FC PORTO

 4
Evanilson 32'
Eustáquio 34'
Pepê 63'
Galeno 90'+06'

 

1
Pepe (a.g.) 55'

 

 

 

Sp. BRAGA


O FC Porto venceu esta sexta-feira por um claro 4-1 o Sporting de Braga num verdadeiro jogo de “grandes” em que estava em causa muito mais do que a simples classificação do campeonato da I Liga. Com este triunfo, o conjunto portista deixou claro que ainda é candidato ao título, mesmo contando à partida para esta oitava jornada com cinco pontos de atraso para o Benfica, até agora líder invicto da I Liga. Já o Sporting de Braga, que tinha nas sete jornadas anteriores somado seis vitórias consecutivas, depois de um primeiro empate frente ao Sporting, naquele que foi o único jogo em que havia perdido pontos, mostrou agora alguma incapacidade de resposta neste jogo apontado como determinante, sendo caso para dizer que se o FC Porto ainda é candidato ao título, já o Braga ainda terá que fazer muito mais para o ser.

Certo é que neste jogo o FC Porto venceu com total mérito perante o Sporting de Braga, com um homem a destacar-se como o melhor elemento em campo, mesmo sem qualquer golo apontado. Taremi, jogador que tem andado nas bocas do mundo em tudo o que tem a ver com o FC Porto, seja pelas acusações de alegados lances simulados em busca de grandes penalidades, seja também pela forma corajosa como tem contestado a política do regime iraniano depois da morte de Masha Amini, a mulher que morreu às mãos das autoridades iranianas pelo simples facto de não estar a usar o lenço islâmico de forma correcta — Taremi foi um dos jogadores da selecção do Irão que colocou um fundo negro na sua imagem de rosto das redes sociais —, foi desta feita o melhor jogador em campo, com uma actuação determinante para o resultado final favorável ao FC Porto.

Mesmo sem marcar qualquer golo, a verdade é que Taremi abriu caminhos, assistiu para dois golos dos seus companheiros e revelou-se a principal grande dor de cabeça para a estratégia bracarense neste jogo em que o triunfo acabou por ser totalmente merecido para os azuis e brancos. Curiosamente, a SportTV, que transmitiu o jogo, acabou desta feita por apontar como melhor elemento em campo o brasileiro Pepê, retirando a possibilidade de Taremi voltar a estar na ribalta e poder ser de novo interpelado por jornalistas no final deste jogo. Pepê esteve muito bem no jogo, assinou mesmo um dos golos — depois de uma assistência de Taremi —, mas daí a ter sido o melhor elemento em campo, face ao que fez Taremi, vai uma grande distância.

Sérgio Conceição, que para este jogo voltou a contar com Pepe na defesa e com Otávio no banco de suplentes, jogador que entrou no segundo tempo, conseguiu retirar da sua equipa o melhor resultado e justificar o triunfo e a conquista destes importantes três pontos. O FC Porto, para além de manter a distância para o líder Benfica, impediu que o Sporting de Braga se destacasse também à sua frente no campeonato, ficando agora os dois conjuntos, portista e bracarense, com os mesmos 19 pontos, face aos 21 que o Benfica tem à partida para esta jornada.

texto: Jorge Reis

0' A jogar em casa no Estádio do Dragão, o FC Porto, que no presente campeonato já deixou fugir cinco pontos, pretende conquistar a vitória neste jogo e impedir que Benfica e também o Sporting de Braga se destaquem na sua frente.
1 Fd8L3kCWIAI8L7e
0' Do lado do Sporting de Braga, que se apresenta no relvado do Estádio do Dragão como a formação com o ataque mais concretizador após sete jornadas cumpridas, uma vitória poderá resultar no consolidar do segundo lugar no campeonato deixando mais para trás o FC Porto.
0'
Arbitro Grafismos01 O árbitro para este jogo é Artur Soares Dias, auxiliado por Rui Licínio e Paulo Soares. David Silva é o quarto árbitro enquanto Hugo Miguel irá ser o VAR a partir da Cidade do Futebol.
FCPorto0'

FC PORTO - Diogo Costa, Rodrigo Conceição, Pepe, Carmo e Wendell; Bruno Costa, Eustáquio e Uribe; Pepê, Evanilson e Taremi.

0'

Sérgio Conceição tem no banco Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Veron, Zaidu, Galeno, Grujic, Danny Loader, Otávio e Toni Martínez. 

0' Na equipa bracarense, Artur Jorge aposta em jogadores como Niakité, Al Musrati e Vitinha, ficando como opções Paulo Oliveira, Racic e Abel Ruiz
SpBraga0' Sp. BRAGA - Matheus, Fabinho, Tormena, Niakaté e Sequeira; Iuri, Al Musrati, André Horta e Ricardo Horta; Banza e Vitinha.
0' No banco de suplentes, Artur Jorge conta com Tiago Sá, Victor Gomez, Rodrigo Gomes, Abel Ruiz, Alvaro Djaló, Paulo Oliveira, Diego Lainez, Racic e Castro..
2 Fd8L3kBXEAEUMKT
1' Já se joga no Estádio do Dragão
LG 15Min O FC Porto domina o encontro e tem estado sempre mais perto da baliza de Matheus ainda que o “nulo” se mantenha decorridos que estão os primeiros quinze minutos do encontro.
 18' Evanilson acusou algumas dores depois de um choque com um adversário mas continua em jogo.
Arbitro Amarelo0124'  Cartão amarelo na formação bracarense para Iuri Medeiros.
Arbitro Amarelo0125' Mais um cartão amarelo, agora para Franclim Carvalho, adjunto de Artur Jorge, por protestos.
Arbitro Amarelo0129' O árbitro Artur Soares Dias dá mostras de querer segurar o jogo e mostra mais um cartão amarelo, desta feita para o portista David Carmo.
LG 30Min O FC Porto entrou de uma forma claramente positiva, controlando o jogo e impedindo o Sporting de Braga de fazer o seu jogo. Diogo Costa ainda não teve que se aplicar durante a primeira meia-hora do jogo.
LG Golo00232' GOLO... é do FC PORTO... EVANILSON
33' Bom trabalho dentro da grande área por parte de Taremi que acaba por deixar a bola em Eustáquio e este, de cabeça levantada, vê Evanilson sem marcação e endereça-lhe a bola, com o brasileiro a marcar golo com o peito.
Fd8KHPEakAA12Ll
Fd75cHAXEBQj76H
LG Golo00234' NOVO GOLO... o segundo em dois minutos para o FC PORTO... EUSTÁQUIO
 35' Novamente Taremi em evidência com um passe inteligente para Pepê que assiste o internacional do Canadá para o segundo golo do FC Porto.
 
Fd7pWHeWQAgteB5
Arbitro Amarelo0138' Cartão amarelo para Fabiano (Sp. Braga)
Arbitro Amarelo0141' Cartão amarelo para Nuno Sequeira (Sp. Braga)
Remate44' Iuri Medeiros esteve à beira de marcar mas erra o alvo e envia a bola junto do poste mais distante quando Diogo Costa já tinha errado e nem sequer estava entre os postes. Esteve à vista o golo do Sporting de Braga.
Arbitro Grafismos0145' O árbitro dá mais um minuto de compensação.
Remate45'+01' Grande oportunidade de Bruno Costa com um remate forte a obrigar a excelente estirada de Matheus para uma defesa muito apertada mas também muito eficaz.
LG Intervalo45'+01'

Final da primeira parte com o jogo a ir para intervalo com o FC Porto em vantagem por 2-0. O Sporting de Braga só na fase final do segundo tempo passou a conseguir chegar até junto da baliza de Diogo Costa, e a verdade é que poderia ter chegado ao golo, nomeadamente no lance protagonizado por Iuri Medeiros, mas também é um facto que o FC Porto teve uma oportunidade clara para chegar ao terceiro golo.

Fica assim a promessa de um segundo tempo pleno de emoção em que o FC Porto irá querer fechar o jogo com um terceiro golo, mas com o Sporting de Braga certamente a pretender reabrir a contenda com um golo que permita acreditar num resultado positivo para as cores bracarenses.

LG Substitui--

O Sporting de Braga mexe na sua equipa com três mudanças de uma só vez para o arranque do segundo tempo.

Saem Iuri Medeiros, Banza e Fabiano e são chamados à equipa Racic, Abel Ruíz e Victor Gomez.

46' Já se joga no Estádio do Dragão (FC Porto, 1 - Sp. Braga, 0)
LG Poste53' Grande oportunidade para o Sporting de Braga com Ricardo Horta a apostar na meia distância e a acertar em cheio no poste esquerdo da baliza de Diogo Costa. Que grande remate do capitão bracarense!
LG Golo00355' AUTO GOLO... Fatura o Sp. BRAGA... PEPE coloca a bola na sua própria baliza.
56' Victor Gomez cruza rasteiro para a entrada de Abel Ruíz e Pepe, na tentativa de interceptar o cruzamento, acaba por trair Diogo Costa e coiloca a bola no fundo das redes.
 
LG 60Min Apesar do golo conseguido pelo Sporting de Braga, continua a ser o FC Porto a ter mais bola e a conseguir jogar mais perto da baliza contrária.
LG Golo00263' GOLO... é o terceiro do FC PORTO... PEPÊ
64' Lance determinante de Taremi que, depois de um túnel a Niakité, faz uma assistência magistral para o golo de Pepê.
 
Fd75dA7XkAA1zTs
LG Substitui66' Sai Bruno Costa na equipa do FC Porto para a entrada de Otávio que assim regressa ao activo depois de ter estado fora da equipa portista por lesão.
LG Substitui68' Mundança na equipa do Sporting de Braga... sai Tormena e entra Djaló.
Arbitro Amarelo0174' Cartão amarelo para Diogo Costa por perder tempo com a reposição da bola em jogo.
LG 75Min  Mais mudanças na equipa do FC Porto com as saídas de Evanilson e Rodrigo Conceição para as entradas de Grjic e Galeno.
Arbitro Amarelo0180' Novo cartão amarelo, agora para um elemento da equipa técnica de Sérgio Conceição.
LG Poste83' Mais uma bola ao poste, agora na baliza do Sporting de Braga com Grujic a cabecear a ameaçar novo golo para o FC Porto que não acontece por muito pouco.
Arbitro Vermelho0184' Cartão vermelho para o guarda-redes do Sporting de Braga Matheus por falta fora da grande área sobre Taremi. Curiosamente, fica a ideia de que Taremi força a queda mas perante a decisão de Artur Soares Dias em expulsar o guarda-redes do Braga, a verdade é que este não esboça qualquer tipo de protesto.
LG Substitui85' O jogo está parado e o FC Porto opera mudanças na sua equipa... saem Wendell e Eustáqui e entram Zaidu e Veron.
LG Substitui86' Mudança também na equipa do Sporting de Braga para voltar a ter  um guarda-redes em campo... entra por isso Tiago Sá, o giarda-redes suplente do onjunto bracarense, e sai André Horta.
Fd8ADevXEA8RYSZ
Arbitro Grafismos0190' Artur Soares Dias dá mais sete minutos (07') para serem jogados.
90'+03' Zaidu esteve à beira do quarto golo mas Tiago Sá mostra serviço e nega o golo ao recém-entrado jogador do FC Porto.
 90'+04' Falhanço incrível de David Carmo que não consegue marcar contra a sua antiga equipa depois de uma assistência de Zaidu.
LG Golo00190'+06' GOLO... é o quarto golo do FC PORTO... marca Galeno.
90'+07' Galeno marca o quarto golo dos azuis e brancos mas o jogador não festeja o tento obtido contra a sua antiga equipa.
LG Fim90'+08'

Final do jogo no Estádio do Dragão com um triunfo claro do FC Porto perante o Sporting de Braga. O campeão poderá assim tirar o melhor partido deste triunfo e reencontrar-se com as melhores exibições, mas do lado do Sporting de Braga não poderá dar demasiada importância a este resultado até porque não deixa a equipa às ordens do técnico Artur Jorge de estar a concretizar uma boa campanha que conta com um total de oito vitórias consecutivas se contabilizarmos os jogos do campeonato e da Liga Europa.

O FC Porto terá agora pela frente um compromisso referente à terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, com um embate com os alemães do Bayer Leverkusen no Estádio do Dragão, enquanto que o Sporting de Braga irá jogar na próxima quinta-feira no relvado da Pedreira frente aos belgas do Saint-Gilloise.

Pin It