Quando ao minuto 74' o Estrela da Amadora ganhou um pontapé de canto do lado esquerdo do ataque e o técnico Sérgio Vieira determinou a entrada em campo de André Luiz, o treinador até poderia ter uma fezada de que o avançado brasileiro de 21 anos vindo do Flamengo poderia resolver o jogo que continuava empatado frente a um Famalicão reduzido a 10 unidades desde o minuto 34', quando Riccieli foi expulso após uma carga sobre Leo Jabá. Se a crença do treinador existiu nunca o saberemos, mas a verdade é que na sequência do canto, e após um primeiro cabeceamento de Ronaldo que obrigou o guarda-redes do Famalicão Luiz Júnior a uma excelente defesa,  o jovem André Luiz apareceu no sítio certo para um cabeceamento com êxito, fazendo o golo que viria a dar os três pontos à turma da Reboleira.

Num jogo disputado aos “repelões”, em que alguns lances de perigo junto das duas balizas fizeram a diferença alternando com alguma lentidão das duas equipas e o equilíbrio foi uma constante durante todo o primeiro tempo e no segundo até ao lance do golo, André Luiz conseguiu mesmo desbloquear o marcador e com isso imprimir outra velocidade na partida que acabou com o Estrela da Amadora instalado na grande área do Famalicão, enviando mesmo uma bola ao poste direito e perdendo oportunidades flagrantes para aumentar a contagem já sobre o final do encontro. O certo é que a turma da Reboleira acabou por vencer justamente um jogo que poderia ter tornado mais fácil, algo que só conseguiu perto do final frente a uma equipa em inferioridade numérica que conseguiu manter-se organizada sobre o relvado frente a um conjunto tricolor.

Será correcto referir que a primeira grande oportundiade de golo aconteceu para o Famalicão, que até entrou melhor no jogo, tendo Chiquinho enviado a bola ao postedireito da baliza 
à guarda de António Filipe, à passagem do minuto 20 numa jogada iniciada por Puma Rodriguez com Francisco Moura a assistir para o cabeceamento do número 10 famalicense. Só que o lance em que Leo Jabá conseguiu retirar a bola do alcance de Riccieli antes deste o derrubar quando se encaminhava sem mais oposição para a grande-área do Famalicão revelou-se determinante. O árbitro Carlos Macedo não hesitou em mostrar o cartão vermelho, o VAR terá concordado com aquela decisão e a turma visitante passou a jogar com menos um elemento a partir daquela altura.

O técnico Jão Pedro Sousa procurou reequilibrar a sua equipa, fez entrar Justin Haas por troca com Gustavo Sá, ficando o avançado Henrique Araújo mais sozinho lá na frente em busca do golo do conjunto famalicense na Reboleira. Até ao intervalo, as duas equipas conseguiram ainda assim manter um evidente equilíbrio, com 51% de posse de bola para os tricolores contra 49% para os jogadores do Famalicão, tendo ambas as equipas efectuado quatro remates à baliza contrária antes do intervalo.

Para o segundo tempo, o treinador do Estrela da Amadora, Sérgio Vieira, começou por efectuar três alterações, com as chamadas de Leo Cordeiro, João Reis e Jean Felipe, deixando nos balneários Vitó, Kialonda Gaspar e Hevertton Santos. O Estrela da Amadora cresceu no terreno, chegou a ter uma oportunidade flagrante de golo a dois tempos por Aloísio Souza, com a bola a acabar por ser desviada pela linha de fundo, permitindo um pontapé de canto para os homens da casa. Antes da marcação do canto, quando se ultrapassava o minuto 74', entrou na turma tricolor o jovem André Luiz, e foi este quem permitiu ao Estrela da Amadora resolver um jogo que continuava empatado, acabando assim a vantagem por cair para o lado amadorense.

João Pedro Sousa respondeu ao golo do Estrela com a troca de Chiquinho, que estava a fazer um bom jogo, por Afonso Rodrigues, mas a verdade é que o Famalicão revelou-se incapaz de responder a preceito perante a uma equipa amadorense que ganhou um novo espírito, passando a jogar quase em exclusivo no meio-campo defensivo do conjunto famalicense. O treinador visitante voltou então a mexer na sua equipa, com três mudanças, chamando ao jogo Pablo, Gustavo Assunção e Óscar Aranda, por troca com Henrique Araújo, Topic e Puma Rodriguez.

As mudanças na equipa famalicense não resultaram, o Estrela continuou a ter mais bola e a pressionar a área de baliza contrária, e Ronald voltou a ter uma oportunidade de golo, enviando uma bola ao poste ao minuto 84'. Apenas nos minutos e compensação o Famalicão acordou de novo para o jogo, os jogadores famalicenses chegaram a reclamar uma suposta grande penalidade ao minuto 90'+03', que o árbitro Carlos Macedo não considerou, o Estrela ainda teve tempo para fazer entrar Keliano para o lugar de Kikas ao minuto 90'+04', acabando o jogo pouco depois com a equipa da casa a celebrar a conquista dos três pontos, sem dúvida importantes na caminhada destas equipas que lutam para garantir o mais cedo possível a mutenção no primeiro escalão do futebol português.

Depois de ao intervalo o Estrela da Amadora ter feito desfilar no relvado da Reboleira os diferentes escalões do futebol de formação do clube, com mais de duas centenas de jovens de todas as idades que pretendem assegurar o futuro competitivo dos tricolores dentro das quatro linhas, a vitória frente ao Famalicão acabou por permitir a conclusão em ambiente de festa de um jogo nem sempre bem jogado mas em que o resultado acabou ser justificado pelo que se passou no bem gtratado relvado da Reboleira neste jogo da nona jornada da I Liga.

Jorge Reis (texto)
Diogo Faria Reis e Luís Moreira Duarte (fotos)
pub
600 90 rodape

Pin It