FC PORTO

3
S.Oliveira, 10'
Alex Telles, 38'
Rúben Dias (a.g.), 43'


2

Vinícius, 17'
Vinícius, 50'


BENFICA

Com uma entrada em campo determinada e a dominar, o FC Porto venceu este sábado o seu rival Benfica, por 3-2, reduzindo a distância para os “encarnados” na liderança do campeonato da I Liga para quatro pontos.

O Benfica ainda equilibrou os acontecimentos no segundo tempo, reduziu a diferença no marcador com um segundo golo de Vinícius, mas o resultado final de 3-2, favorável aos “dragões”, acabou por ser merecido para a equipa da casa perante um Benfica que não teve a seu favor a sorte do jogo, e que terminou o jogo com Chiquinho a lateral direito depois da lesão de André Almeida.

O FC Porto acabou por justificar o triunfo, num jogo em que a actuação de Artur Soares Dias, o árbitro do jogo, poderá ser criticada nos próximos dias por ter “desculpado” um cartão vermelho a Taarabt por duas vezes...

ao minuto por... Jorge Reis

0'

Para aquele que é apontado como o “Jogo do Título” no presente campeonato da I Liga, entre FC Porto e SL Benfica, no qual os “encarnados” jogam com o conforto de terem sete pontos de avanço antes mesmo do apito inicial do árbitro Artur Soares Dias, o LusoGolo, canal de Desporto do portal LusoNotícias convida-o a ficar desse lado e acompanhar connosco, e ao minuto, o desenrolar deste clássico que pode mesmo, senão decidir, pelos menos dar um enorme contributo para o desfecho final de mais uma época do futebol português.

0' As duas equipas chegaram ao Estádio do Dragão cerca de hora e meia antes do início do jogo, marcado para as 20h30, tendo sido a equipa do SL Benfica a primeira a chegar ao recinto portista, sendo desde já conhecidos os “onzes” dos dois conjuntos escolhidos respectivamente por Sérgio Conceição (FC Porto) e Bruno Lage (SL Benfica)...
0'FCPorto

FC PORTO - Marchesín; Corona, Pepe, Marcano e Alex Telles; Uribe, Sérgio Oliveira, Otávio e Luis Díaz; Marega e Soares.

0'Benfica01 BENFICA - Odysseas Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Pizzi Taarabt, Weigl e Chiquinho; Rafa e Vinícius.
0'

Este jogo será dirigido pelo árbitro Artur Soares Dias, com Rui Licínio e Paulo Soares como assistentes, Tiago Martins será o VAR a partir da Cidade do Futebol, auxiliado por André Campos. O quarto árbitro é Manuel Mota.

0'

Como destaques na forma como os dois técnicos escalaram as suas equipas, notas na equipa do FC Porto para a ausência de Danilo, capitão do FC Porto que nem sequer está no banco e ainda a titularidade de Pepe ao lado de Marcano...

Na equipa do Benfica o destaque vai para a opção por Rafa e Chiquinho, ficando Cervi no banco para poder entrar como opção de Bruno Lage assim o entender.

0'

Termina por esta altura em Braga o jogo entre o Sporting de Braga e o Gil Vicente, jogo que fecha com um empate (2-2) depois do conjunto bracarense ter estado a vencer por 2-0.

O Sporting de Braga viu-se reduzido a 10 unidades por expulsão de Bruno Viana, ainda no primeiro tempo, acabando o Gil Vicente por conseguir arrancar um empate fruto de dois golos apontados por Vítor Carvalho. Já Bruno Viana será ausência na equipa bracarense no próximo fim-de-semana quando esta se deslocar a Lisboa para visitar o terreno do Benfica.

0'

Vejamos quais os suplentes para o jogo entre FC Porto e Benfica...

FC Porto - Diogo Costa, Mbemba, Manafá, Zé Luís, Nakajima, Loum e Vítor Ferreira.

SL Benfica - Zlobin, Cervi, Seferovic, Dyego Sousa, Samaris, Florentino, Tomás Tavares.

0'

Recorde-se que a tarde deste sábado ficou já marcada por um resultado surpreendente como foi a vitória fora de casa conseguida pelo Vitória de Guimarães na visita ao terreno do Famalicão, clube que deu conta de apostar claramente na Taça de Portugal, pelo menos a julgar pela forma como mudou meia equipa para o jogo desta tarde, poupando os seus principais elementos.

A turma do Famalicão irá receber já na próxima terça-feira o Benfica para a partida da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, isto depois do conjunto “encarnado” ter vencido o Famalicão na passada terça-feira, dia 4, no Estádio da Luz por 3-2...

0'

A equipa do Benfica recolhe aos balneários debaixo de um coro de assobios depois do treino de aquecimentos dos jogadores às ordens de Bruno Lage.

0'

Antes mesmo do arranque deste jogo, nota para dois bonecos que foram pendurados num viaduto junto ao Estádio do Dragão alusivos ao árbitro, que neste jogo é Artur Soares Dias, e ao Benfica...

Assim vai o ambiente em redor do futebol português!

FCP SLB BonecosPendurados
0'  Está tudo a postos no Estádio do Dragão para o arranque deste clássico entre FC Porto e SL Benfica...
1'  Começa o Clássico no Estádio do Dragão... fique desse lado!
4' Taarabt está no solo depois de um choque com Marega... Samaris e Florentino começam a aquecer 
5' Taarabt saiu das quatro linhas para ser assistido mas já está em campo.
6' Oportunidade flagrante de Pepe com um cabeceamento a levar a bola a passar junto ao poste direito da baliza do Benfica. Nota para o excelente cruzamento de Uribe.
8' Confirma-se aquilo que se esperava... o FC Porto entrou no jogo a todo o gás procurando condicionar a partida logo no primeiro quarto-de-hora...
10' LG Golo002 GOOOLOOO... é do FC PORTO... marca SÉRGIO OLIVEIRA
11' Remate de triciclo depois de um excelente trabalho de Otávio a cruzar do corredor direito.
13' Pontapé livre para a equipa do Benfica depois de uma carga sobre Taarabt.
LG 15Min O FC Porto entrou muito forte no jogo e assumiu o domínio dos acontecimentos com o golo de Sérgio Oliveira ao minuto 10'
17'LG Golo001 GOOOLOOO... responde o BENFICA... marca VINICIUS!!!
18' Chiquinho remata de longe, Marchesine defende e Vinícius aparece a fazer a recarga para o golo. O VAR confirmou o golo pela correcta posição de Carlos Vinícius!
21' Aquece Mbemba na equipa do FC Porto.
24' O golo de Vinícius foi validado por cinco centímetros de acordo com a decisão do VAR Tiago Martins.
26' Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Taarabt
27' Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Otávio
28' Taarabt e Otávio envolveram-se numa discussão entre ambos, encostaram cabeça com cabeça, e Artur Soares Dias resolve a situação com um cartão para cada um dos jogadores.
LG 30Min

Artur Soares Dias teve já que advertir Bruno Lage porque estava constantemente a sair da área técnica do bando do Benfica.

O jogo apresenta-se agora particularmente equilibrado. 

 31'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Weigl depois de uma falta cometida à entrada da grande-área do Benfica.
 32' Falta de Alex Telles sobre André Almeida... fica o jogador dos “encarnados” no relvado.
34' Artur Soares Dias não mostra o segundo amarelo a Taarabt depois de um corte de bola com o braço.
 35' Artur Soares assinala Grande Penalidade por indicação do VAR depois de um corte da bola por Ferro. 
36'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Ferro. O FC Porto pode chegar ao segundo golo...
37' Cartão amarelo para Soares do FC Porto
38'LG Golo002 GOOOLOOO... marca de grande penalidade o FC PORTO... por ALEX TELLES
39' O FC Porto volta a adiantar-se no marcador depois de uma decisão do VAR que não merece reparos quanto à respectiva legitimidade.
41' O FC Porto assume de novo o comando do jogo perante uma equipa do Benfica que procura manter uma pressão alta.
42'LG Golo002 GOOOLOOO... é do FC PORTO... auto-golo de Rúben Dias.
43' O FC Porto confirma o melhor primeiro tempo com um lance em que Rúbem Dias, ao tntar cortar o que seria o golo de um jogador do FC Porto depois de um cruzamento do lado direito por Marega.
43'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Pizzi depois de uma carga sobre Otávio.
45' Artur Soares Dias prepara-se para mandar as duas equipas para os balneários depois de um primeiro tempo particularmente intenso.
LG Intervalo

Final do primeiro tempo com o FC Porto em vantagem no marcador. A equipa da casa entrou melhor no jogo e, em termos gerais, esteve melhor ao longo de um jogo em que fica como registo um lance em que Artur Soares Dias não assinala uma possível grande penalidade que seria favorável ao FC Porto e que teria como resultado a expulsão de Taarabt, ao minutio 34'. isto porque o jogador do Benfica veria naquele lance o segundo catão amarelo e deixaria a equipa encarnada a jogar com apenas 10 elementos.

Resta agora saber como irá responder no segundo tempo a equipa do Benfica na qual alguns elementos, como Pizzi, Chiquinho e Rafa, simplesmente não apareceram no jogo ao longo dos primeiros 45 minutos.

46' Voltam os mesmos “onzes” para o segundo tempo deste clássico... recomeça o jogo no relvado no Estádio do Dragão...
49' Primeiros cinco minutos deste segundo tempo a serem marcados pelo mesmo domínio dos acontecimentos 49r parte dos jogadores do FC Porto.
50'LG Golo001 GOOOLOOO... BENFICA... marca VINÍCIUS!!!
51' Passe de Rúben Dias à procura de Rafa e este a servir Carlos Vinícius para fazer o segundo golo do Benfica.
53' Falhanço de Pepe no que poderia ser novo golo do FC Porto. O árbitro assistente assinalou um fora de jogo a Pepe mas a verdade é que o central do FC Porto estava em jogo e falha de forma clamorosa.
55' Bruno Lage chama Rafa e Taarabt e, com o bloco de notas na mão, dá indicações aos seus elementos mais criativos.
56' Estão no Estádio do Dragão 49.227 espectadores de acordo com a indicação dos serviços do FC Porto.
LG 60Min  O Benfica marcou, reduziu a desvantagem e equilibrou o jogo mesmo sem mudar nenhuma das peças sobre o relvado. O jogo está agora menos vivo do que esteve nos primeiros 45 minutos. 
 62' Mais uma falta de Taarabt sobre Sérgio Oliveira e Artur Soares Dias volta a deixar o cartão amarelo no bolso apesar das muitas reclamações dos jogadores do FC Porto e do público.
64' Cartão amarelo para Vlachodimos depois do guarda-redes ter dado uma palmada nas mãos de um apanha-bolas quando este demorou a repor a bola em campo.
65'LG Substitui

Mundança na equipa do Benfica... sai Taarabt por troca com Seferovic.

Bruno Lage é o primeiro a mexer na sua equipa e de algum modo “impede” uma possível expulsão do marroquino que por duas vezes já podia ter visto o segundo cartão amarelo.

69'LG Substitui Vai entrar Mbemba por troca com Pepe que sai por lesão na equipa do FC Porto. A braçadeira de capitão passa para Marcano.
71'  Grande defesa de Vlachodimos a remate de Luis Diaz.
73' Remate de Chiquinho para o que poderia ser o terceiro golo do Benfica mas a bola passa ao lado do poste direito da baliza de Marchesine.
LG 75Min  Os treinadores das duas equipas vão mexer de novo nos respectivos conjuntos numa altura em que o Benfica conseguiu reequilibrar os acontecimentos. 
76'LG Substitui  Entra na equipa do Benfica Samaris por troca com Weigl que também já tem um amarelo e poderia ter visto o segundo.
79'LG Substitui Vai entrar no jogo na equipa do FC Porto Manafá por troca com Moussa Marega.
84'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Sérgio Oliveira do FC Porto.
85'LG Substitui André Almeida não recuperou de um choque sofrido há pouco com um jogador do FC Porto e vai dar o seu lugar a Dyego Souza. Curiosamente ainda esteve pronto para entrar Tomás Tavares...
86'  Sai na equipa do FC Porto Otávio e entra Vítor Ferreira... isto numa altura em que o Benfica joga com três defesas, Samaris, Rúben Dias e Ferro, e joga na frente com três avançados... Seferovic, Dyego Souza e Rafa... 
86' Afinal é Chiquinho quem fecha o corredor direito.
87'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Marchesine por demorar a repor a bola em jogo.
90'Arbitro Grafismos01 O árbitro Artur Soares Dias dá seis (06) minutos de compensação.
90'+07' 

Final do jogo no Dragão... vitória do FC Porto permite que a diferença entre as duas equipas passe a apenas sete pontos. Um fim do jogo emocionante com Bruno Lage a ver o cartão amarelo por ter entrado no relvado para manter Grimaldo em campo e, depois de um jogo electrizante, o FC Porto reacende um pouco a luta pelo título, isto apesar de estarem os “encarnados” agora com quatro pontos de vantagem no campeonato da I Liga.

No último lance, um pontapé de canto favorável ao Benfica, a turma de Bruno Lage não conseguiu fazer o golo, num jogo em que terminou, a equipa benfiquista, a jogar com três avançados.

LG Fim

O FC Porto vence o clássico, reduz a distância para quatro pontos relativamente ao Benfica, e tira partido do melhor primeiro tempo conseguido pelos homens de Sérgio Conceição face a um conjunto benfiquista que só no segundo tempo garantiu equilíbrio.

A vitória acaba por ser justificada por uma melhor produção da equipa do FC Porto que acumula três merecidos pontos na primeira derrota do Benfica no presente campeonato.

Pin It