TomarTecnologicoA SoftINSA, empresa do Grupo IBM, a Câmara Municipal de Tomar (CMT) e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) assinaram um protocolo de cooperação para a criação de um Centro de Inovação e Tecnologia na cidade. Trata-se de uma parceria tecnológica que visa o desenvolvimento das tecnologias de informação na região. Com a sua implementação na plenitude poderão ser criados até 200 postos de trabalho.

Prevê-se que o novo centro, gerido pela SoftINSA e parte integrante de uma rede de centros de prestação de serviços de tecnologia do Grupo IBM à escala mundial, seja inaugurado ainda este ano. Integrado no IPT tem como objetivo potenciar sinergias entre o mundo académico e o meio empresarial. A sessão de assinatura do protocolo aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tomar, onde marcaram presença importantes personalidades da região.

“Pretendemos exportar competências a partir da cidade de Tomar para outros países e, uma vez mais, ajudar a colocar Portugal no mapa como um centro de excelência de nearshore. Acredito que é imperativo para Portugal. A necessidade de exportar, de gerar emprego, de criar condições para o crescimento da nossa economia. Este centro é também, por isso, mais um excelente exemplo da aposta e do investimento da IBM em Portugal”, sublinhou António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.

“Hoje, é um dia de viragem”, frisou Carlos Carrão, presidente da Câmara Municipal de Tomar. “O investimento que a multinacional IBM, uma das empresas mais conceituadas do mundo, se propõe fazer em Tomar, vai mudar a face do concelho. A instalação de uma empresa com estas características vai provocar investimentos complementares, criando por arrasto postos de trabalho adicionais. Foi determinante a parceria com o IPT bem como a nossa centralidade. Este investimento vai projectar o nome de Tomar a nível nacional e internacional, potenciando, em conjunto com essa centralidade, o aparecimento de novos investidores”.

“Saúdo a determinação da IBM em avançar com o projeto de criação de um novo Centro de Inovação e Tecnologia em Portugal, e o reconhecimento ao Instituto Politécnico de Tomar como seu parceiro na sua implementação. Este projeto vem reforçar o papel que o Instituto Politécnico de Tomar desempenha no concelho, na região e no ensino superior em Portugal. Abrem-se novas oportunidades para a criação de emprego e para o crescimento da região e do País. Em particular para os diplomados nas áreas de engenharias e de gestão do IPT que serão alvo de preferência, por parte deste novo Centro de Inovação e Tecnologia, no recrutamento e seleção para o emprego”, referiu Eugénio Pina de Almeida, presidente do Instituto Politécnico de Tomar.

Pin It