Num jogo em que mais do que o resultado final estava em causa para as duas equipas a necessidade de se manterem acima da linha de água, sabendo que uma derrota poderia colocar qualquer um dos conjuntos no lugar que obriga à disputa do playoff pela manutenção na I Liga, Estrela da Amadora e Sporting de Braga acabaram por empatar a partida (2-2).

Disputado até ao último minuto, o jogo ficou marcado pelo azar do central Diogo Fonseca, ele que ao minuto 70' chocou com Yakubu acabando por fraturar o tornozelo, tendo que ser evacuado de ambulância desde o relvado do Estádio José Gomes, na Reboleira. Todavia, acabou esse infortúnio por servir de tónico moralizador para os seus companheiros de equipa, que deram a volta ao resultado e lhe dedicaram o o segundo golo da partida. Ainda assim, esse golo não seria suficiente para resolver a partida.

Após o Rio Ave ter estado a vencer desde o minuto 12' com um golo apontado por Aderllan Santos mesmo depois de ter sido o Estrela quem entrou melhor no jogo, a equipa da casa conseguiu fazer o golo do empate ainda no primeiro tempo, por Léo Cordeiro ao minuto 43'.

Depois, e já com Diogo Cordei no interior da ambulância onde os seus companheiros fizeram questão de ir buscar a sua camisola para lhe poderem dedicar o que esperavam que fosse o golo da vitória, o Estrela da Amadora conseguiu mesmo encontrar forças para provocar a cambalhota no resultado e chegar à vantagem nos últimos minutos do jogo, com um golo apontado por Kikas ao minuto 88'.

Só que o futebol é pródigo em surpresas, e mesmo depois de um segundo tempo em que só deu Estrela, o Rio Ave conseguiu ainda assim empatar de novo a partida, a 2-2, com um golo de Vrousai, aos 90'+10' minutos de uma partida que se jogou até derradeiro minuto do largo tempo de compensação dado pelo árbitro, justificado afinal pelo tempo em que o jogo esteve parado para a assistência a Diogo Fonseca.

Rio Ave e Estrela da Amadora mantiveram assim as posições relativas na classificativa da I Liga, e assim continuariam mais tarde quando o Portimonense, adversário directo na corrida pela manutenção, também não fez melhor do que um empate na recepção do conjunto algarvio à turma do Casa Pia, num jogo que terminou igualmente com um empate a dois golos.

O Rio Ave, que nos últimos seis jogos tinha averbado cinco empates, voltou assim a evitar a derrota num jogo em que ambas as equipas pontuaram, com o Estrela da Amadora a ser a formação menos afortunada já que fez tudo para garantir os três pontos e acabou por ver a vitória fugir-lhe já depois de ter conseguido porventura o mais difícil que foi inverter o resultado da partida para um “score” a seu favor. Certo é que o conjunto de Vila do Conde mostrou empenho e determinação, acabando por justificar o empate e a divisão de pontos, num campeonato que entra agora nas últimas cinco jornadas em que cada ponto pode por si só ditar o futuro das equipas em termos competitivos.

Refira-se a esse propósito que o Estrela da Amadora irá jogar na próxima semana ao terreno do Boavista, na mesma jornada em que o Rio Ave terá que receber o Arouca, tudo isto numa ronda em que o Portimonense irá jogar no terreno do Famalicão e o Gil Vicente, outro dos conjuntos menos tranquilos na tabela classificativa, terá que se deslocar a Moreira de Cónegos para defrontar o Moreirense.

Quanto a este jogo, que terminou com um empate a dois golos e a consequente divisão de pontos, destaques na equipa tricolor para as prestações de Kikas, Léo Cordeiro e André Luiz, mas também na turma do Rio Ave para Aderllan Santos e Vrousai, os marcadores dos golos da turma forasteira, bem assim como para o guarda-redes Jhonatan, que deu um importante contributo para a segurança da baliza dos vilacondenses.

texto: Jorge Reis
fotos: Luís Moreira Duarte
PUB
600 90 rodape

 

Pin It