RobertFoggia03Aos 85 anos e depois de ter lutado durante os últimos cinco anos contra a doença de Alzheimer, faleceu esta sexta-feira na sua casa, em Los Angeles, o actor norte-americano Robert Loggia , um nome que ficou ligado a vários filmes mas também a séries televisivas.

Nomeado para o Oscar de melhor actor secundário em 1986 pela sua participação em "O Fio da Suspeita" - "Jagger Edge" na versão original - Loggia ficou igualmente conhecido por participações em filmes como "Scarface", filme dirigido por Brian De Palma, ou ainda "Oficial e Cavalheiro" ou "O Dia da Independência".

Tido como um actor versátil, nunca conseguiu o grande papel de carreira, mas acabou ainda assim por se notabilizar através de diversos papéis secundários que lhe valeram nomeações para alguns prémios, nomeadamente o Oscar já referido, mas também o Emmy para que foi nomeado em 1989 pela interpretação do agente do FBI Nick Mancuso na série com mesmo nome "Mancuso FBI".

Ainda a propósito da sua versatilidade, uma nota para a sua presença em três filmes da série "Pink Panther", interpretando três diferentes personagens. Mais recentemente, Foggia integrou o elenco de "Os Sopranos", interpretando o mafioso Feech La Manna.

Robert Loggia era natural de Staten Island, nos Estados Unidos, filho de emigrantes italianos.

RobertFoggia02RobertFoggia04RobertFoggia01

Pin It