Utilizando o cântico dos adeptos do Sporting poderemos resumir o jogo entre Sporting e Famalicão, referente à terceira jornada da I Liga, de uma forma simples: o Paulinho mostrou os dentes... e o Famalicão caiu! Um só golo do avançado português dos leões, ao minuto 52', com um oportuno toque de cabeça em resposta a um passe de Coates, permitiu o triunfo para a turma leonina, uma vitória tangencial sobre o Famalicão que deu uma réplica interessante, mas a bem da verdade, em termos de oportunidades flagrantes de golo, não conseguiu criar grandes incómodos para o guarda-redes Adám. Já o Sporting, para além do lance que deu o golo, conseguiu enviar uma bola à trave da baliza de Luiz Júnior e andou muito mais perto de fazer o 2-0 do que o Famalicão de empatar a partida.

No arranque deste jogo, o destaque ia para a titularidade do norueguês Hujlmand na linha média da equipa do Sporting, ao lado de Morita com Pedro Gonçalves a poder aparecer nas costas dos dois avançados titulares, Paulinho e Gyokeres. Adám na baliza, Gonçalo Inácio, Coates e Diomande na condição de centrais e Esgaio e Nuno Santos nas alas, completaram o “onze” escalado por Ruben Amorim para o jogo da terceira jornada do campeonato da I Liga no qual os leões entravam em busca da terceira vitória consecutiva.

Já do lado do Famalicão, o técnico João Pedro Sousa chamou à titularidade o guarda-redes Luiz Júnior, os defesas Luiz Júnior, os defesas Martín, Otávio, Riccieli e Francisco Moura, ainda os médios Aranda, Youssouf, Gustavo Assunção e Gustavo Sá e, apontados para tarefas mais ofensivas, Jhonder Cadiz e Dobre.

Com estes “onzes”, foi o Sporting quem entrou melhor no jogo, de tal forma que durante o primeiro quarto de hora a bola não saiu do meio-campo do Famalicão, com o Sporting a ter posse de bola mas a encontrar pela frente um adversário a fechar bem os caminhos para a sua baliza.

Ao minuto 16' o Famalicão procurou sacudir a pressão, com um remate de de Gustavo Sá desferido de longe sem sair sequer enquadrado, e ao minuto 20' voltou a ser o Sporting a ameaçar as redes à guarda de Luíz Júnior, que defendeu para canto um remate de Paulinho que quase permitia a abertura do marcador. Contudo, apesar de ser o Sporting a ter mais posse de bola e mais oportunidades, não conseguiu a equipa leonina fazer reflectir essa superioridade no marcador de um jogo que caminhou para o intervalo com o nulo a prevalecer.

Coates assistiu e Paulinho marcou

Regressados ao jogo para o segundo tempo, que começou mais atrasado depois do Famalicão ter demorado um pouco mais a subir ao relvado, os dois conjuntos mantiveram o mesmo registo da partida, com o Sporting a atacar mais e o Famalicão a fechar os caminhos para a sua baliza no seu meio-campo defensivo. Ao minuto 49, e depois de um livre cometido sobre Hujlmand em zona fronta à baliza da turma visitante, Pedro Gonçalves encarregou-se de bater o livre direto e, de forma assertiva, enviou a bola à trave da baliza de Luíz Júnior, em jeito de aviso para o golo que estava para aparecer.

Três minutos depois, acabou assim por ser na sequência de mais um lance de ataque, protagonizado por Gyokeres pelo corredor direito, que o Sporting beneficiou de um pontapé livre em zona perigosa para a baliza do Famalicão, bem junto à linha lateral da grande-área.

Cobrado o livre, Coates cabeceou ao segundo poste para o meio da pequena-área e aí, saltando mais alto que todos os demais jogadores ali presentes, destacando-se no meio da confusão, apareceu Paulinho na alturas para cabecear a bola para o fundo da baliza de Luiz Junior, levando a alegria até às bancadas do Estádio de Alvalade, onde de imediato se cantou o cântico de homenagem ao número 20 do Sporting: “Se o Paulinho mostra os dentes, eles até caem!”

A vencer por 1-0, o Sporting ainda procurou manter o registo de uma equipa balanceada para o ataque quase em permanência, mas encontrou pela frente um adversário que finalmente acordou, subindo no terreno e procurando correr agora atrás do prejuízo. Para dar corpo a esta vontade da turma minhota, o seu treinador, João Pedro Sousa, fez três alterações na sua equipa, com as entradas de Topic, Liimatta e Afonso Rodrigues, para as saídas de Gustavo Sá, Gustavo Assunção e Otávio, refrescando o seu conjunto que passou a jogar mais perto da baliza contrária.

Do lado do Sporting, era facilmente perceptível o convite à equipa adversária para subir no terreno, procurando depois o Sporting, por essa altura, aproveitar os espaços nas costas dos defesas do Famalicão. Para isso, Rúben Amorim fez entrar Geny Catamo para o lugar de Nuno Santos, ao minuto 60, procurando explorar a velocidade do jovem jogador moçambicano, que uma vez mais entrou muito bem no jogo.

Famalicão só acordou quando já estava a perder

Era agora altura para o equilíbrio se revelar evidente entre as duas equipas. Adám defendeu um remate de Zaydou ao minuto 62', Luiz Júnior defendeu um livre direto agora de Gyokeres ao minuto 65', e logo depois entrava em campo Matheus Reis para a equipa leonina por troca com Ricardo Esgaio, com o Sporting a procurar com isso manter a formação famalicense mais encostada no seu meio-campo e ter velocidade para criar lances de ataque e chegar ao segundo golo.

Ao minuto 72' os jogadores do Sporting reclamaram de uma possível grande penalidade por mão na bola por parte de um jogador do Famalicão, o médio Zaydou ali em funções defensivas. O VAR terá ficado com dúvidas sobre o lance, o árbitro André Narciso foi ao monitor avaliar o lance ao mesmo tempo que Paulinho agarrava a bola e avançava para a marca da grande penalidade, convicto de que iria ser assinalado o castigo máximo, mas a verdade é que o árbitro considerou que a bola terá batido no peito do Zaydou e o jogo seguiu o seu curso normal.

João Pedro Sousa, o técnico da turma famalicense, acreditando nos seus homens, apostou então em refrescar o ataque, chamando ao jogo Rodriguez e Henrique Araújo, por troca com Aranda e Cádiz, e a verdade é que o Famalicão passou a aparecer mais perto da baliza de Adám, nomeadamente por intermédio de Henrique Araújo, o jovem avançado que o Benfica dispensou esta época para rodar no conjunto minhoto.

Do lado do Sporting o técnico Rúben Amorim respondeu com as chamadas ao jogo de Daniel Bragança e Trincão, para as saídas de Hujlmand e Paulinho, e à beira do fim, já nos minutos de desconto, a equipa da casa poderia ter marcado o segundo golo quando, ao minuto 90'+04', Pedro Gonçalves apareceu em posição frontal para um remate enquadrado, depois de um excelente trabalho de Geny Catamo pelo flanco direito onde levou a bola até à linha de fundo. Pote aparece a rematar de forma oportuna, mas Luiz Júnior defendeu a bola para a linha de fundo impedindo o que seria o 2-0.

Pouco depois o árbitro André Narciso apitou para o final da partida, concluída com a vitória do Sporting (1-0), fruto do golo de Paulinho, um triunfo tangencial mas merecido por parte da turma de Alvalade que prossegue assim na frente do campeonato após três jornadas, com três vitórias e nove pontos, tantos quantos os que possui o Vitória de Guimarães, e poderá somar o FC Porto se, amanhã, segunda-feira, conseguir ultrapassar com uma vitória a turma do Rio Ave.

Camisola CR7 estreia com três pontos

Num jogo em que o Sporting utilizou o equipamento alternativo criado para homenagear Cristiano Ronaldo, e que por várias vezes já esgotou nos pontos de venda de equipamentos para os adeptos leoninos, e perante mais de 40 mil adeptos — estiveram em Alvalade 40.287 espectadores e entre eles o selecionador nacional Roberto Martinez —, a turma sportinguista acabou por conseguir o seu principal objectivo que passava pela conquista dos três pontos, num jogo em que a vitória foi bem suada, por um lado por alguma ineficácia no último toque por parte do Sporting, mas também pela luta dada pelo Famalicão, em particular na fase final da partida quando o conjunto minhoto procurou tirar partido de algum nervosismo que foi aumentando entre os jogadores do Sporting conforme o jogo se foi aproximando do fim.

Depois de uma vitória sobre uma equipa do Minho, cabe agora à equipa às ordens de Rúben Amorim preparar uma deslocação exactamente ao Minho, que se adivinha bem complicada, isto porque terá na próxima jornada que jogar no terreno do Sporting de Braga. Já o Famalicão, depois desta derrota em Alvalade, avança para a preparação do jogo da quarta jornada que, no seu caso, acontecerá em casa com a recepção ao conjunto do Farense.

reportagem:
Jorge Reis
Diogo Faria Reis (fotos)
Pin It