silves nightO Governo socialista liderado por António Costa vai criar um novo fundo de investimento para o sector turismo .

A novidade foi comunicada por Ana Godinho, nova secretária de Estado do Turismo durante uma conferência da Associação da Hotelaria de Portugal.

“Estamos a construir um novo fundo de investimento dedicado ao turismo, reconhecendo a especificidade dos problemas que as empresas desta área enfrentam”, revelou.

Relativamente ao pacote de financiamento, Ana Godinho avançou que pode ser lançado até ao fim de Fevereiro através de protocolos bancários: “Estamos a afiná-lo em função das necessidades concretas das empresas turísticas”.

Godinho adiantou ainda que “é preciso ouvir as associações e negociar com os bancos”.

“Vamos dar novo gás ao programa de captação de rotas aéreas e alargar esse programa aos cruzeiros que chegam e partem de Portugal”, avançou a representante do Executivo.

O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal, Luís Veiga alertou para as dificuldades do sector: “Há umas largas dezenas de hotéis que estão parqueados em fundos de investimento e que têm tido bons resultados, mas há muito a fazer no que respeita à capitalização das empresas do sector.“

“Há uma alucinante oferta de apartamentos, que tem levado a uma distorção enorme dos números e provocado um certo clima de desconforto social”, afirmou, acrescentando que esta distorção leva a que “o turista não consiga, por vezes, salvaguardar os seus direitos, os residentes tenham de abandonar as zonas onde vivem e o Fisco não consiga fiscalizar toda a oferta existente e, portanto, obter a receita fiscal que devia”.

Pin It