SPORTING

1
Fransérgio, 20'

 

SP. BRAGA

 

Supertaca004

O Sporting venceu este sábado a Supertaça Cândido de Oliveira depois de bater o Sporting de Braga por 2-1 num jogo muito bem disputado em que os “leões” mereceram o triunfo final pelo que fizeram ao longo de todo o jogo.

Sporting e Sp. Braga, respectivamente Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal na temporada de 2020/2021, discutiram a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira em jogo disputado no relvado do Estádio Municipal de Aveiro, partida que permitiu a abertura da nova temporada de futebol uma semana antes do arranque do campeonato da I Liga e que marcou também o regresso dos adeptos aos grandes palcos do futebol português.

O Sporting queria dar continuidade à boa época conseguida em 2020/2021 mas tinha pela frente uma formação que no ano passado bateu FC Porto e Benfica para vencer a Taça de Portugal e que, em caso de vitória este sábado em Aveiro, teria a possibilidade de conquistar a primeira Supertaça Cândido de Oliveira no historial do clube minhoto.

Ao longo do jogo até foi a turma bracarense que primeiro chegou ao golo, mas o Sporting mostrou maior calculismo e um meio-campo particularmente forte capaz de dar a volta ao resultado e colocar-se na posição de vencedor.

Num jogo que teve como árbitro João Pinheiro, auxiliado por Tiago Costa e Nuno Eiras (como quarto árbitro esteve Gustavo Correia numa partida que teve ainda na condição de vídeo-árbitro André Narciso, assistido por Ricardo Santos e Vasco Santos), o Sporting fez valer o bom jogo dos flancos onde se destacou Nuno Mendes pelas assistência brilhantes que fez ao longo do jogo. É certo que o Sp.Braga respondeu a preceito, mas a vitória ficou bem entregue ao Sporting que mereceu esta primeira conquyista para a temporada de 2021/2022.

Aompanhe em baixo o jogo entre Sporting e Sporting de Braga numa análise feita dos principais lances ao minuto...

texto: Jorge Reis
fotos: ©Twitter

SCP SCB 001

0' As equipas de Sporting e Sp. Braga já estão a efectuar os exercícios de aquecimento para o jogo deste final de sábado em Aveiro, partida que irá permitir o arranque da nova temporada de futebol e, com o “pormaior” importante de ser o jogo que assinala o regresso de público aos estádios de futebol depois de ano e meio em que o futebol, salvo raras excepções, nomeadamente nos Açores e situações pontuais, aconteceu sem público nas bancadas. 
0' Hoje com público em Aveiro, cinco mil adeptos de cada uma das equipas, o futebol tem todas as condições para proporcionar um excelente espectáculo numa partida em que os adeptos tem que apresentar teste de Covid válido ou certificado de vacinação..
0'Sporting

SPORTING - Adán; Feddal, Coates, Gonçalo Inácio; Nuno Mendes, João Palhinha, Matheus Nunes, Ricardo Esgaio; Pedro Gonçalves, Jovane, Paulinho.

0' No banco de suplentes leonino, Ruben Amorim tem como opções Luís Maximiano, Matheus Reis, Bruno Tabata, Nuno Santos, Luís Neto, Rúben Vinagre, Tiago Tomás.
0'
0'SpBraga Sp.BRAGA - Matheus; Sequeira, Raúl Silva, Paulo Oliveira, Fabiano; Fransérgio, Al Musrati, André Horta; Ricardo Horta, Galeno, Abel Ruiz.
0'  Carlos Carvalhal, o treinador do Sp. Braga, conta com os seguintes suplentes: Tiago Sá, Tomena, João Novais, Tiago Esgaio, Mario González, Roger, Vítor Oliveira.
0'
Supertaca001
1' Já se joga no Estádio Municipal de Aveiro
3' Primeira falta assinalada no jogo cometida a meio-campo sobre o sportinguista Nuno Mendes.

O palco da Supertaça Cândido de Oliveira... Estádio Municipal de Aveiro...

Supertaca010

10'  Primeiros dez minutos com as duas equipas a equilibrarem os acontecimentos sendo por isso o jogo para já muito disputado na linha média com uma e outra equipa a procurarem receber a bola atrás da linha defensiva contrária mas sempre com ambos os sectores defensivos bem atentos.

 13'

LG Apito

Pontapé livre para o Sp. Braga por falta cometida sobre Ricardo Horta... bateu Sequeira mas a bola saiu pela linha de fundo.
LG 15Min Remate de Pedro Gonçalves mas Mateus agarra à segunda num jogo até agora muito marcado pelo equilíbrio ainda que maior presença do conjunto leonino no meio-campo bracarense.
SCP SCB 002
17'Arbitro Amarelo01 Primeiro cartão amarelo do jogo para o sportinguista Palhinha por falta cometida sobre Galeno.

20' 

LG Golo003

 

GOOOLOOO... é do Sp. Braga

FRANSÉRGIO, após passe de Ricardo Horta, a rematar a bola de zona frontal à baliza de Adan... a bola ainda bateu na base do poste direito da baliza leonina e está feito o primeiro golo deste jogo...

Excelente lance do Sp. Braga com o golo de Fransérgio após assistência de Ricardo Horta.

Está feito o primeiro golo da temporada 2021/2022

 24' O bracarense Al Musrati está caído no relvado... paragem do jogo para assistência ao jogador que sofreu uma carga de Pedro Gonçalves.

29'

LG Golo002

 

GOOOLOOO... é do Sporting

JOVANE a receber um fantástico passe de Nuno Mendes e a concluir isolado frente ao guarda-redes Mateus.

Se o golo bracarense tinha sido de grande qualidade, o golo do Sporting não fica atrás para um empate que se justifica pelo equilíbrio de qualidade que se verifica neste encontro.

SCP004
LG 30Min 

Primeira meia-hora de jogo numa partida muito disputada por duas excelentes equipas.

Agora mesmo, ao minuto 30, Mateus defendeu uma bola de golo de Pedro Gonçalves depois de nova assistência fantástica de Nuno Mendes. Mateus a fazer uma defesa merecedora de aplausos já que impede um golo feito.

SCP SCB 003
 36'ArbitroAuxiliar Grande remate de Paulinho com a bola a sair perto do poste mais distante da baliza à guarda de Mateus. O avançado do Sporting estava no enta nto em posição irregular assinalado pelo árbitro auxiliar.

43'

LG Golo002

GOLAÇO... GOLAÇO... GOLAÇO...

Golo de trivela apontado por PEDRO GONÇALVES... está aí porque foi este jogador o melhor marcador da época passada!!!

Assistência de Matheus Nunes desde o meio-campo para a entrada da área bracarense.

44'Arbitro Amarelo01 Cartão para Pedro Gonçalves depois de uma entrada dura sobre Sequeira.
45'Arbitro Grafismos01 São dados mais três minutos de compensação.
45'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo a Fransérgio depois de uma carga com o braço no rosto de Palhinha.
LG Intervalo

Tempo de intervalo em Aveiro com o Sporting justamente em vantagem num jogo em que o Sp.Braga até marcou primeiro.

Muito disputado, este jogo está a ser decidido pelas melhores individualidades do Sporting que parecem querer provar que o que aconteceu na última época não foi por acaso. Jogadores como Palhinha, Nuno Mendes e Pedro Gonçalves, mas também Jovane ou Matheus Nunes estão a assinar excelnetes exibições.

Do outro lado, Sequeira, Fransérgio e Ricardo Horta procuram dar a resposta cabal ao futebol do Sporting mas não está fácil para as cores bracarenses.

LG Apito 

Já se joga de novo em Aveiro para os segundos 45 minutos... 

Sporting, 2 - Sp.Braga, 1

Sai o Sporting com a bola neste segundo tempo...

 46'LG Substitui Entra Tormena na equipa do Sporting de Braga e sai Raúl Silva...
Arbitro Grafismos01 Pontapé de canto para o Sporting de Braga... bate Ricardo Horta...
 49'Arbitro Amarelo01

Cartão para Matheus Nunes pior carga sobre Ricardo Horta.

A linha média do Sporting está agora “amarelada”!

50' Falta cometida sobre Paulinho que deveria permitir um livre directo perigoso. O VAR não teve que ingtervir já que a falta foi fora dos limiters da grande área e o árbitro João Pinheiro nada assinalou apesar dos protestos de Paulinho.
52' Grande remate de Pedro Gonçalves após uma excelente combinação com Palhinha mas o guarda-redes Mateus a responder com uma bopa defesa.
55' LG Substitui Sai André Horta na equipa do Sp.Braga e entra Mário Gonzalez
LG 60Min  Jovane Cabral agora a temporizar o jogo reconhecendo que a posse de bola é importante para o Sporting numa altura em que está em vantagem no jogo...
61'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo para Tormena numa carga sobre Paulinho... vai sair dali um livre perigoso a favor do conjunto leonino.
63' Remate de Nuno Mendes a colocar a bola na malha lateral da baliza de Mateus quando este estava batido. Bom remate do lateral leonino.
67' O Sp. Braga prepara a entrada de um suplente... é o “miúdo” Roger, luso-guineense de apenas 15 anos!!!
69'LG Substitui Entra na equipa do Sporting Tiago Tomás para o lugar de Paulinho. 
70'LG Substitui Entra então na equipa bracarense o jovem Roger por troca com Galeno... jogo marcante para um miúdo de 15 anos!!!
Roger SpBraga
 74' Remate de Jovane com a bola a passar junto do poste mais distante mas a sair pela linha de fundo.
LG 75Min  Jogo muito equilibrado mas o Sporting a merecer ainda assim a vantagem pela forma como está agora a saber ter bola e atacar apenas pela certa sem facilitar o poscionamento do seu conjunto perante um Sp.Braga que não desiste de chegar à baliza de Adan.
79'  Vão a jogo João Novais e Vítor Oliveira na equipa do Sp. Braga.
79'LG Substitui Saem Fransérgio e Abel Ruiz na equipa do Sp.Braga... entram então João Novais e Vítor Oliveira (Vitinha).
80'LG Substitui Mudanças também na equipa do Sporting... saem Fedal e Jovane e entram Nuno Santos e Mateus Reis.
84'LG Substitui  Nova mudança na equipa do Sporting... sai Pedro Gonçalves e entra Tabata.
 88'Arbitro Amarelo01 Cartão amarelo na equipa do Sp.Braga para Sequeira.
89' Estão nas bancadas do Estádio Municipal de Aveiro 7710 espectadores...
LG Apito O árbitro dá mais sete (07) minutos de compensação.
90'Arbitro Amarelo01

Cartão amarelo para João Novais

90'+04  Remate de Tabata bem longe da baliza mas a obrigar Mateus a atirar-se ao relvado.
90'+05' Os adeptos do Sporting em maior número em Aveiro a fazerem já a festa da conquista da Supertaça Cândido de Oliveira...
LG Fim  Vitória do Sporting... o clube leonino vence a Supertaça Cândido de Oliveira
SCP006
SCP008
Pin It