SPORTING

2'

Vietto, 74'
Vietto, 80'

0'

 

BELENENSES

 

Vitória merecida do Sporting sobre o Belenenses, por 2-0, com golos de Vietto aos 74' e aos 80', num jogo nem sempre bem disputado, com o Belenenses a ser superior no primeiro tempo, e o Sporting a equilibrar os acontecimentos na segunda metade da partida, acabando por assinar um derradeiro quarto-de-hora de maior determinação, aparecendo Vietto como finalizador eficaz numa equipa em que vinha faltando essa mesma eficácia até então.

O Belenenses, que até começou por dominar territorialmente instalando-se no meio-campo do Sporting no primeiro tempo do jogo, não conseguiu fazer prevalecer esse domínio, vindo a sofrer a derrota neste jogo da 11ª jornada da Liga NOS.

0' Tudo a postos para mais um jogo do Sporting em Alvalade a contar para o campeonato da I Liga, desta feita um “dérbi” de Lisboa a colocar frente a frente Sporting e Belenenses.
0' O árbitro deste jogo é Manuel Oliveira, apoiado por Pedro Ribeiro e Tiago Motam com Luís Ferreira como VAR. 
0' Já são conhecidas os “onzes” para o jogo deste final de tarde no Estádio José de Alvalade.
0'Sporting

SPORTING - Renan; Ilori, Coates e Neto; Rosier, Eduardo, Rodrigo Fernandes, Bruno Fernandes e Borja; Vietto e Bolasie.

0'Belenenses SAD 01 BELENENSES SAD - André Moreira; Tiago Esgaio, Nuno Coelho, Tomás Ribeiro e Nilton; Show, André Sousa e Benny; Silvestre Varela, Robinho e Licá.
0'

Refira-se que, uma vez mais, na curva sul das bancadas do Estádio de Alvalade continua a sentir-se a “ausência” da imagem normalmente permitida pelas claques Juventude Leonina e Directivo XXI, sendo que os membros de ambas as claques ocupam os seus lugares mas sem faixas, sem adereços, como estando ali a título “individual”.

Quem marca presença são as claques Torcida Verde e Brigada Ultras Sporting, nas extremidades da bancada do topo sul de Alvalade.

01LM4363
01LM4483
01LM4693
0' A claque Torcida Verde assinala este domingo o seu 35º aniversário.
0'

Nota para a aposta de Silas num esquema táctico para a equipa do Sporting com três centrais, com Rodrigo Fernandes a aparecer a titular por troca com Doumbia.

0'

Do lado do Belenenses, Tiago Esgaio surge como defesa lateral para o corredor direito, com Robinho no ataque para o flanco canhoto com Silvestre Varela e Licá a completarem a linha ofensiva da turma azul.

1' Começa o jogo no Estádio de Alvalade.
01LM4556
01LM4559
01LM4613
6' Lance de perigo construído pelo Belenenses com Licá a obrigar Renan Ribeiro a desviar a bola para a linha de fundo.
LG 15Min O Belenenses está instalado no meio-campo do Sporting.
21'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para o jovem Rodrigo Fernandes.
LG 30Min À passagem da meia-hora os adeptos que estão na zona das claques Juventude Leonina e Directivo XXI começam a entoar cânticos contra o presidente do Sporting Frederico Varandas mas a partir da bancada central sai um coro de assobios que rapidamente abafa aqueles cânticos, ficando claro que há entre os adeptos leoninos quem não esteja interessado em manter o ambiente de “crítica” contra Varandas. 
33'LG Substitui

Sai Luís Neto para a entrada de Rafael Camacho.

Silas está a ver o Belenenses a ocupar o meio-campo do Sporting e procura colocar mais força ofensiva na sua equipa, porventura obrigando o Belenenses a ficar com mais elementos no seu sector defensivo e não sair de forma tão numerosa para o ataque.

01LM4636
01LM4645
01LM4656
40'Arbitro Amarelo01 Cartão para o jogador do Belenenses Tomás Ribeiro.
44'Arbitro Amarelo01 Cartolina amarela exibida ao sportinguista Coates.
45'

O árbitro Manuel Oliveira dá mais dois minutos (02') de tempo extra neste primeiro tempo.

45'+02'

Final do primeiro tempo sem golos em Alvalade, com o público a “presentear” a turma sportinguista com um coro de assobios perante a fraca exibição dos primeiros 45 minutos.

LG Intervalo

Tempo de intervalo em Alvalade depois de 45 minutos de um jogo em que o Sporting foi de algum modo manietado pelo Belenenses, tendo a equipa azul tido mais controlo do jogo e mais iniciativa, face a um Sporting que insiste em jogar sem chama, optando os seus jogadores quase sempre por jogarem para trás, procurando depois construir quando o adversário está já organizado, acabando por não conseguir resultados práticos com isso como é afinal comprensível.

01LM466701LM473501LM4825
46'

Começa o segundo tempo no Estádio de Alvalade com Sporting e Belenenses empatados sem golos.

46'LG Substitui Alteração ao intervalo na equipa do Sporting... sai o jovem Rodrigo Fernandes, que Silas fizera estrear a titular neste jogo, dando o seu lugar a Doumbia.
LG 60Min Jogo sem nexo de ambas as equipas para um futebol sem qualidade nem espectáculo de nenhuma das equipas.
61'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Tiago Illori... a dupla de centrais do Sporting está neste momento “amarelada”.
62'Arbitro Amarelo01 Cartão para Licá na equipa do Belenenses.
63'Arbitro Amarelo01 Mais um cartão, agora para Robinho na equipa azul... 
01LM4981
01LM4906
01LM4950
64'LG Substitui Sai Benny na equipa do Belenenses para a entrada de Matias
65' Fica a ideia que o Sporting consegue agora ter mais posse de bola, o jogo desenrola-se agora em todo o terreno, perto de uma e outra baliza, mas sem qualquer objectividade nem lances dignos de destaque.
67'LG Substitui Nova mexida na equipa do Sporting com Silas a fazer entrar Luiz Phellype para o lugar de Eduardo.
01LM4967
01LM4970
01LM4853
 69'Arbitro Amarelo01 Mais um cartão amarelo, agora para Renan Ribeiro na equipa do Sporting.
70'LG Substitui Sai na equipa do Belenenses Robinho, jogador que já tinha um cartão amarelo, entrando para o seu lugar Kikas.
 74'LG Golo003 GOOOLOOO... é do SPORTING... marca VIETTO
01LM5126
01LM5136
01LM5143
LG 75Min Lance iniciado a partir do guarda-redes Renan Ribeiro que colocou a bola no corredor direito da sua equipa, com Luiz Phellype a fazer um primeiro remate contra Tomás Ribeiro, sobrando a bola para Vietto que teve tempo para armar o pontapé em força enviando a bola para o fundo da baliza à guarda de André Moreira.
 77' Estão em Alvalade 27.102 espectadores.
80'LG Golo001 GOOOLOOO... é o segundo para o SPORTING... volta a marcar Luciano VIETTO
01LM5363
01LM5281
01LM5189
 81'

Bom lance de Bolasie a cruzar a bola pela ar, colocando o esférico fora do alcance do guarda-redes André Moreira que ainda se esticou para tocar na bola sem êxito, permitindo que Vietto surgisse de rompante com novo remate para golo aumentando assim a vantagem do Sporting.

Refira-se que o golo de Vietto ainda esteve em análise pelo VAR, acabando por ser dado como válido já que o argentino foi considerado “em jogo”... por apenas cinco (05) centímetros!!!

84' Esteve à vista o terceiro golo de Vietto... valeu ao Belenenses Tiago Esgaio a impedir o que seria o 3-0 favorável à equipa de Alvalade.
89'LG Substitui Sai na equipa do Belenenses Licá para a entrada de Casierra.
90'Arbitro Grafismos01 O árbitro dá mais quatro minutos.
90'+03' Nova oportunidade para Vietto fazer o “hat-trick”, agora com Tomás Ribeiro a negar a oportunidade de golo ao jogador do Sporting.
01LM5473
01LM5489
01LM5575
LG Fim

FINAL do jogo em Alvalade com o Sporting a vencer o Belenenses com dois golos de Luciano Vietto, nomeado como “homem do jogo”.

Vitória importante para o Sporting que pode assim ganhar alguma tranquilidade para o período de paragem da I Liga que se aproxima em face dos jogos da Selecção Nacional referentes à fase de apuramento para o Europeu de 2020.

Depois de um jogo quase disputado sem garra nem chama na verdade por nenhuma das duas equipas, acabou por ser o Sporting a fazer prevalecer o querer dos seus jogadores que acordaram para um triunfo afinal merecido pelo que cumpriram na fase final da partida, com dois golos de belo afeito de Vietto.

Sem se poder dizer que foi um bom jogo de futebol, porque não foi de facto, o Sporting acaba por merecer o triunfo e as claques dos "leões", que por esta altura têm já por costume assobiar a Direcção de Frederico Varandas no Sporting, saem pacíficas das bancadas de Alvalade sem mais manifestações que não os aplausos aos seus jogadores.


reportagem: Jorge Reis e Diogo Reis
fotos: Luís Moreira

Pin It