Restaurante Soberba... com os “nossos” sabores!

Restaurante Soberba... com os “nossos” sabores!

Em Lisboa, na Rua Beneficência, com a assinatura do chef Igor Martinho, a tradição permite a inovação sem comprometer a qualidade

domingo, 06 agosto 2017

DSC 0446Quando aceitámos o convite para conhecer o novo espaço de restauração a cargo do chef Igor Martinho pouco conhecíamos do trabalho deste nome, novo mas ainda assim de valor já afirmado na cozinha portuguesa. No número 229 D da Rua da Beneficência, a mesma artéria da capital na qual, há muitos anos, nasceram inúmeros nomes para a música no saudoso Rock Rendez Vouz, encontrámos assim o RestauranteSoberba, naquilo que o próprio Igor Martinho definiu como “o espaço ideal para o princípio de uma aventura.”

PUB

Um espaço novo, permitido por uma sala ampla, discreta e elegante, mas também confortável e versátil, dá lugar ao Restaurante Soberba, estabelecimento com 65 lugares, com esplanada e apoiado por cozinha e áreas técnicas de qualidade, onde começámos por ser confrontados com um menu diversificado capaz de “fazer crescer água na boca”. A somar às iguarias propostas haverá que somar ainda uma carta de vinhos bastante diversificada.

Este novo restaurante, com assinatura na cozinha (e não só) do chef Igor Martinho, resulta na realidade a partir da materialização de um sonho com cerca de 10 anos, permitido por dois amigos de sempre que surgem como sócios nesta empreitada: Igor Martinho e Gonçalo Henriques. Ao primeiro, para quem a cozinha terá hoje poucos segredos, junta-se assim o seu amigo Gonçalo, muito experiente na área da gestão hoteleira, para quem “o Restaurante Soberba não limita a criatividade e o empenho de uma equipa sempre pronta a conduzir-nos numa viagem soberba pelos sentidos, com dedicação, simpatia e talento”.

DSC 0204DSC 0252DSC 0273

Chegados ao Restaurante Soberba, e depois de ultrapassado o problema do estacionamento que será um dos obstáculos à afirmação deste espaço – durante o dia a existência de parquímetros nesta artéria da capital lisboeta (e nas adjacentes) acaba por funcionar favoravelmente a quem ali chega, para além de que os dois sócios planeiam permitir uma área exclusiva de parqueamento nas traseiras do restaurante –, acedemos à sala do restaurante, um espaço com uma luz agradável, ampla, com a garrafeira colocada sobre a parede lateral onde rapidamente verificamos a qualidade mas também a diversidade das propostas ali presentes.

Recebidos pela equipa liderada por Igor Martinho, avançamos nesta nossa visita para um menu de degustação, no qual se destacam as presenças do bacalhau mas também das carnes maturadas, duas marcas na cozinha proposta por este chef no seu “Soberba”.

O nome do restaurante até pode causar alguma estranheza, até por se tratar de um termo normalmente associado a algo negativo, a pecado capital. Para Igor Martinho, no entanto, Soberba é um nome que pretende sublinhar o orgulho de ser português e dos produtos magníficos possíveis de associar à cozinha lusa, em busca de uma elevação da gastronomia nacional, e sem falsas modéstias assume: “Poder, finalmente, criar e partilhar o que mais gosto de fazer, o que mais me apaixona, num espaço na capital, é algo que me deixa vaidoso!”

DSC 0211DSC 0335DSC 0354

A sala do Restaurante Soberba foi pensada de forma a ser versátil. O pilar central a meio da sala impede a melhor visibilidade global de todo o espaço, mas nem essa circunstância impediram Igor e Gonçalo de transformar este espaço num lugar capaz de satisfazer vários tipos de eventos, desde almoços que quebram a rotina dos dias de trabalho a jantares entre amigos, festas de aniversário ou encontros de família. Adicionalmente, a sala encontra-se equipada com projetor e sistema de som, o que permite a recepção de mais e variados eventos.

Gonçalo Henriques reconhece que um espaço de restauração em Lisbos deve ser visto como “uma responsabilidade”, pelo que nada foi deixado ao acaso. “Não queremos ser apenas mais um pelo que criámos as condições ideais para o conforto das pessoas. Queremos que aqueles que nos procuram tenham prazer na partilha do tempo na nossa companhia e, no final da experiência, pretendam visitar-nos de novo”, acrescenta este responsável pelo Soberba para quem “a preocupação não se pode resumir à oferta de uma carta fantástica; o espaço tem de possuir mais características diferenciadoras, pois só assim será especial e único!”

Sobre a carta, contudo, o chef Igor Martinho pretendeu “criar um conceito de partilha”. “Quantos negócios não são feitos à mesa de um restaurante? Quantos de nós não têm como melhores memórias a partilha de uma refeição em família ou na companhia de amigos? O nosso prazer associa-se frequentemente à gastronomia e é isso que pretendo transmitir aqui. Quero que sintam prazer na visita e vivam uma experiência gastronómica que perdure na memória.”

DSC 0389DSC 0400DSC 0482

Além da cozinha para confecção dos pratos de autor, o Restaurante Soberba tem uma grelha que pode observar-se de qualquer ponto da sala, de forma a colocar o cliente dentro do processo criativo. E é por aqui que passam tanto as carnes maturadas como o peixe fresco.

A carta divide-se nas opções de Grelha (peixe ou carne), diversos acompanhamentos e Pratos de Autor. Também existem menus específicos para almoços (segunda a sexta-feira): o Menu Executivo e o recém-estreado Menu de Verão, podendo esta carta ser consultada em detalhe em www.soberba.pt.

Já na capítulo dos vinhos, podemos encontrar uma oferta diversificada das várias regiões vinícolas nacionais, com equilíbrio entre clássicos e produtos novos. A somar a esta realidade, há que destacar a existência de uma carta de cocktails baseados em azeites aromatizados que combinam tradição, ruralidade e portugalidade com sofisticação e elegância, traduzindo, como resume Igor Martinho “a essência do Soberba”.

Entre amigos, numa mesa posta com requinte mas sem ostentações excessivas, pudemos assim saborear a boa cozinha do Restaurante Soberba, deixando a promessa a Igor Martinho de um regresso em breve para uma conversa naturalmente à mesa mas mais descontraída, num espaço que pretende ganhar o seu espaço próprio nas propostas gastronómicas da capital. Afinal... tem tudo para o conseguir!

Igor Martinho... pela tradição e afectos!

DSC 0457

Restaurante Soberba

Rua da Beneficência,
229D 1600-019 Lisboa

Telefone: 217961200
Telemóvel: 916160412
Site: www.soberba.pt

Horário de funcionamento:
Almoços: 12h00–15h00
Jantares: 19h00–23h00
Fecha aos Domingos

Natural de Arrouquelas (Rio Maior), no coração do Ribatejo, Igor Martinho formou-se no Curso de Cozinha e Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e tornou-se no mais jovem chef a receber o galardão de CCA (Chefe Cozinheiro do Ano), em 2009.

Apesar de jovem, Igor já conta com muita experiência nacional e internacional, sendo presença assídua em eventos gastronómicos, concursos culinários (foi um dos cinco finalistas da edição 2012 do programa televisivo “Top Chef” – RTP), conferências e workshops. É ainda consultor de vários parceiros e organiza eventos de catering.

Com uma adoração especial confessa pela cozinha tradicional portuguesa, Igor Martinho procura conseguir para as propostas tradicionais um “cunho” de modernidade e sofisticação, inspirando-se nos mercados tradicionais e privilegiando sempre a utilização e a promoção dos produtos nacionais. Sem revelar qualquer prato favorito, tem o bacalhau como iguaria de eleição, destacando ainda os coentros, o azeite, o alho e a flor de sal como os ingredientes predilectos que não dispensa na cozinha.

Homem de afetos, circunstância visível na forma como trabalha na cozinha ou convive com os amigos, Igor Martinho pretende que os clientes do Restaurante Soberba encontrem por ali um espaço familiar e tudo fará para que assim seja.

reportagem: Jorge Reis

DSC 0484DSC 0279DSC 0425DSC 0245

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.