Exames nacionais começam em MaioO Ministério da Educação e da Ciência já definiu as datas dos exames nacionais para os vários graus de ensino, cabendo ao 1º ciclo iniciar as provas, com a primeira fase de Português e Matemática , a 7 e 10 de Maio, respectivamente.

De acordo com o despacho publicado em Diário da República, os resultados dos exames do 1º ciclo, que acontecem pela primeira vez neste ano lectivo, tendo uma ponderação de 25% na classificação final, serão publicados a 12 de Junho.

Além da 1ª fase, que é obrigatória, está prevista a realização da 2ª fase, a 9 e 12 de Julho, apenas acessível aos alunos do 1º ciclo que, "após a realização das reuniões de avaliação do 3º período, não tenham obtido aprovação ou tenham obtido classificação inferior a nível 3 a Português ou Matemática", e ainda aos estudantes que tenham faltado à primeira chamada por um motivo que seja considerado excepcional e "devidamente comprovado". Estas notas deverão ser anunciadas a 26 de Julho.

No que diz respeito aos exames nacionais dos 2º e 3º ciclos (para os 6º e 9º anos de escolaridade), a prova de Português está marcada para 20 de Junho e a da Matemática vai ter lugar a 27 de Junho. Os alunos que têm o Português como língua não materna realizarão esta prova a 17 de Junho. A 2ª fase destas provas vai realizar-se nos dias 2, 5 e 16 de Julho.

No que toca ao ensino secundário, os exames da 1ª fase vão decorrer entre 17 e 26 de Junho, enquanto as provas da 2ª fase vão acontecer entre 16 e 18 de Julho. Os estudantes que não comparecerem na 1ª fase não serão admitidos na 2ª fase, que é destinada a alunos que chumbaram nos primeiros exames ou que pretendam subir as notas que obtiveram nestas provas. No entanto, segundo a tutela, serão admitidos na 2ª fase os alunos que "tenham faltado à 1ª fase por motivos excepcionais", em todos os níveis de ensino, onde a primeira chamada é obrigatória para todos os alunos.

Pin It