O Óscar de melhor filme foi hoje entregue a "Green Book - Um guia para a vida", na 91ª edição dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, nos Estados Unidos.

Para além da película vencedora, também os filmes "Black Panther", "BlacKKlansman - O infiltrado", "Bohemian Rhapsody", "A favorita", "Roma", "Assim nasce uma estrela" e "Vice" eram igualmente candidatos ao Óscar de melhor filme, tendo a escolha de “Green Book” acabado por ser uma surpresa já que “Roma” e “A favorita” eram apontados como os filmes melhor colocados para receberem a escolha da Academia.

Nesta que foi a primeira cerimónia da entrega dos Óscares que não contou com a presença de qualquer anfitrião em palco, foi também distinguido com um Óscar, neste caso para o melhor realizador, o cineasta mexicano Alfonso Cuarón, pelo filme "Roma". Este filme, vencedor do Óscar de melhor filme estrangeiro e que já vencera o Leão de Ouro do festival de Veneza, em Setembro do ano passado, é o primeiro filme produzido pela Netflix, nomeado para os principais Óscares.

Por seu turno, Olivia Coleman venceu o Óscar de melhor atriz, pelo desempenho no filme "A Favorita". Colman já tinha vencido o prémio de melhor atriz da academia britânica de cinema e televisão (Bafta), pelo mesmo desempenho, no filme de Yorgos Lanthimos.

Quem recebeu também um dos principais Óscares da noite foi Rami Malek, com o Óscar para o melhor actor pelo desempenho como Freddie Mercury, dos Queen, em "Bohemian Rhapsody". Christian Bale, por "Vice", Bradley Cooper, por "Assim nasce uma estrela", Willem Dafoe, por "À porta da eternidade" e Viggo Mortensen, por "Green Book - Um guia para a vida", eram igualmente candidatos ao Óscar de melhor actor.

Pin It