Estão finalmente confirmados os rumores que há muito apontavam para as "novidades" no iPhone 7 da Apple, apresentado esta quarta-feira por Tim Cook no Bill Graham Civic Auditorium em São Francisco
. O novo smartphone da Apple, entre outras características, não tem entrada de áudio, apresenta uma dupla câmara traseira de 12 megapixeis e uma câmara frontal de 7 megapixeis. Em termos estéticos não mudou quase nada relativamente aos modelos 6 e 6S di iPhone, tendo a apresentação desta tarde lá por terras do Tio Sam perdido algum do fulgor possível simplesmente porque as fugas de informação que se foram verificando nos últimos dias acabaram por retirar muito do efeito surpresa nesta chegada do iPhone 7.
Com duas versões — iPhone 7 e iPhone 7 Plus, respectivamente de 4,7 e 5,5 polegadas — e um preço de entrada para o mercado norte-americano de 649 dólares, o novo smartphone da Apple, revelado numa cor negra brilhante — jet black —, podem ambos ser alvos de pré-reservas de compra, isto porque irão chegar as duas versões às lojas no mercado português já no próximo dia 16 do corrente mês de Setembro., sendo Portugal um dos poucos países que recebe este smartphone nas primeiras datas de distribuição mundial.
Sem entrada para headphones, este novo smartphone acabou por chegar acompanhado por um novo artigo Apple, um acessário denominado de AirPods que não é mais do que um par de auriculares, sem fios, capazes de se conectarem com o noso iPhone para que os ficheiros áudio possam ser escutados sem ligações por fios. Estamos perante uma novidade nesta nova geração do iPhone que, curiosamente, não foi bem recebida pelos analistas deste tipo de mercados nem tão pouco pelo público que foi reagindo aos rumores nesse sentido libertados nas redes sociais.
A propósito dos AirPods, desde os que apontaram o preço elevado de um artigo que será comercializado de forma independente e que será susceptível de ser facilmente perdido pelos utilizadores, aos que questionaram sobre o modo de funcionamento em algumas situações em que a ligação wireless não puder ser efectuada, como em viagens de avião onde o utilizador do iPhone terá que colocar o seu smartphone em "modo de voo", ficou claro que esta "novidade" não mereceu propriamente a melhor aceitação.
Vale a indicação de que a Apple irá continuar a incluir nos acessórios a fornecer com o iPhone 7 um adaptador para quem quer continuar a usar os seus auscultadores antigos, ficando no entanto por saber como será possível usar os auscultadores e ao mesmo tempo carregar a bateria do aparelho.
Acrescente-se que o preço do novo iPhone 7 — 159 dólares para o mercado norte-americano — ainda não é conhecido para Portugal, sabendo-se no entanto que começam nos 649 dólares para o iPhone 7 de 32 Gb e 769 dólares para o 7 Plus com a mesma capacidade. A capacidade de 32 Gb será a variante mais baixa em aparelhos que estarão igualmente disponíveis com espaços de 128 ou 256 Gb.
Dotado de um superprocessador A10 Fusion, 40% mais rápido do que o do iPhone 6s e 100% melhor do que o do iPhone 6, o iPhone 7 terá aí sim o seu grande argumento diferenciador para um aparelho que surge agora resistente à água e ao pó, características igualmente aplicáveis ao novo relógio inteligente Watch S2, também apresentado esta quarta-feira. Nota ainda para a dupla câmara de retaguarda para a versão 7 Plus de que já aqui falámos, capaz de uma definição de 12 megapixeis e dotado da capacidade de permitir zoom óptico 10x, segundo os responsáveis da Apple, com a precisão de uma lente profissional. Em ambos os iPhones, a câmara principal tem 12 megapixéis, lente de seis elementos e sensor 60% mais rápido.
Resta esperar pelo próximo dia 16 de Setembro para se perceber qual a aceitação do mercado para este novo smartphone da Apple.