Conhecidos os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA), o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai receber 800 novos estudantes, confirmando-se o crescimento sustentado de colocados dos últimos quatro anos e consolidando-se como o 5º politécnico na atração de estudantes a nível nacional. Este número representa um crescimento de 250 estudantes face há quatro anos.

Os dados dão conta também de 14 cursos de licenciatura com a totalidade das vagas preenchidas, nomeadamente nas áreas de saúde, informática, ciências sociais e ciências empresariais, que se mantêm assim no topo das preferências dos candidatos.

O presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, mostra-se bastante satisfeito com os resultados e destaca “o crescimento de 9,25% de candidatos colocados em primeira opção face a 2017”, mais 59 do que no ano anterior. Estes números, sublinha, são “reveladores da confiança dos estudantes e das suas famílias nesta instituição que cumpre, em 2019, quarenta anos de existência, ao serviço da sociedade e da região de Setúbal, em particular.”

A segunda fase do CNA arranca amanhã [10 de setembro] e prolonga-se até ao dia 21 de setembro. “Face ao número de candidatos existente nos regimes especiais de ingresso e aos 144 novos estudantes estrangeiros que chegam ao IPS na próxima semana, esperamos contar com cerca de 2000 novos estudantes nos campi de Setúbal e do Barreiro, preenchendo praticamente a totalidade das vagas existentes”, conclui o presidente.

Para a recepção aos novos estudantes, o IPS preparou um conjunto de actividades que irão decorrer na semana de 24 a 28 de setembro, do qual se destacam a sessão de acolhimento, agendada para o dia 24, caminhadas, o tradicional cortejo pelas cidades de Setúbal e do Barreiro e acções de cariz social e de sensibilização ambiental.

Ainda a propósito do Instituto Politécnico de Setúbal, será importante dar conta de que se trata de uma instituição pública de ensino superior com mais de 30 anos de experiência na formação de profissionais de qualidade reconhecida no mercado de trabalho. Actualmente integra cinco Escolas Superiores – Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Ciências Empresariais, Escola Superior de Saúde (campus de Setúbal) e Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (campus do Barreiro).

A instituição procura, desde sempre, ser inovadora, adaptando-se constantemente às exigências do mercado de trabalho e em permanente contato com os diversos setores de atividade. Actualmente dispõe de uma vasta oferta formativa que inclui licenciaturas, mestrados, pós-graduações e cursos de especialização nas áreas das engenharias, tecnologias, educação, desporto, comunicação, animação, gestão, ciências empresariais e saúde. Paralelamente à formação o IPS procura, de forma permanente e em articulação com os parceiros sociais, contribuir para a valorização e desenvolvimento da sociedade em geral e da região de Setúbal, em particular, através de atividades de formação terciária, de investigação e de prestação de serviços, que concorram para a criação, desenvolvimento, difusão e transferência de conhecimento e para a promoção da ciência e da cultura. (www.ips.pt)

Pin It