JPT3909Concluída a quinta jornada da I Liga, o Benfica chegou já ao comando isolado da classificação, beneficiando da vitória frente ao Moreirense (3-1), mas também dos desaires alheios , nomeadamente do Rio Ave, Vitória de Guimarães e FC Porto, clubes que não acumularam os três pontos das vitórias este fim-de-semana nos jogos que disputaram, uma situação que apenas o Benfica, dos quatro lideres à partida para esta jornada, conseguiu concretizar.

Quando questionado sobre a importância desta liderança, no final do jogo frente ao Moreirense, e antes mesmo de conhecer o desfecho do jogo do FC Porto, o técnico dos "encarnados", Jorge Jesus, hesitou em responder, afirmando que quando se fala nisso as coisas têm tendência a alterar-se, acabando por exorcisar esses fantasmas em plena sala de imprensa do Estádio da Luz. Aparentemente, as superstições de Jesus não terão razão de ser, até porque, pouco depois, o FC Porto viria a perder pontos em casa, no "dérbi" da cidade do Porto, o que ditaria mesmo a liderança isolada dos "encarnados" na frente da I Liga.

Logo no arranque desta quinta ronda, o Vitória de Guimarães foi surpreendido em casa com um empate na recepção ao Paços de Ferreira (1-1). Depois, já este domingo, o Rio Ave, também a jogar em casa, protagonizou nova surpresa ao ser derrotado pelo Arouca (1-2), fechando a jornada com nova surpresa, o já referido empate do FC Porto, no Estádio do Dragão, frente ao Boavista, num jogo que esteve para não se realizar devido ao dilúvio que se abateu na região do Porto.

À beira de uma sexta jornada que será certamente marcada pelo embate entre Sporting e FC Porto, um "clássico" agendado para o Estádio de Alvalade, e com o Benfica a ter uma complicada visita ao terreno do Estoril-Praia, fica claro que há ainda muito campeonato pela frente, pelo que esta liderança do Benfica com dois pontos de vantagem sobre Vitória de Guimarães e FC Porto poderá não querer dizer muito. Ainda assim, como diz a sabedoria popular, candeia que vai à frente ilumina duas vezes e Jorge Jesus já aprendeu em temporadas anteriores que tem que aproveitar todas as vantagens, por pequenas que sejam, relativamente aos adversários directos.

 JPT3869

O Rio Ave, que à partida para esta jornada  estava na frente do campeonato, caiu agora para a quarta posição, em igualdade pontual com o Belenenses, equipa que tem vindo a cumprir um arranque de campeonato bem diferente do que fez na temporada anterior, apostando numa prestação mais proveitosa. Para já, os homens do Restelo, com 10 pontos, fecham o lote dos clubes presentes em posições "europeias", mas imediatamente a seguir, com 9 pontos, Sporting e Marítimo recusam descolar do pelotão da frente, sabendo-se que da parte dos "leões" de Alvalade o embate com os "dragões" da Invicta assume uma importância crucial para ambas as equipas, que não irão querer que as "águias" aumentem a distância na frente.

No fundo da tabela classificativa, Penafiel, com três pontos conquistados nesta quinta jornada depois de quatro derrotas nas rondas anteriores, Académica com apenas dois pontos, uma situação que poderá mudar ainda neste ronda já que terá que receber o Estoril esta segunda-feira, no último jogo da jornada, e ainda o Gil Vicente, com apenas um ponto, ocupam assim os três derradeiros lugares da classificação, os lugares indesejados e a que todos irão querer fugir. Contudo, se a vantagem na frente do campeonato nada diz em relação ao triunfo final, a presença nos últimos lugares também nada significa, ainda que ninguém goste de andar por ali.

Uma nota final desta jornada para a estreia do guarda-redes internacional brasileiro Júlio César ao serviço do Benfica, na condição de títular, num jogo em que sofreu um golo mas sem culpas no cartório. No final do jogo, o aceno para a bancada, provavelmente para a sua esposa, Susana Werner, foi feito com a alegria de quem conseguiu um triunfo no jogo de estreia, e certamente o desejo que a situação se repita nos desafios vindouros.

texto: Jorge Reis
fotos: João Trindade/LusoGolo

 JPT3876

Pin It