FC PORTO

 

2
Pepe, 41'
Otávio, 90'+09'

 

3
Rodrigo Pinho, 24'
Rodrigo Pinho
, 24'
Nanu, 90'+04'   

MARÍTIMO

Foi com uma exibição sofrida mas competente, apostando claramente na defesa, nomeadamente no segundo tempo, mas sem nunca esquecer a capacidade de chegar com velocidade à grande área contrária que o Marítimo garantiu este sábado um importante triunfo sobre o campeão nacional FC Porto por 2-3, a primeira vitória de sempre da turma madeirense em jogos para o campeonato em casa dos portistas em que Rodrigo Pinho, com dois golos, foi peça importante na construção do triunfo, mas em que o guarda-redes Amir foi o pilar da formação visitante.

Com uma eficácia tremenda, o Marítimo consegue praticamente os três golos nas três oportunidades em que teve para marcar frente a um FC Porto que construiu diversas oportunidades de golo claro, dispôs mesmo de uma grande penalidade que Alex Telles não conseguiu concretizar, e que deixa assim pelo caminho três pontos na corrida a um campeonato que ainda agora começou mas que vai parar duas semanas para as competições da Selecção Nacional.

O FC Porto perdeu por culpa própria num jogo em que o Marítimo foi eficaz e sem dúvida competente a defender mas também a marcar nas oportunidades que teve. Quanto à forma como o jogo decorreu, foi assim que o mesmo foi visto pelo LusoGolo...

texto: Jorge Reis

0' O FC Porto soma por vitórias os dois jogos já realizados neste campeonato da I Liga, dividindo a liderança da I Liga com Benfica e Santa Clara, tendo os açorianos empatado o jogo que realizaram já na tarde deste sábado.
0'FCPorto

FC PORTO - Diogo Costa; Manafá, Mbemba, Pepe e Alex Telles; Otávio, Danilo e Sérgio Oliveira; Tecatito, Marega e Luis Díaz.

0'

Sérgio Conceição tem no banco Cláudio Ramos, Diogo Leite, Zaidu, Matheus Uribe, Romário Baró, Fábio Vieira, João Mário, Zé Luís e Taremi.

0'Maritimo MARÍTIMO - Amir, Cláudio Winck, Lucas Áfrico, Zainadine e Marcelo Hermes; René Santos, Jean Irmer, Nanu e Correa; Getterson e Rodrigo Pinho.
0' No banco do conjunto de Linz, às ordens de Lito Vidigal estão como suplentes Charles, Edgar Costa, Kerkez, Jean Cléber, Milson, Bambock, Kibe, Pelágio e Joel.
1' Já se joga no Estádio do Dragão
7' Alex Telles e Danilo chocam entre si e recebem assistência mas vão continuar ambos em campo na equipa do FC Porto.
12'VAR Futebol Golo apontado por Hermes na equipa do Marítimo mas o VAR anula o lance e mantém-se a igualdade no marcador. O VAR viu uma posição irregular assinalada por nove (09) centímetros.
LG 15Min

O FC Porto até entrou bem no jogo, Luís Diaz chegou mesmo a estar perto do golo, mas depois o Marítimo equilibrou os acontecimentos, marcou um golo anulado pelo VAR por nove centímetros e logo depois houve protestos do banco maritimista por alegada grande penalidade que a equipa de arbitragem não assinalou.

Em termos gerais, será caso para dizer que o jogo por esta altura segue equilibrado com o FC Porto porventura com mais bola mas o Marítimo a responder com querer e objectividade.

18' Bom apontamento de Mbemba a impedir que Hermes encontrasse Rodrigo Pinho melhor colocado junto à zona de baliza do Marítimo.
24'LG Golo003 GOLO... é o primeiro e é para o MARÍTIMO... marcou RODRIGO PINHO
25' Bom lance de Rodrigo Pinho que, com um só adversário pela frente, Mbemba, soube rodar sobre o defesa portista e rematar para a baliza perante um pouco apoiado Diogo Costa.
 
LG 30Min

O Marítimo está na frente do jogo em termos de resultado e está a justificar essa vantagem, ainda que o FC Porto esteja a procurar reagir.

Curiosamente, a jogar com três defesas centrais, o Marítimo tem estado a impor alguma dificuldade suplementar às movimentações ofensivas do FC Porto o que poderá justificar de alguma forma este resultado para já positivo para as cores da equipa insular.

 38' O FC Porto está bem na construção a meio-campo mas depois não consegue encontrar os melhores corredores para levar a bola até à baliza de Amir. Vale ao Marítimo um correcto posicionamento defensivo.
41'LG Golo002 GOLO... é o empate para o FC PORTO... marca PEPE com um cabeceamento potente e certeiro na resposta a um pontapé de canto. Tinha que ser de um lance de bola parada.
42'

Foi Alex Telles quem cruzou a partir do pontapé de canto desferido a partir do lado esquerdo do ataque do FC Porto. Quanto a Pepe, com 37 anos e sete meses de idade, passa a ser o jogador mais velho a marcar pela turma azul e branca.

 
45' O árbitro dá mais três minutos de compensação neste jogo.
45'+02'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Rodrigo Pinho por carga sobre Alex Telles. 
45'+03' Hermes apareceu isolado pelo corredor esquerdo do ataque e, ao invés de cruzar para Rodrigo Pinho, que aparecia isolado no flanco oposto, tentou rematar de primeira mas atirou à rede lateral da baliza de Diogo Costa.
LG Intervalo

Tempo de intervalo no Estádio do Dragão com as duas equipas empatadas (1-1), um resultado que se justifica pelo equilíbrio entre ambas. O FC Porto entrou bem no jogo, o Marítimo surpreendeu e chegou de forma justa ao golo quando estava a fazer por isso, mas o Marítimo correu atrás do prejuízo e acabou chegar à igualdade, permitindo que o jogo fosse para intervalo com o equilíbrio no placard.

Certo é que o FC Porto terá que fazer mais e porventura melhor, talvez impondo mais velocidade e trocas de bolas eficazes ao meio-campo para posterior transição ofensiva se quiser surpreender um Marítimo que se apresenta capaz no Dragão e em que Hermes e Rodrigo Pinho, este que já marcou no jogo de hoje, são elementos que têm capacidade para voltarem a surpreender Diogo Costa entre os postes da turma portista.

46' Já se joga o segundo tempo do jogo entre FC Porto e Marítimo no Estádio do Dragão.
50'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Mbemba por braço no rosto de Correa que já se escapava em posição capaz de criar perigo para Diogo Costa.
51'LG Golo002 GOLO... é do MARÍTIMO... o 'bis' para RODRIGO PINHO que já no jogo anterior tinha marcado dois golos. Volta a estar o Marítimo em vantagem.
52' A partir de um pontapé livre a bola ficou na barreira e Jefferson, na recarga, atirou a bola à trave da baliza do Marítimo, permitindo o ressalto para o “miolo” da grande-área onde apareceu Rodrigo Pinho no sítio certo à hora certa a cavecear sem hipótese de defesa para Diogo Costa.
 
54' O FC Porto tenta responder sobre a baliza de Amir mas a bola perde-se pela linha de fundo. Os dragões têm que correr atrás do prejuízo.
55'LG Substitui Sai na equipa do FC Porto Luís Diaz para a entrada de Taremi.
57' Oportunidade de Nanu que consegue aparecer isolado e acaba por se deslubrar e rematar fora do enquadramento da baliza do FC Porto.
LG 60Min

Apostando claramente na eficácia defensiva mas também na procura das melhores oportunidades de visar a baliza contrária, o Marítimo está justamente na frente do marcador no jogo deste final de tarde no Estádio do Dragão perante um FC Porto que começa a acusar algum nervosismo por ver que pouco ou nada lhe corre bem.

A equipa às ordens de Sérgio Conceição está a construir bem, procura a finalização, mas tem pela frente um adversário que fecha os caminhos para a baliza de Amir e impede a melhor conclusão dos lances ofensivos.

O FC Porto está claramente com mais posse de bola neste jogo mas isso por si só não chega.

62'LG Substitui Sai Correa na equipa do Marítimo para a entrada de Edgar Costa que vai jogar no lado direito do ataque do conjunto forasteiro.
65' Sente-se alguma preocupação junto da equipa técnica do FC Porto num jogo perante um adversário que empatou no último jogo realizado neste mesmo Estádio do Dragão. Curiosamente, o Marítimo nunca ganhou em casa do FC Porto.
67' O avançado Rodrigo Pinho está caído no relvado depois de um choque com Danilo.
69'LG Substitui Sai Rodrigo Pinho lesionado e entra Kibe.
71' INCRÍVEL... René tira a bola EM CIMA da linha de golo depois de um desvio de Taremi que só não deu golo porque a bola foi tirada NO LIMITE pelo jogador do Marítimo. Esteve à vista o golo do empate para a equipa do FC Porto.
72' Cartão amarelo para Kibe.
73' René está caído no relvado mas o árbitro nada assinala com o jogo a prosseguir.
74' Lance confuso na grande-área do Marítimo com o jogo a decorrer apesar de René estar no relvado. O jogo só pára quando a bola sai pela linha de fundo.
LG 75Min

A equipa do FC Porto está “acampada” no meio-campo defensivo do Marítimo que está a ser coeso e eficaz na forma como impede a finalização dos homens de Sérgio Conceição.

Fica ainda assim a nota de que o conjunto maritimista é bafejada por alguma sorte num jogo em que o árbitro não esteve particularmente bem ao deixar estar tanto tempo René deitado no relvado à espera de assistência quando o jogador acabou mesmo por ter que sair das quatro linhas de maca deixando o seu lugar a outro companheiro de equipa. O árbitro não é médico.

76' Sai René e entra Milson.
77' Edgar Costa faz um corte para a linha de fundo e deixa toda a equipa do FC Porto a reclamar por uma grande penalidade que não existiu de facto. O jogador do Marítimo toca primeiro na bola.
80' Saem Mbemba e Sérgio Oliveira para as entradas de Fábio Vieira e Zé Luís... o FC Porto aposta tudo no ataque numa altura em que precisa do golo para chegar ao empate.
81'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Pepe por carga sobre Milson.
82' Grande defesa de Amir perante um remate colocado de Marega que, diga-se, teve tempo para fazer melhor. O Marítimo continua a segurar a vantagem num jogo que agora só dá FC Porto.
85' Enorme defesa de Amir a um remate de Otávio. Voltava a ser o FC Porto a estar perto do golo.
86'LG Substitui Entra João Mário para a saída de Manafá.
87' Assinalada grande penalidade na área de baliza do Marítimo...
88'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Edgar Costa... entretanto o VAR confirma a grande penalidade favorável ao FC Porto.
88' Remata Alex Telles... DEFESA BRUTAL de Amir!!! Que voo do guarda-redes iraniano!!!
 
89'Arbitro Vermelho01 Cartão vermelho para Lito Vidigal, o técnico do Marítimo que já tinha visto um primeiro amarelo e que interroga o quarto árbitro se não pode falar com os seus jogadores.
 90'Arbitro Grafismos01

O árbitro Rui Costa dá mais 10 minutos de compensação o que, naturalmente, provoca muitos protestos por parte da equipa do Marítimo.

Refira-se que os 10 minutos são dados de compensação pelo mesmo árbitro que não quis parar o jogo para permitir assistência a René, na equipa do Marítimo, que depois até teve que sair do jogo lesionado.

90'+02' A equipa do Marítimo posiciona-se agora toda atrás da linha da bola.
90'+04'LG Golo002  GOLO... remate bomba de NANU... terceiro golo para o MARÍTIMO
 90'+05' Em lance de contra ataque, Nanu avançou para a baliza e, sem oposição, rematou forte e colocado para um grande golo na sequência, diga-se, de uma grande defesa de Amir.
 
90'+06' O Marítimo tem tudo para garantir esta noite a conquista dos três pontos perante um FC Porto que está balanceado para o ataque e que acaba por ser surpreendido num rápido contra-ataque. A perder por 1-3 não é de crer que a turma maritimosta perca esta oportunidade de vencer.
90'+07'  O FC Porto pressiona, empurra, mas o Marítimo, mesmo a jogar com todos os seus elementos na sua área de baliza, está a conseguir segurar a vantagem agora clara de dois golos.
 90'+08' O técnico maritimista Lito Vidigal está à beira de conseguir a segunda vitória em casa do FC Porto, ele que já venceu no Dragão então ao serviço do Arouca.
90'+09'LG Golo001 GOLO... é do FC PORTO... remate forte de OTÁVIO a fazer o segundo para os dragões.
 
 
90'+10' No golo de Otávio, valeu ao FC Porto um desvio em Zainadine que traiu Amir. Faltam segundos para terminar o jogo.
90'+11' Pontapé de bicicleta de Zé Luís mas a bola saiu à figura de Amir que segura porventura a vitória neste lance final.
LG Fim

Está conseguida a vitória do FC Porto arrancada a ferros no Estádio do Dragão perante um Marítimo que esteve bem no seu posicionamento defensivo perante uma equipa azul e branca que encontrou pela frente um guarda-redes que foi parede de betão à frente das suas redes.

Uma bola tirada sobre a linha de golo por René, uma defesa brutal de Amir a negar o golo a Alex Telles na tentativa de cobrança de uma grande penalidade, e mais uma mão cheia defesas e lances travados, permitiram ao Marítimo a primeira vitória da turma madeirense em jogos para o campeonato em casa do FC Porto.

O conjunto às ordens de Sérgio Conceição termina o jogo completamente balanceado para o ataque, instalado em cima da grande-área maritimista, sofreu um terceiro golo num lance de contra-ataque que veio a ditar o desfecho da partida e não conseguiu recuperar daquilo que “deu de avanço” ao adversário.

 
Pin It