BENFICA

1
Pizzi, 90'

1
Fábio Abreu, 67'

MOREIRENSE


Depois de, na última época, o Moreirense ter vencido o Benfica no Estádio da Luz, por um então surpreendente 1-3, a turma de Moreira de Cónegos visitou esta segunda-feira o relvado da Luz e voltou a tirar pontos aos “encarnados”, garantindo um empate (1-1) num jogo em que a equipa visitante chegou mesmo a estar a vencer e no qual o Benfica só conseguiu repor a igualdade com a transformação de uma grande penalidade em cima do minuto 90'. Os “encarnados” continuam assim em verdadeiro período de queda livre, tendo conseguido apenas uma vitória nos últimos sete jogos realizados, um triunfo por 1-0 no terreno do Gil Vicente, em contra ponto com três empates e três derrotas, isto tendo em conta todos os jogos realizados, não apenas para o campeonato da I Liga mas também para a Liga Europa.

Sobre este jogo, valeu assim ao Benfica a grande penalidade transformada por Pizzi em cima do minuto 90', sendo que para trás ficara já outro penalti falhado pelo mesmo Pizzi, num jogo em que o Benfica ganhou no capítulo da ineficácia e em que Bruno Lage foi o vencedor das vaias dos adeptos benfiquistas no final da partida, mas também durante o jogo quando determinou duas substituições mais polémicas, primeiro na troca de Rafa para a entrada de Cervi, ao minuto 70', e depois, quatro minutos depois, quando saiu Taarabt para a entrada de Jota, naquela que foi a alteração mais contestada (e assobiada) pelos adeptos do clube da Luz.

Certo é que o Benfica até jogou mais e melhor do que o Moreirense, mas a turma visitante, com a lição bem estudada, foi fechando da melhor forma os caminhos para a sua baliza, empurrando o Benfica para os corredores laterais e tirando partido, por via disso, de um jogo mais previsível por parte do conjunto benfiquista. Sem Rafa nem Taarabat, e depois de estar a perder por força do golo do Moreirense, apontado aos 67 minutos por Fábio Abreu, a equipa do Benfica, que antes já havia desperdiçado uma grande penalidade ao minuto 49, um castigo máximo apontado por braço na bola de Gabrielzinho e que Pizzi, na transformação, rematou a bola pela linha de fundo falhando a baliza.

01LM1476

01LM1490

01LM1519

Acabou por ser o mesmo Pizzi quem garantiu o empate, sobre o minuto 90, na transformação de uma segunda grande penalidade, por falta de Alex Soares sobre Cervi, Pizzi bateu o castigo máximo, Pasinato ainda defendeu, mas com a bola a saltar à frente do guarda-redes do Moreirense houve a possibilidade para Pizzi poder fazer a recarga para o golo do empate, minimizando o prejuízo mas não conseguindo evitar ainda assim a descida para o segundo lugar no campeonato da I Liga, agora atrás do FC Porto que esta segunda-feira venceu no terreno do Santa Clara por 2-0.

Num campeonato que promete ainda algumas cambalhotas, o Benfica, que já teve sete pontos de vantagem para o FC Porto, perde assim a liderança, ficando a um ponto dos “dragões” que em termos práticos são dois pontos, isto porque em caso de igualdade pontual a vantagem será atribuída à turma portista que venceu nos jogos directos realizados frente ao Benfica. Bruno Lage, que entretanto já começou a ver lenços brancos por parte dos adeptos do Estádio da Luz, terá agora um verdadeiro “caminho das pedras” para percorrer, assumindo os erros e as falhas dos seus jogadores e procurando inverter esta fase negra da temporada para o Benfica.

análise ao minuto por... Jorge Reis
fotografia... Luís Moreira Duarte

01LM1535

01LM1548

01LM1555

0' Tudo a postos no Estádio da Luz para mais um jogo da 23ª jornada da I Liga, aqui a colocar frente a frente Benfica e Moreirense, um jogo particularmente importante para os “encarnados” que jogam quando está a ser disputado mais uma partida desta ronda, concretamente o jogo que coloca em campo o Santa Clara dos Açores e o FC Porto, equipa que está a um ponto na corrida pelo título com o Benfica.
0'Benfica01

BENFICA - Vlachodimos; Tomás Tavares, Rúben, Ferro e Grimaldo; Pizzi, Weigl, Samaris e Rafa; Taarabt e Vinícius.

0'Logo Moreirense MOREIRENSE - Mateus Pasinato; João Aurélio, Iago, Rosic, Abdu Conté; Bilel, Fábio Pacheco, Filipe Soares, Alex Soares e Gabrielzinho; Fábio Abreu.
0'

O jogo disputado no Estádio da Luz é dirigido pelo árbitro Fábio Veríssimo, auxiliado por Nuno Pereira e Pedro Martins. Como VAR a partir da Cidade do Futebol está Vasco Santos, auxiliado por João Bessa Silva, sendo quarto árbitro nesta partida João Bento. 

0'

Vejamos quais os suplentes para o jogo entre Benfica e Moreirense...

Benfica - Svilar, Cervi, Chiquinho Dyego Sousa, Florentino, Nuno Tavares e Jota.

Moreirense - Trigueira, D'Alberto, Nenê, Mané, Steven Vitória, Pedro Nuno e Luís Machado.

0' Nota na equipa do Benfica para a titularidade do grego Samaris, a cumprir aquilo que o técnico Bruno Lage já revelara na antevisão desta partida.
0' Refira-se que este Moreirense venceu aqui no Estádio da Luz na última época por um surpreendente 3-1 que, ainda assim, não impediu a conquista do campeonato por parte dos “encarnados”. Desta feita, porém, desconhecendo-se em concreto as consequências do resultado deste jogo na tabela final da I Liga, sabe-se ainda assim que outro resultado que não a vitória por parte do Benfica deixará a turma de Bruno Lage fora da primeira posição da tabela.
1' Começa o jogo em Barcelos... fique desse lado!
01LM1636
01LM1653
01LM1681
01LM1697
01LM1711
5' Pouco público no Estádio da Luz num jogo que começa morno, ainda que seja a equipa da casa a abeirar-se mais da baliza contrária.
13' Fábio Abreu, para o Moreirense, perdeu aquela que foi, até agora, a melhor oportundiade de golo no jogo.
LG 15Min Jogo pouco móvel em termos ofensivos com as duas equipas a procurarem criar oportunidades de golo, mais o Benfica do que o Moreirense, ainda que a turma de Moreira de Cónegos tenha tido ateá agora a oportunidade mais flagrante.
24' Iago nega o golo a Carlos Vinícius depois deste ter contornado o guarda-redes Pasinato e ter desferido um remate de ângulo já particularmente difícil.
01LM1715
01LM1721
01LM1732
01LM1770
01LM1772
26' Oportunidade para o Moreirense com Fábio Abreu a ficar muito perto do que poderia ter sido o primeiro golo da turma de Moreira de Cónegos.
LG 30Min O Benfica joga mais, constrói mais, mas tem vindo a encontrar pela frente a turma do Moreirense, um adversário com a lição bem estudada, a tapar muito bem os caminhos para a baliza à guarda do seu guarda-redes Mateus Pasinato e a procurar uma ou outra transição mais rápida e, se possível, mais venenosa para o grego Vlachodimos.
31' Lance na grande-área do Moreirense com Rafa a pedir grande penalidade por suposta mão na bola de um defesa do Moreirense, reclamação que o árbitro Fábio Veríssimo não atende.
01LM1787
01LM1806
01LM1857
01LM1874
01LM1881
34' O Benfica volta a estar perto do golo, com Pizzi a receber um passe de Taarabt para um remate forte e colocado que obriga Pasinato a uma excelente defesa.
37' Perdida de Rúben Dias!... Rafa cruzou a contento a partir do corredor esquerdo do ataque do Benfica e, ao segundo poste, apareceu o defesa central benfiquista, de primeira, a rematar já dentro da grande-área dos cónegos, levando a bola a passar muito perto dos ferros da baliza à guarda de Pasinato.
40'LG Poste Bola no poste da baliza do Moreirense... foi Grimaldo quem rematou mas com pontaria a mais a acertar no ferro...
LG Intervalo

 Tempo de intervalo no Estádio da Luz com as duas equipas a regressarem aos balneários com o marcador a manter o “nulo” num jogo em que o Benfica não consegue soluções para chegar ao golo, e no qual o Moreirense, com uma defesa bem montada, vai levar a água ao seu moinho conseguindo manter o empate sem golos até esta altura.

46' Recomeça o jogo no Estádio da Luz com as duas equipas a manterem os “onzes” com que iniciaram a partida.
48' Grande penalidade favorável ao Benfica... Fábio Veríssimo assinala o castigo máximo mas vai agora esperar pela decisão do VAR.
49' FALHOU... PIZZI atirou ao lado da baliza de Pasinato!!! O segundo melhor marcador dos “encarnados” falhou o golo que colocaria o Benfica na frente do marcador!!!
01LM1899
01LM1913
01LM1921
01LM1927
01LM1970
51'Arbitro Grafismos01 Golo do Benfica... marca Rafa... mas o golo é anulado por toque da bola no braço de Pizzi... o mesmo jogador que há pouco falhou o pénalti, impede agora, ainda que inadvertidamente, o golo da equipa da casa... mantém-se o nulo no marcador!
01LM1993
55'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para João Aurélio que impediu a progressão de Rafa. O Benfica tem mais bola mas joga cada vez mais sobre brasas em face da dificuldade em chegar ao golo num jogo em que a vitória é imprescindível para os “encarnados”. 
57'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo agora para Samaris, no Benfica, ele que está a ser um dos elementos mais determinantes na formação às ordens de Bruno Lage.
01LM2025
01LM2047
01LM2048
01LM2061
LG 60Min O Benfica está a dominar este jogo, teve já oportunidades claras para chegar ao golo, nomeadamente a grande penalidade em que Pizzi rematou pela linha de fundo, mas a verdade é que o Moreirense vai aguentando o “nulo” e com isso os pupilos de Bruno Lage vão aumentando os níveis de ansiedade e falhando mais nas finalizações dos lances junto à baliza do Moreirense.
61'LG Substitui Sai na equipa do Benfica Weigl para a entrada de Dyego Sousa. O Benfica vai ganhar mais poder de fogo mas os “encarnados” terão que ter em conta o facto de Samaris já ter visto o cartão amarelo.
64'LG Substitui O Moreirense troca Gabrielzinho por Luís Machado com este a entrar para os últimos 26' minutos mais aqueles que o árbitro der de tempo suplementar nesta partida.
01LM2089
01LM2093
01LM2123
01LM2151
67'LG Golo002 GOOOLOOO... é do MOREIRENSE... marca FÁBIO ABREU
68' Lance construído no corredor esquerdo do ataque do Benfica com os homens do Moreirense a cruzar para a pequena área da baliza de Vlachodimos, assistência de Abdu Conté, aparecendo Fábio Abreu a ir ao chão para fazer a diferença para um golo bem construído. Está o Moreirense na frente do marcador!
01LM2202
01LM2231
01LM2245
01LM2280
01LM2298
70'LG Substitui Sai Rafa na equipa do Benfica para a entrada de Cervi, uma alteração no mínimo surpreendente de Bruno Lage já que Rafa é um dos elementos que a qualquer altura tem a capacidade de causar desequilíbrios na formação das águias.
74'LG Substitui Mais uma alteração na equipa do Benfica e uma enorme assobiadela para Bruno Lage já que determinou a entrada de Jota para o lugar de... Taarabt!
LG 75Min

O Moreirense defende com todos os jogadores atrás da linha da bola e vai mantendo a vantagem no Estádio da Luz frente a uma equipa do Benfica que dá conta de não ter soluções sequer para fazer o golo da possível igualdade e muito menos a vantagem desejada pelo adeptos benfiquistas.

Bruno Lage, com alterações que não parecem ajudar em nada à tranquilidade da equipa, deixam os adeptos à beira de um ataque de nervos e a própria equipa benfiquista com níveis de ansiedade insustentáveis.

01LM2314
01LM2327
01LM2377
01LM2381
01LM2384
78'LG Substitui Entra na equipa do Moreirense Pedro Nuno por troca com Bilel.
79' Estão no Estádio da Luz 40.861 espectadores.
81' OPORTUNIDADE FLAGRANTE para o Moreirense que Pedro Nuno não aproveitou... só tinha que desviar para o fundo das redes mas falhou o alvo.
87' Desde que Taarabt deixou as quatro linhas o Benfica não voltou a conseguir construir lances efectivos de perigo para as redes da baliza do Moreirense. A equipa visitante só defende mas fá-lo de forma eficaz.
01LM2413
01LM2431
01LM2451
 89' Grande penalidade para o Benfica depois de uma carga sobre Franco Cervi... Pizzi já está junto à marca do castigo máximo.
90'

Cartão amarelo para o guarda-redes Pasinato que tenta enervar Pizzi impedindo a marcação mais célere do castigo máximo. O Benfica joga nesta altura contra o resultado que lhe é desfavorável, mas também contra o tempo já que são cada vez menos os minutos disponíveis para chegar ao golo de um possível empate...

O árbitro Fábio Veríssimo dá mais oito minutos de compensação nesta partida.

90'+01'LG Golo001 GOOOLOOO... é do BENFICA... marca PIZZI... Pasinato ainda defende a grande penalidade mas Pizzi, na recarga, faz o golo que empata a partida.
90'+02' Pizzi, que neste jogo já falhou uma grande penalidade, voltou a rematar sem grande convicção, permitindo a defesa de Pasinato, valendo ao médio do Benfica o facto do guarda-redes do Moreirense ter sacudido a bola para a sua frente, acabando Pizzi por conseguir fazer a recarga para o golo empate para o Benfica.
01LM2457
01LM2467
01LM2472
01LM2503
01LM2513
90'+03'LG Substitui Sai Alex Soares para a entrada de Steven Vitória na equipa do Moreirense. Recorde-se que o árbitro deu oito minutos de compensação.
90'+04' Cabeceamento de Diego Sousa mas Pasinato, seguro, agarra a bola e anula qualquer perigo para a sua baliza. O Benfica tenta agora bombear jogo aéreo para a grande-área do Moreirense, fruto da ausência de quem pense o jogo depois de terem saído Rafa e Taarabt e ter ficado apenas Pizzi como médio a jogar pelo centro do terreno, fazendo-o sem ideias nem garra.
01LM2522
01LM2574
01LM2586
90'+06 Pontapé livre para Grimaldo mas a bola a sair por alto sobre a baliza do Moreirense.
90'+07' Novo remate agora de Pizzi para a baliza de Pasinato mas sem convicção nem resultados práticos.
LG Fim

Final do jogo no Estádio da Luz, o Benfica não consegue melhor que um empate na recepção ao Moreirense e perde a liderança do campeonato da I Liga. Bruno Lage, o técnico do Benfica, é o primeiro elemento a abandonar as quatro linhas aplaudindo os adeptos do Benfica que não o poupam nos assobios e nas vaias.

Lage deixa as quatro linhas debaixo de um coro de assobios enquanto os seus jogadores ainda estão no centro do relvado, acabando as duas equipas por deixar o terreno do jogo com Pizzi em lágrimas e os homens do Moreirense claramente satisfeitos pelo ponto bem conquistado.

01LM2654
01LM2655
01LM2669
01LM2686

 

Pin It