A adaptação ao cinema de romances literários é sempre um risco para os realizadores mas William Oldroyd, o britânico responsável por levar ao cinema o romance dramático “Lady Macbeth de Mtsensk” , terá conseguido um resultado muito positivo, pelo menos a julgar pela crítica já recebido por este filme que chega agora às salas de cinema em Portugal. Baseado no romance escrito em 1865 pelo escritor russo Nikolai Leskov, “Lady Macbeth” é a primeira longa-metragem de Oldroyd que fez carreira como encenador de teatro no Reino Unido.
Passado na Inglaterra rural, no já referido ano de 1865, Katherine (Florence Pugh), uma jovem que foi forçada a casar-se com um homem de meia-idade, herdeiro de uma grande fortuna industrial, sente-se confinada à casa de campo que ambos partilham, sem grande satisfação na vida, nem sequer a atenção do marido. Quando este vai para uma viagem de várias semanas, Katherine começa a libertar-se das amarras opressoras do casamento, que envolvem horários rigorosos e a impossibilidade de sair de casa, envolve-se com um homem que trabalha na propriedade, e a partir daí sente que pode libertar-se dentro de si uma força tão poderosa que fará com que nada a detenha para conseguir o que deseja.
O papel de Katherine é entregue neste “Lady MacBeth” por William Oldroyd a Florence Pugh, ela que surge assim como protagonista de uma história de amor, Katherine, dotada de uma personalidade forte e silenciosa, num ambiente tenso, que acaba por se envolver num romance secreto com Sebastian (Cosmo Jarvis), à revelia do seu poderoso marido Alexander (Paul Hilton).
E se quer antecipar um pouco aquilo que poderá esperar deste filme, fica o convite para que acompanhe aqui mesmo o trailer do trabalho assinado por William Oldroyd.
http://www.youtube.com/watch?v=V0e-z24MWvs