O Conselho de Administração do Abanca, órgão máximo de governo corporativo desta entidade bancária em Portugal, nomeou a financeira portuguesa Ana Barros como administradora do Abanca, uma nomeação concretizada durante aquela que foi a primeira reunião em território nacional deste Conselho, realçando a importância estratégica que o banco atribui ao país nos seus planos de crescimento.
Ana Barros é assim a primeira pessoa de nacionalidade portuguesa, e a terceira mulher, a integrar o Conselho de Administração do Abanca, transportando consigo uma ampla experiência no sector financeiro e um conhecimento profundo da economia e do mercado português.
Nesta reunião do Conselho de Administração do Abanca estiveram presentes todos os administradores, liderados pelo seu presidente, Juan Carlos Escotet Rodríguez, e pelo CEO, Francisco Botas Ratera, uma reunião mantida durante a manhã na sede do banco em Lisboa. Refira-se que ontem, 25 de Junho, o Abanca tinha já realizado em Lisboa a reunião do seu Comité de Direcção.
Em comunicado distribuído à Imprensa, esta reunião do Conselho de Administração do Abanca em Lisboa “vem realçar a importância que o banco atribui a Portugal nos seus planos de crescimento“. “Depois da integração do Deutsche Bank PCB Portugal, que terminou recentemente com grande êxito, o Abanca iniciou uma nova etapa no país focada nos segmentos de private banking e banca de empresas”, refere ainda o mesmo comunicado.
Ana Barros é formada pela Universidade de Porto e frequentou as mais prestigiadas escolas de negócio mundiais como a London Business School (Corporate Finance Program), CASS Business School (MBA), Harvard Business School (Women on Boards Program) e INSEAD (International Directors Program). Trabalhou em Banca de Investimento em Madrid, Nova Iorque, Londres, e também em Lisboa, sendo especialista em mercados e fusões e aquisições, tendo trabalhado activamente numa ampla lista de setores como as infraestruturas, telecomunicações, transporte e químicos.
Sobre o Abanca, estamos perante uma entidade que gere em Portugal um volume de negócios de 7.363 milhões de euros e lidera o segmento de advisory banking. Conta com uma rede de 70 pontos de venda em 16 dos 20 distritos portugueses, incluindo os principais centros económicos do país.
A presença do grupo Abanca em Portugal, cujas origens datam de há 19 anos, inclui também o Grupo Sogevinus, que é a quinta cave de vinhos do Porto por volume de vendas em Portugal e a cave mais antiga do Porto e do País. O Grupo integra ainda o Abanca Serviços Financeiros, terceira entidade financeira em venda de crédito-lar no mercado Português.
As atividades corporativas do Abanca em Portugal prosseguiram entretanto ao longo da tarde com a celebração da sua primeira convenção de colaboradores que reuniu em Lisboa mais de 500 pessoas.