Arranca fase de candidatura ao Ensino SuperiorInicia-se esta quarta-feira a primeira fase de candidatura de acesso ao Ensino Superior, existindo menos 837 vagas do que no ano passado, mas havendo também menos alunos a concorrer .

Os alunos devem candidatar-se através da internet, mais precisamente com recurso à plataforma da Direcção-Geral do Ensino Superior: http://www.dges.mctes.pt.

Este ano, existem 51.461 lugares em 1.087 cursos disponibilizados pelas universidades e institutos politécnicos lusos. As vagas para o Ensino Superior em Portugal baixam assim pelo segundo ano consecutivo, estando disponíveis menos 837 do que no ano transacto, altura em que sobraram 8.547 lugares.

Na opinião dos representantes dos reitores das Universidade e presidentes dos Politécnicos, este ano, o número de vagas sobrantes pode vir a ser igualado ou até superado, tendo em consideração que o número de candidatos também tem vindo a diminuir: em 2009 eram cerca de 60 mil candidatos, enquanto em 2013 foram apenas 53 mil.

As informações relativamente ao número de vagas que cada curso oferece estão disponíveis na plataforma on-line da Direcção-Geral do Ensino Superior, onde é possível pesquisar por todas as instituições públicas e privadas.

A primeira fase de candidatura ao Ensino Superior terminará no próximo dia 9 de Agosto, sendo os resultados conhecidos um mês depois, a 9 de Setembro.

Pin It