a um primeiro desvio de um pontapé de canto por Paulinho, que Matheus defendeu para a entrada acertada de Gonçalo Inácio. Depois, ao minuto 08', era a vez de Paulinho conseguir o seu golo, aqui sem que Matheus nada pudesse fazer. Passe longo de Porro para Trincão e este a assistir para o golo de Paulinho que continua assim a protagonizar um momento de bom futebol com resultados visíveis.
Aos 08' minuto o Sporting já vencia por 2-0 mas nem por isso os homens às ordens de Ruben Amorim baixavam os braços perante um Sporting de Braga que jogava desorientado, acusando claramente a força do embate com o bom futebol da turma de Alvalade.
Ao minuto 19' Edwards assina um lance magistral em que entra dentro da grande área do Braga, acabando ali por ser carregado por Tormena quando este perdeu o duelo pela bola e não teve outra saída senão carregar o jovem inglês do Sporting provocando uma indiscutível grande penalidade. O castigo máximo acabou por ser batido por Pedro Gonçalves, Pote para a tribo do futebol, que assinou o 3-0 ao minuto 20'.
O jogo prosseguia com o Sporting a dominar e os de Braga a procurarem reunir os cacos da sua equipa para conseguirem. no mínimo, reduzir a desvantagem e mitigar os prejuízos. Porém, o Sporting, com Trincão neste jogo a um nível excelente, voltaria aos golos ao minuto 40', exactamente por Trincão, num lance em que o jogador que chegou a Alvalade vindo do Braga abriu o livro para um golo de belo recorte técnico após uma excelente assistência por parte de Nuno Santos, outro dos elementos que neste jogo brilharam entre os pupilos de Ruben Amorim.
E quando já se pensava que o jogo iria para intervalo com o resultado em 4-0, eis que Edwards volta a abrir o livro, ao minuto 44', abrigando o bracarense Paulo Oliveira a travar o jogador inglês à margem das leis de novo dentro da grande área. O árbitro não hesitou, apesar dos jogadores do Sporting de Braga terem alegado que o corte foi limpo, mas a grande penalidade foi mesmo assinalada para ser agora batida pelo próprio Edwards, voltando a bater o guarda-redes Matheus pela quinta vez neste jogo, fazendo o 5-0 com que se atingiu o intervalo.
Para o segundo tempo o jogo regressou ao relvado de Alvalade com um ritmo mais baixo, e as duas equipas a merecerem algumas alterações nos respectivos “onzes”, com os técnicos a recorrerem aos bancos de suplentes para refrescar as suas formações mas já sem resultados práticos no que diz respeito ao marcador. Ainda assim, e agora perante um Sporting de Braga mais assertivo no seu jogo, continuou a ser o Sporting quem dominou, controlando um jogo cujo o marcador não voltou a ser alterado, terminando com uma derrota bem mais pesada do que se esperaria para o conjunto que viajou de Braga até Alvalade, perante um Sporting que deu conta de se encontrar num bom momento de forma quando se aproxima o retomar do campeonato da I Liga.