Universitários do Porto em concurso internacionalEstudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto participam na quarta edição do concurso universitário internacional Indra Future Minds Competition, promovido pela Indra , uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia da Europa. Este concurso, baseado na multiculturalidade e nas novas tecnologias, arrancou com uma primeira fase virtual, que decorre de 24 de Fevereiro a 23 de Março.

Os estudantes vão colaborar e competir com universitários de nove países – Brasil, Colômbia, Chile, Espanha, Filipinas, Itália, México, Panamá e Perú – para conquistar um lugar na final, que se realiza este ano na sede da multinacional na Cidade do México, a 24 e 25 de Abril, e ganhar o prémio final: um contrato com a Indra num dos países participantes.

No Indra Future Minds Competition, os universitários enfrentam alguns dos desafios actuais do mundo empresarial. Trabalhando sempre num cenário multicultural, os participantes terão de utilizar ferramentas colaborativas em ambientes virtuais ou desenvolver capacidades distintas à capacidade técnica, como o trabalho em equipa.

No total, são 16 equipas, formadas por três estudantes (mais um de reserva), eleitos por cada universidade ou pela multinacional. De entre os estudantes finalistas, a selecção é feita tendo em conta o trabalho, as competências e as habilidades dos candidatos. Depois de formadas, as equipas têm que resolver vários enigmas, baseados em projectos reais da Indra, que vão desde o desenho de uma solução educativa na “cloud”, até ao teste de um sistema internacional integrado de vigilância de fronteiras marítimas, uma plataforma tecnológica completa para o sector dos seguros ou o desenvolvimento de um projecto de observação da Terra.

120 estudantes, provenientes de 12 países e 37 universidades, já participaram nas três edições anteriores desta competição, cujo prémio final é um contrato com a Indra, num dos países participantes na competição, logo que o estudante tenha terminado os seus estudos.  O objectivo é proporcionar uma experiência internacional aos três membros da equipa vencedora, que os ajude a desenvolver um perfil global tendo, por seu lado, a Indra a oportunidade de incorporar na empresa, o melhor talento, esteja aonde este estiver.

Pin It