Um golo apontado pelo jovem luso-caboverdiano Jovane Cabral, aos 88 minutos, foi o necessário mas também o suficiente para que o Sporting garantisse a vitória este sábado frente ao Feirense, em Alvalade, no quarto jogo das duas equipas na presente Liga NOS, competição que as duas equipas lideravam, a par com o Benfica e o Sporting de Braga, e que depois deste jogo ficou apenas com dois líderes, à espero do desfecho do jogo do Benfica agendado para amanhã, domingo, no terreno do Nacional da Madeira.

Quanto ao jogo do Sporting, assistido por 38.688 espectadores a partir das bancadas de Alvalade, o Sporting até jogou melhor, teve mais posse de bola e conseguiu dominar o adversário que, ainda assim, foi quem teve as oportunidades mais flagrantes de golo, duas, ambas por Edinho, o avançado do Feirense que chegou a rematar a partir do interior da pequena área da baliza leonina acabando ainda assim por enviar a bola por alto sem acertar nas redes à guarda de Salin.

Do lado do Sporting, sem que eficácia tenha sido um termo muito usado pelos pupilos de José Peseiro, a verdade é que os leões foram dominando num jogo que teve um ponto de viragem, ao minuto 66, quando José Peseiro determinou a entrada de Jovane Cabral por troca com o lateral-esquerdo Jefferson. Acuna recuou no terreno para defesa-lateral, Raphinha passou para o flanco esquerdo, e Jovane ocupou a posição de extremo direito, agitando por completo o jogo do Sporting. Com a bola, Jovane tinha velocidade, capacidade de criar espaços e com isso mexer com o jogo, perante um Feirense que já não tinha entretanto a mesma frescura física e tinha dificuldade em conter o Sporting longe da baliza de Caio Secco.

Ao minuto 88, quando muitos dos adeptos do Sporting temiam já que o empate não se desfizesse, eis que Jovane Cabral apareceu na pequena área a finalizar um lance iniciado pelo lado direito do ataque leonino, um golo que partiu de uma assistência de Ristovski concluído por Jovane naquele que foi o seu primeiro golo com a camisola verde e branca do Sporting. O jogo, que ainda teria mais cinco minutos de compensação, viria a terminar sem mais golos, acabando o Sporting por garantir o mais importante que foram os três pontos e a liderança do campeonato, com 10 pontos em quatro jornadas, com José Peseiro a conseguir para a sua equipa um excelente início de temporada, se considerarmos que a turma de Alvalade consentiu até agora apenas um empate e logo no terreno do rival Benfica, o que pode ser entendido com um resultado positivo.

O campeonato da I Liga irá agora parar por duas semanas, para que possam ser realizados os compromissos da Selecção Nacional, regressando o Sporting à competição depois disso, na quinta jornada, na visita ao terreno do Sporting de Braga, outra das equipas que se encontra actualmente na liderança da I Liga com os mesmos 10 pontos que os leões somam neste momento. Já o Feirense, que perdeu o comboio da liderança do campeonato, jogará em casa na próxima jornada com o Nacional da Madeira.

texto: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter

 

Pin It