Nuno Crato quer inglês desde o primeiro cicloAfinal o inglês saiu das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC´s), para se tornar uma disciplina obrigatória desde o primeiro ciclo. Depois de tornar o inglês como disciplina curricular obrigatória ao longo de cinco anos e de avançar com uma prova de inglês internacional para todos os alunos do 9º ano, o ministro da Educação, Nuno Crato, pretende agora que o inglês seja para todos logo desde a primeira classe.

"Temos de introduzir o inglês no currículo do ensino básico", afirmou Nuno Crato, durante a sessão solene de abertura do Ano Lectivo 2013-2014 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que decorreu hoje em Lisboa, nas instalações daquele órgão consultivo do Ministério da educação e Ciência.

Nuno Crato explicou que a disciplina de inglês só não é obrigatória para os alunos do 1º ciclo porque essa mudança no programa curricular terá "implicações no 2º e no 3º ciclo". Por isso, o ministro pediu aos conselheiros do CNE para que pensem na melhor forma de introduzir o inglês desde os primeiros anos de escola até ao final do 3º ciclo: "Ajudem-nos a pensar como podemos desenvolver o inglês nas escolas do 1º ao 3º ciclo".

O ministro, que se viu envolto em polémica depois de anunciar que a disciplina de inglês deixaria de fazer parte das AEC´s, explicou que tomou essa medida porque as actividades não são de frequência obrigatória por parte dos alunos e, por isso, nem todos tinham inglês.

foto: DR

Pin It