Depois de ter estado a vencer por 1-0, com golo apontado ao minuto 70' pelo cabo-verdiano Clé Andrade após assistência de Pedro Martelo, o Belenenses, a jogar no seu terreno, no Estádio do Restelo, permitiu que o Alverca desse a volta ao jogo e operasse a cambalhota no marcador, fruto de dois golos na fase final da partida, aos minutos 86' e 90'+03', conseguidos respectivamente por Jean Sales e Pedro Jesus.

Num jogo em que o Belenenses tinha garantida a passagem à segunda fase da Liga 3 independentemente do resultado frente ao Alverca, seguindo para a fase em que as formações apuradas — quatro primeiros classificados de cada série — vão agora lutar pela subida de divisão, os azuis do Restelo acabaram por consentir uma derrota num jogo em que foram superiores e em que o guarda-redes da formação visitante, Joel Dias, foi o homem mais em evidência na partida.

A formação do Belenenses partiu para este jogo com a garantia de que,
qualquer que fosse o resultado, iria passar à fase de subida da Liga 3 à Segunda Liga

Na verdade, a vitória do Alverca acaba por premiar a equipa que nunca deixou de acreditar no triunfo, mas também penaliza a turma da Cruz de Cristo, nomeadamente pelas mudanças no “onze” operadas pelo técnico Bruno Dias. E se a aposta em Pedro Martelo se revelou acertada, já que este jogador entrou ao minuto 65 por troca com Pipo Ferreira e esteve na assistência para o golo cinco minutos depois, as alterações promovidas por Bruno Dias após o golo da sua equipa já não permitiram igual sorte.

Com efeito, ao minuto 79', e depois de ter visto a sua equipa adiantar-se marcador com o golo apontado por Clé Andrade, Bruno Dias operou algumas mudanças na sua equipa, nomeadamente com a aposta na saída do guarda-redes Guilherme Oliveira, porventura por alguma dificuldade física, ele que foi submetido a uma intervenção cirúrgica e que regressou neste jogo à baliza da turma do Restelo, acabando por dar o seu lugar a Daniel Azevedo.

O cabo-verdiano Clé Andrade foi sempre seta apontada à baliza do Alverca
e conseguiu o primeiro golo do jogo a premiar o futebol dos azuis do Restelo

Na mesma altura saiu ainda da equipa do Belenenses o já referido Clé Andrade, dando o seu lugar a Alex Figueiredo, para uma nova formação da equipa que acabou por consentir o empate ao minuto 86'. Depois, aos 90'+03', Pedro Jesus fechou a contagem para o resultado final com o triunfo do Alverca.

Ambas as equipas, Alverca e Belenenses, assinaram deste modo, e com resultados distintos, a passagem à fase de subida à Segunda Liga a partir da Série B da Liga 3, respectivamente no terceiro e quarto lugares, com 40 e 35 pontos. Nesta mesma série, o Amora, com 48 pontos, passou à fase de subida no primeiro lugar, à frente da União de Leiria, segundo classificado com 47 pontos. Da Série 1, para a mesma fase de subida, apuraram-se Felgueiras (44pts.), Lank Vilaverdense (40pts.), Sanjoanense (36pts.) e Sporting de Braga B (35pts.).

O Alverca deu a volta ao jogo, fechou o resultado já nos minutos de compensação
e deixou o desagradado nos adeptos do Belenenses presentes nas bancadas do Restelo
texto: JR/LusoGolo
fotos: Diogo Reis
Pin It