O Sporting consentiu este domingo uma pesada derrota em Barcelos, no terreno do Gil Vicente, por 3-1, num jogo em que os comandados de Jorge Silas estiveram a anos-luz distantes daquilo que conseguiram na última quinta-feira frente ao PSV em jogo para a Liga Europa, quando os “leões” venceram por 4-0. Comparativamente com a equipa apresentada na Liga Europa, Silas apenas trocou Bolasie por Jesé Rodriguez, perante um Gil Vicente que, vindo de duas vitórias para o campeonato, queria o terceiro triunfo suportado pelos adeptos gilistas.

Logo ao minuto 02' a equipa do Sporting reclama uma alegada grande penalidade sobre Jesé mas o árbitro Hugo Miguel, depois de consultar o VAR, mandou seguir sem nada assinalar. Curiosamente, este lance não teve continuidade para uma equipa leonina que mostrava dificuldades em chegar até junto da baliza do Gil Vicente. Ao invés, a formação de Barcelos às ordens de Vítor Oliveira rapidamente assentou o jogo e, como resultado disso mesmo, chegou naturalmente ao primeiro golo, ao minuto 18, num lance construído por Sandro Lima que, pelo corredor esquerdo, levou a bola até perto do golo, oferecendo uma assistência em bandeja de prata ao búlgaro Kraev que só teve que encostar para o primeiro jogo.

A perder, o Sporting ainda procurou reagir, e chegaria mesmo ao golo da igualdade sobre o intervalo, já depois de algumas perdidas para ambos os lados. Já sobre o tempo de compensação do primeiro tempo, e depois de Jesé falhar um golo cantado após passe de Bruno Fernandes, eis que aparece Wendell a rematar para o golo do empate na resposta a uma bola bombeada também aqui por Bruno Fernandes para a entrada da área do Gil Vicente. O empate sobre o intervalo poderia permitir ao Sporting levantar a cabeça e acreditar, mas acabaria por ser o Gil Vicente a acreditar e a fazer mais golos neste jogo.

191201 GilVicente Sporting 03

Ao minuto 53', uma falta porventura escusada de Acuña sobre Baraye resulta numa grande penalidade que Hugo Miguel não hesitou em assinalar e que Sandro Lima transformou para o segundo golo do Gil Vicente, e a partir daquele momento a equipa do Sporting simplesmente desapareceu do relvado de Barcelos, permitindo para a turma gilista o total controlo dos acontecimentos.

Sobre o final do jogo, uma falta de Doumbia sobre Lourency levou o VAR a dar indicação a Hugo Miguel para que fosse ver as imagens pois haveria lugar à marcação de uma possível grande penalidade. A partir daqui, o árbitro meteu completamente os pés pelas mãos já que não assinalou a grande penalidade, por ter sido descoberto um fora-de-jogo anterior na jogada, mas ainda assim mostrou o segundo amarelo a Doumbia e o consequente vermelho, o que deixaria o Sporting a jogar apenas com 10 elementos nos últimos minutos. O problema é que os jogadores leoninos rapidamente protestaram, alegando que o fora-de-jogo, para além de invalidar a possível grnade penalidade, retiraria o cartão amarelo a Doumbia, e aqui o árbitro Hugo Miguel equivocou-se e errou, isto porque foi à boca do túnel chamar de novo Doumbia ao jogo retirando-lhe o segundo amarelo, esquecendo-se que as questões disciplinares não poderão ser revogadas.

191201 GilVicente Sporting 05

O Sporting continuou com 11 jogadores sobre o relvado, mas ainda assim o Gil Vicente viria mesmo a marcar o terceiro golo para o fecho do resultado em 3-1, assinado por Naidji, ele que entrara ao minuto 73 para o lugar de Sandro Lima, porventura um dos melhores elementos em campo da turma gilista. Numa arrancada desde a linha do meio-campo, Naidji foi por ali fora e, sem oposição, rematou já dentro da área leonina para o golo sem possibilidades de defesa para Maximiano que também não foi de todo apoiado.

A turma do Gil Vicente somou assim um justo triunfo que a faz subir ao sétimo lugar da classificação da I Liga, com 16 pontos, a quatro dos 20 pontos que o Sporting manteve depois desta deslocação a Barcelos, ficando os “leões” a quatro pontos do Famalicão no terceiro posto, e já a 13 pontos do líder da I Liga, o sempre eterno rival Benfica.

texto: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter

Pin It