A vitória em Portimão por 1-0, igual desfecho em Chaves por 3-1 e o triunfo no Estoril, aqui por 3-0, foram os desfechos dos jogos de Sporting, FC Porto e Vizela referentes ao calendário da 23ª jornada do campeonato da I Liga. Num fim de semana futebolístico que tinha começado ainda na sexta-feira com um empate sem golos entre Boavista e Arouca e com a vitória do Benfica por 2-0 frente ao Famalicão, a classificação não teve qualquer alteração nas posições relativas das equipas da frente da tabela, com os encarnados a manterem a distância de oito pontos para os dragões e dez pontos para os guerreiros do Minho, aqui à condição já que o conjunto bracarense joga apenas este domingo à noite, em casa, onde irá receber o Rio Ave.

Relativamente à vitória do Vizela, esta acabou por permitir uma história de algum modo “tranquila”, com os golos do conjunto vizelense a serem concretizados aos 15', 41' e 83', respectivamente por Osmajic, pelo estorilista Joãozinho na própria baliza e por Tomás Silva aos 83', num jogo em que o Vizela foi claramente superior perante um conjunto do Estoril Praia em que se estreava Ricardo Soares como técnico dos canarinhos e que não começou por isso da melhor forma a sua carreira ao serviço do Estoril Praia. Já o Vizela, que na jornada anterior havia perdido por 2-0 na recepção ao Benfica, conseguiu agora somar mais três pontos e com isso subir à nona posição da tabela com 29 pontos. Já a turma estorilista continua nos últimos lugares da tabela da I Liga, mais concretamente no 15º lugar com 22 pontos, seis pontos acima da chamada “linha de água” onde se encontra o Marítimo com 16 pontos, na primeira posição que implica a possível descida à II Liga.

230304 PSC SCP 03

230304 PSC SCP 02

Ainda neste sábado, o Sporting deslocou-se até Portimão onde defrontou e venceu o Portimonense por 1-0, um golo de Paulinho que, no primeiro lance em que interviu, ao minbuto 77', depois de saltar do banco de suplentes aos 74' para substituir Manuel Ugarte. Num jogo em que o Sporting tinha já desperdiçado uma grande penalidade — Pedro Gonçalves falhou a cobrança de um castigo máximo aos 42' minutos quando rematou completamente desnquadrado com a baliza —, e visto por mais de uma vez a bola ser devolvida pelos ferros da baliza de Nakamura em remates do mesmo Pedro Gonçalves. Aliás, o guarda-redes japonês do Portimonense foi mesmo um dos melhores elementos em campo com algumas defesas de grande dificuldade impedindo que o Sporting se adiantasse no marcador. O golo de Paulinho acabou por permitir o triunfo do Sporting, um resultado que se aceita já que foram os leões quem mais fez para conseguir conquistar os três pontos em disputa.

O calendário desta 23ª jornada relativamente aos jogos deste sábado terminou com o embate entre Desportivo de Chaves e FC Porto, um jogo com uma arbitragem desastrosa de Manuel Oliveira, ele que foi mal auxiliado pelo VAR Rui Oliveira num jogo marcado por amostragens indevidas de cartões amarelos e vermelhos e faltas marcadas ao contrário. Exemplo disso foi o que aconteceu ao minuto 57', quando Jô viu o cartão amarelo num lance em que foi o jogador flaviense a ser vítima de um pisão do portista Grujic. Pior do que isso acabou por acontecer mais tarde ao Chaves quando, ao minuto 74', e depois de mais uma enorme confusão “armada” pelo árbitro ao identificar mal o jogador do Chaves que iria ver novo cartão amarelo, o VAR chamou a atenção do árbitro para desfazer a confusão acabando Jô por ver o segundo amarelo e o consequente vermelho, ele que vira de forma errada o primeiro amarelo no já referido lance ao minuto 57'.

230304 GDC FCP 02

230304 GDC FCP 05

Cartões e más arbitragens à parte, fica para a história deste jogo entre Desportivo de Chaves e FC Porto a marcha do marcador, com o FC Porto a chegar aos golos aos 15' e 43'. respectivamente por Namaso e Otávio, tendo o Desportivo de Chaves reduzido a desvantagem no marcador por Steven Vitória, ao minuto 53', na transformação de uma grande penalidade, depois de uma carga de Zaidu sobre João Mendes. Com o marcador a dar conta de uma diferença mínima, com o FC Porto a vencer por 2-1, o Desportivo de Chaves ficou reduzido a nove unidades, primeiro com a expulsão de Jô já referida ao minuto 74', por acumulação de amarelos, e depois, ao minuto 87' e também por acumulação de amarelos, a expulsão de João Mendes. E foi a jogar com apenas nove elementos que o Desportivo de Chaves consentiu um terceiro golo, apontado para o FC Porto ao minuto 90'+06' por Toni Martinez.

Para amanhã, domingo, o destaque no calendário dos jogos ainda em falta desta 23ª jornada vai para a recepção do Sporting de Braga ao Rio Ave, com o conjunto bracarense a entrar em campo com a pretensão de somar mais três pontos e prosseguir na corrida por um lugar de acesso à Liga dos Campeões. Jogarão ainda amanhã Gil Vicente e Marítimo, e ainda Santa Clara e Vitória de Guimarães.

LusoGolo
Pin It