SPORTING

1

Borja, 75'

0

 

MARÍTIMO

O Sporting garantiu esta segunda-feira a conquista dos três pontos no primeiro jogo da segunda volta do campeonato, na recepção ao Marítimo, partida em que um golo de Cristian Borja decidiu a entrega dos três pontos para a turma de Alvalade.

O Marítimo pouco ou nada fez para conseguir melhor e o Sporting acabou por justificar o triunfo que permite ao conjunto de Alvalade regressar ao terceiro lugar na tabela classificativa da I Liga.

J.R.

01LM1917
01LM1924
01LM1930
0'

Em jogo da 18ª jornada da I Liga, a primeira ronda da segunda volta do campeonato português, o Sporting recebe o Marítimo no Estádio de Alvalade com os "leões” de Lisboa a apresentarem algumas novidades no seu "onze”, com Luís Neto no centro da defesa, Cristian Borja como lateral esquerdo e Jesé como extremo direito. No banco da equipa às ordens de Jorge Silas está o avançado Sporar, reforço de inverno que está sem competir há quase dois meses e que custou aos cofres do Sporting qualquer coisa como seis milhões de euros.

0'Sporting

SPORTING SC - Maximiano; Ristovski, Luís Neto, Coates e Borja; Doumbia, Wendel e Bruno Fernandes; Jesé, Luiz Phillype e Rafael Camacho.

0'Maritimo MARÍTIMO - Amir Abedzadeh; Bebeto, Zainadine, René Santos e Rúben Ferreira; Nanu, Vukovic, Moreno e Correa; Joel Tagueu e Rodrigo Pinho.
01LM1939
01LM1976
01LM1989
0' O árbitro deste jogo é Rui Costa, com Tiago Costa e João Bessa Silva como auxiliares, tendo ainda na Cidade do Futebol enquanto VAR André Narciso. O quarto árbitro é Fábio Melo.
1' Começa o jogo no Estádio José de Alvalade XXI.
01LM1991
01LM1994
01LM2002
5' O Sporting começa o jogo a dar sinais de querer apostar no ataque mas sem conseguir ser eficaz na finalização numa noite em que o Estádio de Alvalade apresenta provavelmente a pior assistência de sempre na presente época.
11' Luiz Phellype lesiona-se e fica a receber assistência junto ao banco do Sporting. Silas chama para aquecimento Sporar que poderá estrear-se neste jogo já de imediato. 
13' Sporar vai mesmo a jogo para o lugar do lesionado Luiz Phellype.
01LM2070
01LM2118
01LM2124
14'LG Substitui Entra Sporar por troca com Luiz Phellype com o novo jogador leonino a receber a primeira ovação das bancadas hoje ainda assim com uma muito fraca presença de público.
01LM2177
01LM2061
01LM2098
LG 15Min O Sporting tem mais bola mas sem se mostrar capaz de finalizar perante um Marítimo que está demasiado “mole” sem causar preocupações à equipa do Sporting.
17' Primeiro remate de Sporar à baliza do Marítimo com Amir a defender com o pé enviando a bola para a linha de fundo.
18' Luíz Phellype saiu a chorar com o joelho ligado e em grandes dificuldades, deixando antever que o Sporting poderá ficar sem o seu avançado mais concretizador no dia de estreia de Sporar.
Curiosamente, para este jogo e depois de ter estado convocado, o avançado Pedro Mendes ficou na bancada pelo que Silas não verá neste jovem jogador uma solução para as necessidades da turma de Alvalade.
19' Coates faz o que poderia ser o primeiro golo do Sporting com um pontapé de bicicleta mas a bandeirola estava levantada e o árbitro Rui Costa anula o golo. Resta saber o que dirá o VAR André Narciso. 
01LM2101
01LM2263
20' O VAR confirma a decisão de Rui Costa e anula o golo a Coates. Mantém-se o “nulo” em Alvalade.
25' Livre directo em zona frontal À baliza de Amir... bate Bruno Fernandes com um remate forte, Amir defende para trás de si e a bola sai pela linha de fundo... esteve à vista um frango do guardião do Marítimo.
26' Bruno Fernandes recebe assistência junto ao banco depois de um toque sofrido de um adversário.
01LM2378
01LM2500
01LM2678
27'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Luís Neto, o primeiro do jogo mostrado sobre o centro do grande círculo.
28' Falta de Nanu e merecer uma cartolina amarela que o árbitro não mostra e recebe por isso uma assobiadela do público que viu antes Luís Neto a receber o amarelo aparentemente por menos.
LG 30Min Sporar vai mostrando alguns bons apontamentos num jogo em que é ainda assim Bruno Fernandes quem assume o principal protagonismo da partida com alguns remates à baliza de Amir como que a tirar a “mira” para melhor pontaria a seguir. A ver vamos...
01LM2669
01LM2680
01LM2716
 32' Borja, pelo corredor esquerdo, a fazer tudo bem, tira um adversário e fica livre para cruzar sem oposição, mas dpeois faz um cruzamento para a quinta!!!
34' Primeiro pontapé de canto ganho pelo Marítimo ganho por Tagueu. Sem consequências!
35' Falta sobre Rafael Camacho que o árbitro viu e não assinalou. Num primeiro momento terá entendido que o jogador do Sporting conseguia controlar a bola mas a verdade é que assim não foi e Rui Costa deveria ter assinalado a falta cometida sobre o jovem jogador leonino.
37 Grande defesa de Maximiano após remate de Rodrigo Pinho... defesa fantástica na melhor ocasião de golo no presente jogo depois da defesa leonina ter permitido um enorme buraco que o jogador do Marítimo aproveitou. Luis Maximiano esteve em grande!
01LM2726
01LM2735
01LM2746
 38' O Marítimo, aos poucos, está a acordar para o ataque e voltou a estar à beira do golo com Rodrigo Pinho a falhar o último toque depois de um cruzamento de Nanu do lado direito do meio-campo.
43' Pontapé de canto para o Sporting... é agora Rafael Camacho quem bate mas uma vez mais sem consequências num jogo algo apático e sem grandes motivos de interesse.
45' O árbitro dá dois minutos de compensação neste primeiro tempo.
01LM2778
01LM2266
45'+01' Rafael Camacho consegue furar, remata de trivela mas Amir defende.
LG Intervalo Tempo de intervalo em Alvalade num jogo sem grande futebol para o pouco público que marca presença nas bancadas. O Sporting teve mais remates (9 contra 5) no primeiro tempo, mas a grande oportunidade de golo foi para o Marítimo, com Rodrigo Pinho a obrigar Luis Maximiano à melhor (única) grande defesa da noite.
 46' Recomeça o jogo em Alvalade num jogo ainda sem golos com as duas equipas a manterem os “onzes” iniciais.
48' O jogo continua sem ocasiões de golo numa altura em que a claque Torcida Verde mostra uma faixa em que refere “Errar é humano, assumir o erro é Carácter!”
53' GOOOLOOO... é do SPORTING... marca RAFAEL CAMACHO
54' Falha de Amir que deixa cair a bola para a sua frente e Rafael Camacho aproveitou e marcou. Os jogadores do Marítimo reclamam de uma falta os jogadores do Sporting festejam, ficando agora ao critério do VAR que vai analisar o lance.
55' O árbitro Rui Costa vai ver as imagens por alegado empurrão de Sporar a um defesa do Marítimo.
57'Arbitro Grafismos01 GOLO ANULADO PELO VAR... continua tudo a zeros!!!
LG 60Min Começa a passar a informação em Alvalade de que este será mesmo o último jogo de Bruno Fernandes em Alvalade, assumindo-se como certo que irá mesmo para Inglaterra para se juntar ao plantel do Manchester United.
62' Rodrigo Pinho esteve à beira do golo... valeu Coates que tirou a bola sobre a linha de golo... quase aquele que seria o golo do Marítimo.
01LM2923
01LM2976
63'LG Substitui Entra Gonzalo Plata para a equipa do Sporting para a saída de Jesé Rodriguez, ele que voltou a não conseguir aproveitar a oportunidade dada por Jorge Silas.
63'LG Substitui Responde o técnico do Marítimo com a chamada ao jogo de Edgr Costa para a saída de Joel Tagueu.
65' Passe com açucar para as costas da defesa do Marítimo a solicitar Gonzalo Plata que permitiu a intervenção do guarda-redes Amir. Ainda não foi desta que se festejou golo em Alvalade.
01LM3032
70'LG Poste Remate de longe de pé direito por Bruno Fernandes e atira a bola ao ferro da baliza de Amir... que grande remate!!!
71'LG Substitui  Nova mudança na equipa do Sporting... sai Doumbia para a entrada de Jovane Cabral que, depois de quatro meses de ausência, volta a surgir na equipa dos "leões".
72' Oportunidade de golo por Jovane Cabral com o Sporting a ganhar o segundo canto consecutivo mas agora do lado direito do ataque.
75'LG Golo002 GOOOLOOO... é do SPORTING... marca o lateral CRISTIAN BORJA
01LM2781
01LM2790
01LM2816
01LM2850
76' Gonzalo Plata apareceu do lado direito a cruzar e BORJA, do outro lado, acreditou que iria conseguir receber a bola, e procurou finalizar com um remate cruzado indefensável. Agora vale e o Sporting está mesmo na frente do marcador.
80' O Marítimo procura agora responder ao golo sofrido mas o Sporting desce para defender com todos os elementos na grande-área quando a turma insular beneficia de um pontapé de canto.
01LM2863
01LM2883
82'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Bruno Fernandes por uma entrada “de sola” sobre um defesa do Marítimo.
86' Está caído no solo o jogador do Marítimo René Santos. O árbitro Rui Costa pára o jogo.
88'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para René por atingir Sporar. 
89'LG Substitui Sai Nanu para a entrada de Mesquita na equipa do Marítimo.
90'ArbitroAuxiliar O árbitro Rui Costa dá mais quatro minutos de compensação num jogo sem chama nem velocidade.
90'+02' As claques do Sporting voltam a entoar cânticos contra o presidente leonino Frederico Varandas.
90'+03' A equipa do Sporting pressiona nos últimos minutos... vai haver um livre para ser batido por Bruno Fernandes.
90'+04' Jovane Cabral vai bater o pontapé livre depois de Bruno Fernandes ter deixado a bola para o jovem avançado leonino. A bola passa sobre a trave e o árbitro Rui Costa dá o jogo por terminado.
01LM3043
01LM3061
01LM3091
LG Fim

Vitória do Sporting com um golo de Borja naquele que poderá ter sido o último jogo de Bruno Fernandes com a camisola dos "leões". A turma de Alvalade recupera o terceiro lugar na I Liga, ultrapassando o Famalicão que já perdeu nesta jornada na recepção ao Santa Clara.

Segunda vitória do Sporting em 2020 numa altura em que a tranquilidade está ainda assim bem distante do reino do leão!

Do lado do Marítimo, o técnico José Gomes não conseguiu incutir um grande espírito combativo numjogo com uma fraca assistências nas bancadas a terminar com uma vitória ainda assim justa por parte do Sporting, senão pela melhor prestação dos pupilos de Jorge Silas, certamente porque o Marítimo nunca conseguiu justificar melhor resultado por ausência de melhor prestação.


reportagem: Jorge Reis e 
Diogo Reis
fotos: Luís Moreira

Pin It