A LeasePlan, juntamente com o parceiro de carregamento inteligente PowerD, acaba de lançar o "ChargeUpNow", uma iniciativa global que apela aos responsáveis políticos locais e nacionais para implementarem cinco recomendações políticas específicas para assegurar uma infraestrutura de carregamento universal, acessível e sustentável.
A nova iniciativa antecipa-se à Semana do Clima de Nova Iorque e à Assembleia Geral das Nações Unidas a decorrer na mesma cidade, tendo sido criada uma petição em Change.org, defendendo a implementação das cinco recomendações políticas ChargeUpNow. A petição é dirigida a governos internacionais e nacionais e pode ser acedida em GlobalChargeUpNow.com.
Esta iniciativa visa permitir a implementação de uma rede pública de postos de carregamento rápido para reduzir a velocidade de carregamento de horas para minutos e diminuir a carga nos espaços de carregamento urbano, eliminar a burocracia e facilitar a obtenção de licenças para postos de carregamento privados próximos de residências e escritórios, incluir infraestruturas de carregamento em todos os edifícios residenciais e comerciais recentes, ainda aumentar a utilização de energia verde por VE através de soluções inteligentes de carregamento que utilizam energia solar e eólica com emissões zero e desenvolver parcerias público-privadas entre empresas e governos locais para facilitar as infraestruturas de carregamento rápido nas zonas comerciais.
A este propósito, Tex Gunning, CEO da LeasePlan, lembrou que “os condutores estão cansados da inação dos governos em relação às infraestruturas de carregamento de VE”. “Este é um grande obstáculo que impede a adoção massiva dos VE, que são cruciais para combater as alterações climáticas e melhorar a qualidade do ar nas nossas vilas e cidades. É por isso que estamos a lançar a Iniciativa Global ChargeUpNow. Juntos, queremos dar uma mensagem clara e direta aos decisores políticos nacionais e locais sobre a necessidade urgente de uma infraestrutura de carregamento universal, acessível e sustentável dos VE. As soluções já existem - tudo o que falta é a ação dos decisores políticos", disse.
Por seu turno, Sandra Roling, responsável do EV100, destacou a importância de uma correcta e disponível rede de fornecimento de energia: “As infraestruturas de carregamento facilmente disponíveis são cruciais para levar a electro-mobilidade a uma escala mais elevada. É ótimo ver os nossos membros do EV100 não só tornarem os VE uma realidade nas suas próprias operações, mas também envolverem-se com as suas redes mais vastas para impulsionar a mudança para todos.”
Quem não deixou de se pronunciar sobre este tema foi Pieter Willems, fundador da PowerD, para quem "facilitar o carregamento de VE contribui para muito mais do que apenas reduzir o número de veículos movidos a gasolina na estrada”. “Os veículos elétricos podem acelerar a quota de eletricidade renovável na produção global de energia através do armazenando do excesso de eletricidade proveniente da energia eólica e solar nos momentos em que a procura de energia é baixa, e evitar o consumo de energia durante os períodos de pico, quando a eletricidade é proveniente de centrais de energia fóssil”, disse.
“Os VE podem mesmo fornecer energia às casas durante a noite, reduzindo a necessidade global de energia fóssil. Os governos devem preparar-se para criar infraestruturas de carregamento para desbloquear o grande potencial da mobilidade elétrica inteligente", concluiu.
Por fim, Filippo Veglio, Diretor Geral para Outreach & Mobility, WBCSD, lembrou que “uma infraestrutura de carregamento rápido à medida e ligada oferece um caminho claro para a adoção de veículos elétricos em larga escala”.
“Para conseguirmos desenvolver uma infraestrutura de carregamento sem descontinuidades que nos permita aproveitar todos os benefícios da mobilidade elétrica, precisamos de colaboração entre sectores. A Iniciativa Global ChargeUpNow é uma grande oportunidade para as empresas se envolverem num diálogo com os decisores políticos, acelerarem a transição da energia limpa e reduzirem as emissões", finalizou.
Em jeito de nota de rodapé relativa a este tema será importante lembrar que a LeasePlan, sendo parceiro fundador da iniciativa EV100 do Climate Group, lançada no âmbito da Assembleia Geral da ONU em setembro de 2017, comprometeu-se a atingir zero emissões líquidas da sua frota total até 2030.
No início deste ano, a LeasePlan Energy, uma solução de carregamento inteligente, foi lançada nos Países Baixos pela PowerD, permitindo que os condutores de VE reduzam a sua pegada de carbono através de carregamento inteligente, utilizando uma aplicação móvel que se integra com o seu posto de carregamento de VE e bateria de automóvel.
Com base em algoritmos personalizados, a aplicação escolhe automaticamente as fontes de energia renováveis quando estas são mais abundantes, passando a poupança de CO2 para o cliente.