Inicialmente, Walt Disney chamou-lhe Mortimer mas consta que a senhora Disney não gostou do nome pelo que viria a chamar-se Mickey, sem dúvida o rato mais conhecido do Mundo que, diga-se, só ganhou a popularidade que tem hoje quando, no final do século XX, o Brasil explorou da melhor forma a imagem deste personagem da Disney nos seus livros de banda desenhada, os populares “livros aos quadradinhos” que encontrarm no Mickey o seu personagem mais importante e determinante para o sucesso da obra global de Walt Disney.

Tudo começou porém há 90 anos, altura em que, na antestreia de "Steamboat Willie", no Universal"s Colony Theater, em Nova Iorque, aconteceu o nascimento de um mito: Mickey Mouse.

Hoje, o mundo da Disney é muito mais do que as personagens da banda desenhada, e pode mesmo dizer-se que o rato Mickey, mas também a Minnie, nascida na mesma altura, bem como o Pato Donald, o Pateta ou o Pluto, são hoje apenas isso mesmo, personagens de um universo muito maior e mais complexo que envolve parques temáticos, cinema, estúdios, para um mundo global de comunicação em redor das criações do senhor Walt Disney.

Desfiles de moda, novas animações das séries em curso, festas nos parques Disney e concursos escolares, mas também entre nós uma emissão filatélica promovida pelos CTT alusiva ao aniversário do Rato Mickey, tudo serviu para assinalar o 90º aniversário de um boneco que é, afinal, muito mais do que um simples boneco, ou não tivesse preenchido um cantinho da infância de todos nós... ou quase todos. Parabéns Mickey!

Pin It