A exposição “Oceano - Mar é Vida”, de curadoria de Conceição Vieira Coelho, será inaugurada este sábado, 30 de abril, às 18h30 (hora local), no Grande Luís Morais Auditório, no Centro Cultural do Mindelo, na Ilha de São Vicente em Cabo Verde. Trata-se de uma exposição colectiva de pintura inserida no vasto programa lúdico e cultural que decorre no âmbito da “Expedição Lusitânia”, que tem como mentores a Associação David Melgueiro e a Associação Nacional de Cruzeiros e que conta com o Master sponsor da ESC Online.

Recorde-se que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu o “Tiro de Partida” da “Expedição Lusitânia” no passado dia 3 de Abril, junto à Torre de Belém e ao Monumento do Hidroavião Lusitânia. A expedição visa assinalar e celebrar o Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, entre a Europa e a América do Sul, realizada pelos Oficiais da Marinha Portuguesa, Comandante Sacadura Cabral e Almirante Gago Coutinho.

A Travessia Aérea do Atlântico Sul, realizada há um século a bordo do hidroavião batizado “Lusitânia”, teve início a 30 de março e terminou a 17 de junho de 1922 no Rio de Janeiro (Brasil), passando por Cabo Verde. Por ter sido a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul, efectuada por meio de métodos inovadores de navegação aérea concebidos por Gago Coutinho, a viagem marcou um dos capítulos mais relevantes da Aviação Naval Portuguesa e da História da Aviação Mundial. A Travessia de 1922 ligou quatro países, três continentes e dois hemisférios e coincidiu com o primeiro Centenário da Independência do Brasil.

Em julho de 2011 o Relatório da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul foi inscrito pela UNESCO no Registo da Memória do Mundo, sendo considerado Património da Humanidade. Com o intuito de replicar por mar e à vela, o mais fidedignamente possível, o percurso dos aeronautas portugueses, a travessia de veleiros da “Expedição Lusitânia” inclui passagens por Las Palmas (Espanha), Mindelo (Cabo Verde), Fernando Noronha e Rio de Janeiro (Brasil), paragens onde serão promovidas iniciativas culturais - artísticas e de sensibilização ambiental.

ExpedicaoLusitania

A Expedição Lusitânia aportou no Mindelo, no passado dia 24 de abril e, em parceria com a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Centro Cultural do Mindelo / Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, irá promover no próximo sábado, dia 30 de abril, a partir das 17h30 um sarau cultural, contemplando:

   – Palestra alusiva à emergência climática, proferida pelo Comandante José Mesquita - fundador da Associação David Melgueiro e mentor do projecto;
   — Inauguração da Exposição de Pintura, subordinada ao tema “Oceano - Mar é Vida”, de Curadoria de Conceição Vieira Coelho;
   — Espectáculo musical com os artistas Jorge Mendes (Fado) e Silvestre Fonseca (Guitarra Clássica), de Portugal e Carmen Silva Trio de Cabo Verde. O espectáculo tem hora marcada para as 19h30, aberto ao público e de entrada livre.

O evento terá lugar em formato presencial, no Centro Cultural do Mindelo, sendo igualmente transmitidos em livestreaming, via plataforma Zoom, a partir das seguintes coordenadas de acesso: https://us06web.zoom.us/j/86874362974...

Pin It