Dar uma ideia da realidade do Grupo OLX e da respectiva actividade, foi o propósito do diálogo mantido com Ricardo Cardoso, Brand Manager do Standvirtual, com quem quisemos compreender que grupo é o OLX, lançado há 10 anos e hoje um dos líderes mundiais de classificados.

“O Grupo OLX pretende tornar o comércio online muito mais fácil para as pessoas”, começa por nos dar conta Ricardo Cardoso na apresentação deste grupo OLX, pertencente à multinacional Naspers e presente em Portugal há cerca de seis anos, através de portais como o próprio OLX, o Standvirtual e o Imovirtual, todos líderes de mercado nos seus segmento. Além destes portais, recorda, “encontra-se em Portugal um dos centros de desenvolvimento mundiais do grupo, em Lisboa, a trabalhar em todos os sites verticais da área automóvel e imobiliário.”

– Quem chega à presença online do OLX encontra referência a 14 áreas de vendas, uma 15ª área para “outros” assuntos, e agora também uma parceria com os Correios...
— Na verdade o OLX é uma ferramenta muito presente na vida dos portugueses, com um milhão de visitas diárias por dia. Ou seja, desde que foi lançado em Portugal, o OLX veio facilitar a vida dos portugueses, permitindo-lhes gerar dinheiro dos muitos produtos que tinham em casa e não eram utilizados, e permitindo encontrar excelentes oportunidades aos melhores preços. Hoje continuamos a ser a referência dos portugueses, continuamos a ajudá-los a encontrar e vender produtos de forma fácil, rápida e cómoda, mas já temos um peso de marcas e pequenos negócios que usam o OLX para potenciar e vender os seus produtos e serviços, representando 13% dos anúncios no portal. Entre as principais categorias do portal destacam-se a de Tecnologia, Telemóveis e Tablets, Bebés e Criança e Móveis. A parceria com os CTT vem oferecer uma maior segurança e comodidade para os nossos utilizadores ao criar um sistema mais fácil e seguro de enviar os artigos por correio.

BT4I0779

BT4I0758

– Porque algumas áreas têm canais próprios de vendas, há produtos à venda em canais em simultâneo, nomeadamente no sector automóvel. Isso canibaliza os diferentes canais?
— Eu diria que são complementares. Os concessionários podem anunciar automóveis no OLX e no Standvirtual, e podem usar ambos os canais como complementares à venda dos seus próprios canais. 

– A crescente implementação da comunicação online com os telemóveis a permitir tudo à distância de um clique é a chave para o sucesso deste negócio?
— Absolutamente. O mobile veio acelerar o negócio online e hoje é um dos principais canais. Hoje, no grupo, os acessos já pesam mais de 50% e uma grande maioria das pessoas já carrega os anúncios através do telemóvel. As nossas aplicações são muito intuitivas e fáceis de usar e estamos constantemente a fazer melhorias para oferecer a melhor experiência de navegação aos nossos utilizadores. 

– Como se garante a qualidade e a confiança a quem procura artigos no OLX?
— A segurança dos nossos utilizadores é a nossa prioridade e estamos constantemente a investir em novas soluções. Para isso, adicionalmente à revisão manual feita pela equipa de apoio ao cliente, a empresa tem investido no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial que ajudam no despiste de anúncios que não cumpram com os termos e condições de publicação, havendo ainda sistemas de validação de utilizadores por SMS e uma opção em todos os anúncios para reporte de irregularidades. A confiança é a base do nosso negócio.

BT4I0795

BT4I0772

– Em relação aos produtos, como é possível garantir a qualidade dos mesmos?
— Os produtos que se podem encontrar no OLX são colocados na sua maioria por particulares, mas hoje já temos um peso superior a 13% de pequenos negócios, isto é, pessoas que vendem produtos novos, manufaturados, empreendedores, marcas credíveis que encontram no OLX um bom canal de venda dos seus produtos. Nos particulares fazemos recomendações e quem compra deve estar atento. No OLX as transações não decorrem online, pelo que o comprador terá que se encontrar com o vendedor pessoalmente tendo em conta todos os procedimentos de segurança que aconselhamos, ou através do serviço de Verificação de Entrega, exclusivo do OLX, pela parceria com os CTT. Em caso de fraude, os utilizadores devem sempre apresentar queixa às autoridades e passar o máximo de informação possível.

– Para onde caminha este negócio?
— Penso que caminha no sentido de oferecer um produto cada vez mais relevante para as pessoas, que lhes facilite a vida nas suas compras e vendas, cruzando o espaço físico, digital e mobile. Enquanto Grupo líder em vários segmentos estamos constantemente a apostar na inovação, e é com orgulho que trabalhamos, a partir de Lisboa, num dos centros de desenvolvimento mundiais do grupo, para todos os sites verticais da área automóvel e imobiliário.

entrevista: Jorge Reis

Pin It