AsSufragistasEstreia esta quinta-feira no grande ecrã o filme "As sufragistas", obra da realizadora Sarah Gavron com a sobejamente conhecida e premiada Meryl Streep em um dos principais papéis , em redor de uma história que nasce da luta pelas igualdades sociais e políticas por parte das mulheres, em movimentos que nasceram no Reino Unido antes ainda da I Guerra Mundial.

Rodado sobre a realidade do início do movimento feminista no Reino Unido, a história deste filme pretende dar conta das origens daquele movimento e da forma como três mulheres combateram o poder social e político dos homens no arranque do século XX, antes mesmo da I Guerra Mundial.

Os expedientes utilizados para garantirem os mesmos direitos que os homens, orecurso à violência que colocou em causa os empregos e o bem-estar das famílias e dos filhos, e todas as acções que levaram à luta pela igualdade entre homens e mulheres, uma luta que não foi iniciada por mulheres da classe alta ou média, mas pela classe operária, são realidades retratadas neste filme baseado na história daquelas que pretendiam mudar as leis mais do que violar essas mesmas leis.

Uma das protagonistas na conquista pelo direito ao voto foi Emmeline Pankhurst, que neste filme é interpretado por Mery Streep, actriz norte-americana sobejamente conhecida, já vencedora de dois óscares para melhor actriz nos filmes “A mulher de ferro” e “A escolha de Sofia”. No elenco principal de "As sufragistas" estão mais três nomes incontornáveis do cinema britânico como são Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Anne-Marie Duff.

http://www.youtube.com/watch?v=wu4zS9KpCkM

Pin It