, de acordo com uma notícia avançada pelo Ministério do Planeamento e Infraestruturas. Fora dos aumentos ficarão ainda assim 78% das portagens que, de acordo com a informação governamental, não terão “qualquer acréscimo de preço”.

De acordo com as informações do Ministério do Planeamento e Infraestruturas a actualização dos preços das portagens “abrange 22% das taxas aplicadas e será de apenas 0,05 euros na generalidade das taxas de Classe 1, sendo de 0,10 euros num número reduzido de situações”. Esta actualização de preços resulta da revisão anual das taxas de portagens nas autoestradas, de acordo com os respetivos contratos de concessão, que preveem a atualização com base na variação do índice de preços ao consumidor.

No passado mês de Outubro, o índice de preços ao consumidor, excluindo habitação, que serve de referência à actualização anual das portagens, foi de 0,84%, tendo sido esse o valor que as concessionárias das autoestradas usaram como referência para a proposta de revisão de preços das portagens apresentada ao Governo.

Com este aumento, e de acordo com notícia adiantada pela agência Lusa, a autoestrada A1, no percurso entre Lisboa e Porto, ou mais propriamente entre as portagens de Alverca e dos Carvalhos, irá ficar 35 cêntimos mais cara em 2017 para veículos ligeiros de classe 1. Já para a A2, de Lisboa para o Algarve, o utilizador que faça este percurso ao volante de um veículo ligeiro de classe 1 terá que pagar mais 25 cêntimos do que pagava até aqui. Percorrer na totalidade a A22 (Via do Infante) custará mais 15 cêntimos, havendo ainda outros aumentos que por certo irão merecer uma atenção particular dos utilizadores, nomeadamente para as portagens das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, que terão um aumento que varia entre os cinco cêntimos, a afectar os veículos de classe 1 em ambas as pontes, e os 15 cêntimos, aumento para camiões de classe 4 na ponte Vasco da Gama.

Em termos práticos, quem passa diariamente a ponte 25 de Abril com um veículo de classe 1, irá ter que pagar 1,75 euros por cada passagem, sendo o preço de cada passagem na ponte Vasco da Gama para o mesmo veículo de classe 1 estabelecido a partir de domingo em 2,75 euros na ponte Vasco da Gama. Sem aumentos ficam outros troços de autoestrada como o A5 entre Lisboa e Cascais, ou a A9 (CREL).

 

Pin It