Gran Turismo Sport chega pela mão de Tiagovski
Hoje é Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017

Gran Turismo Sport chega pela mão de Tiagovski

Desde as 00h00 desta quarta-feira que está à venda o novo título de Grand Turismo para a PlayStation 4

quarta, 18 outubro 2017

IMG 0001Quando um vídeojogo é lançado merece quase sempre uma atenção especial das grandes lojas onde o público acorre para adquirir as grandes novidades no mercado e o Gran Turismo Spor justificou isso mesmo , nomeadamente em Lisboa no Centro Comercial Colombo, onde fomos ao encontro das acções de lançamento na FNAC, mas também na Worten. Neste último espaço, aliás, alguns youtubers puderam testar este jogo e autografar as primeiras unidades ali vendidas, com Tiagovski, porventura o youtuber mais conhecido entre os presentes, a mostrar algumas qualidades ao volante num jogo em que até é possível... tirar a carta desportiva.

PUB

Certo é que tanto na FNAC como na Worten, em ambos os casos a decoração foi ajustada ao tema, grandes "bombas" verdadeiras foram estacionadas à entrada de cada um dos espaços, e lá dentro foi possível para muitos experimentar as emoções da velocidade, alguns recorrendo mesmo à realidade virtual, e sempre "à boleia" das grandes máquinas permitidas por este GT Sport, em exclusivo na PlayStation 4.

Na FNAC do Colombo, a recepção ao fã do Gran Turismo Sport começou por ser feita por um Lamborghini “à séria”, ao jeito de todos aqueles que é depois possível dominar, ou pelo menos tentar dominar, com as mãos bem agarradas aos comandos da PS4. Depois, no auditório da FNAC, mais um simulador para que se pudesse testar as habilidades de cada um em pista, descobrindo-se logo ali alguns candidatos a pilotos, mas também outros que o melhor mesmo será manterem-se longe de um qualquer volante.

Para o lançamento deste video jogo, a FNAC preparou assim uma experiência de condução realista, mas também uma competição de GT onde o vencedor pôde levar para casa um cartão oferta da Racingvarius para usufruir de uma experiência de condução. Houve ainda a oportunidade para os fãs do Gran Turismo dialogarem entre si trocarem experiências, fazendo tempo afinal para a chegada da meia-noite, o momento a partir do qual passou a ser possível a aquisição do videojogo exactamente ali na FNAC do Colombo, mas também nas lojas FNAC no NorteShopping, CascaiShopping, Almada, Guia, Coimbra, Vasco da Gama e Faro.

IMG 0199IMG 0197IMG 0195IMG 0174IMG 0185

Pela nossa parte, a reportagem do canal LusoGames não esperou ali pela meia-noite porque exactamente no piso térreo do Colombo, mais concretamente na Worten, outra festa assinalava de igual modo a chegada ao mercado deste Gran Turismo Sport. Logo à porta, a receita era idêntica, com uma "bomba" estacionada a dar as boas-vindas aos fãs das corridas virtuais, que ali se podiam deliciar imaginando essas aventuras ao volante de um fantástico Mercedes-Benz AMG.

Mergulhando no interior da Worten, os simuladores surgiam colocados no corredor, quase que apontando o caminho para o centro da festa onde alguns youtubers convidados testavam o jogo antes de poderem autografar alguma t-shirts de fãs e tirarem as indispensáveis selfies num ambiente cada vez mais incontornável de festa que ali marca cada lançamento dedicado aos gamers.

Tiagovski, que ainda há pouco tempo dizia não a programas de televisão preferindo este contacto com os seus fãs, mas também a sua namorada, MissMushrooms, bem como os também youtubers Chentric e RubenEx, foram os convidados para este evento e que mereceram tantas ou mais atenções em muitos casos dos que o próprio videojogo protagonista da noite.

E porque este Gran Turismo Sport foi mesmo o protagonista, há que fazer pelo menos um resumo da sua realidade, um simulador capaz de apresentar o que podemos aplidar de "hiper-realidade” onde é possível até encontrar alguns cenários em Portugal. Como mote de lançamento do GT Sport surge "Conduzir é para todos", ainda que não seja, ou pelo menos será, mas se tiver acesso a uma PlayStaion 4.

IMG 0205IMG 0214IMG 0218IMG 0244IMG 0247

Depois de ter estado anunciado para 2016, eis que o GT Sport chega de facto com uma qualidade assinalável, pelo menos a julgar do que pudemos já verificar. Aproveitando todas as capacidades gráficas da PlayStation 4, revela automóveis com um realismo impressionante, acompanhados pelos detalhes do asfalto, árvores, escapatórias nas pistas e tantos outros pormenores.

O número de modelos automóveis são "apenas" 177, contra os 1197 que era possível encontrar no GT6, mas o que se perdeu em quantidade foi ganho claramente em qualidade e detalhe

Para tirar a carta, se quiser entrar em modo campanha, terá que ultrapassar uns quantos testes, mas depois disto entramos no mundo real, algo que faz sentido de dizer assim se pensarmos que não estaremos a jogar contra a máquina mas sim contra adversários reais de um jogo que acontece totalmente online.

Os jogadores são "emparceirados" em função dos seus conhecimentos, ordenados por um "ranking" estabelecido de acordo com a sua performance, havendo ainda que ter em conta o factor suplementar do bom comportamento. Se a ideia for entrar em corridas baseadas em jogo sujo, com manobras menos claras contra os adversários, o mais certo será ter dificuldades em conseguir sequer uma carreira.

IMG 0256IMG 0261IMG 0265IMG 0274IMG 0290

Com 19 pistas disponíveis, seis das quais reais, o GT Sport não passa nem pelo Estoril nem tão pouco pelo Autódromo do Algarve. Ainda assim, é possível "agarrar" nos carros e fotografá-los em algumas cidades, aparecendo aqui Lisboa e Porto como cenários a não perder.

Estamos assim perante um produto final de grande qualidade, desenvolvido a partir de uma parceria com a Sony e a Polyphony Digital mas também a FIA, isto porque a partir do Gran Turismo Sport surgirão verdadeiros campeonatos online observados pelo organismo máximo da competição automóvel. Em dois campeonatos por ano, serão encontrados os campeões que virão a ser galardoados em cerimónias oficiais em Paris. A cereja no topo do bolo será a possibilidade deste jogo permitir mesmo a obtenção de uma licença desportiva emitida pela FIA, ao jeito do que acontece para os pilotos de pista com borracha no asfalto à séria.

Será importante referir ainda que este é também o primeiro simulador de automóveis da PlayStation a incluir um modo de realidade virtual, para usar com os óculos PlayStation VR.

Pela nossa parte, vamos esperar pela oportunidade de um ensaio mais aprofundado do Gran Turismo Sport para um veredicto final, mas do que podemos ver fica a garantia de que a vontade de conduzir é mais do que muita, seja nos modos Sport, Campanha ou Arcada, ou mesmo no mundo da realidade virtual com o PlayStation VR.

reportagem: Jorge Reis

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

IMG 0266IMG 0301IMG 0304IMG 0306IMG 0310IMG 0318IMG 0322

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.