Os dois últimos classificados da II Liga à entrada para a vigésima jornada do campeonato da II Liga, respectivamente o Lank Vilaverdense e o Belenenses, jogaram esta sexta-feira nos primeiros dois jogos da ronda deste fim-de-semana, garantindo ambos um empate porventura antecipados por poucos por serem ambos pouco prováveis. Afinal de contas, o clube de Vila Verde, que esta sexta-feira jogou em Coimbra, defrontou o líder do campeonato, a formação açoriana do Santa Clara, terminando o jogo entre ambos com o marcador a registar o empate a um golo, exactamente o mesmo resultado que se verificou no final do jogo que o Belenenses disputou em Mafra, num jogo que o LusoNotícias acompanhou.

Indo ao encontro da maioria dos prognósticos, feitos com base no que têm sido os resultados das duas equipas no presente campeonato, o Mafra entrou melhor no jogo e chegou cedo à vantagem, logo ao minuto 12', num golo apontado por Mesaque Djú, avançado de 24 anos que conseguiu bem cedo na partida bater o guarda-redes David Grilo, ele que acabaria por ser o melhor elemento em campo nesta partida, segurando mesmo o empate para a turma belenense. À passagem do minuto 12', e depois de uma assistência de Andreas Hansen, Djú apareceu a armar um remate potente sem dar hipótese de defesa para o guardião dos azuis do Restelo.

Em desvantagem, o Belenenses demorou a reagir, com o intervalo a chegar com o Mafra justificadamente em vantagem depois de um primeiro tempo em que David Grilo foi chamado a intervir por duas vezes de uma forma mais assertiva, impedindo novos golos do conjunto de Mafra. Ao invés, Elías Ólafsson, guarda-redes islandês da equipa da casa, passou todo o primeiro tempo sem que os jogadores do Belenenses conseguissem efectuar um remate digno desse nome, devidamente enquadrado à baliza do Mafra, com esta equipa a poder chegar ao intervalo da partida com vantagem mínima no marcador.

Avançando o jogo para o segundo tempo, foi o conjunto do Mafra quem teve a primeira oportunidade para aumentar o seu pecúlio de golos, logo ao minuto 49' quando Diogo Almeida pôde rematar à baliza de David Grilo mas sem força para uma defesa fácil do guardião da turma da Cruz de Cristo. Dois minutos depois foi Lucas Gabriel a obrigar David Grilo a nova defesa, acabando o Belenenses por responder com o golo do empate ao minuto 53', na primeira oportunidade que os azuis tiveram de visar a baliza da equipa da casa. Oportuno, impedindo a saída de bola pelos homens do Mafra, Miguel Tavares conseguiu recuperar a posse da bola para a sua equipa, serviu Midana Sambú e este assistiu o médio Mica Silva que, sem Ólafsson na baliza, só teve que encostar para o golo do empate, um golo que mais do premiar o conjunto do Belenenses, castigava por aquela altura a ineficácia dos homens do Mafra que viam o conjunto visitante repor a igualdade contrta a corrente do jogo.

Com as equipas em igualdade, manteve-se o Mafra mais ofensivo, mas encontrando sempre um Belenenses agora mais organizado a defender, procurando justificar o resultado e garantindo com isso um ponto que se poderá revelar importante com o desenrolar do campeonato.

Mica Silva garantiu assim o seu primeiro golo ao serviço da turma do Belenenses, ele que foi reforço de Inverno dos azuis do Restelo, conseguindo a formação visitante levar o jogo até ao final com o empate e a consequente divisão de pontos neste jogo da 20ª jornada da II Liga. As alterações determinadas pelos técnicos nos dois bancos resultaram melhor para o Belenenses, que conseguiu ganhar maior solidez e algum esclarecimento no seu jogo, com destaque para a prestação de Moha Keita que entrou pouco depois do golo do empate para o lugar de Tiago Ilori.

O Mafra deu a ideia de estar confortável com o empate e o Belenenses agarrou a oportunidade de regressar aos pontos neste jogo frente ao conjunto da região saloia, tendo mesmo conseguindo um segundo golo ao minuto 67' que rapidamente foi anulado por carga sobre o guarda-redes Elías Ólafsson. Pontualmente as duas equipas lá conseguiram um ou outro remate mais enquadrado mas sem êxito, e o jogo acabou com os 1098 espetadores, de acordo com os números oficiais indicados pelo Mafra, a serem testemunhas do empate final que se ajusta ao que se passou ao longo dos 90 minutos regulamentares mais o tempo de compensação determinado pelo árbitro Gonçalo Neves.

O Mafra é agora sexto classificado com 29 pontos, podenso no final desta jornada, e na pior das hipóteses cair para o nono lugar, enquanto que o Belenenses irá continuar na condição de “lanterna vermelha” do campeonato, com 14 pontos, a três dos clubes que o precedem, o Leixões e o Lank Vilaverdense, ambos com 17 pontos, ainda que o conjunto de Matosinhos ainda jogue este fim-de-semana em casa frente ao Nacional da Madeira.

texto: José Andrade
fotos: Diogo Faria Reis
PUB
600 90 rodape

 

Pin It