Laurent Filipe no CCB em nome próprio

Laurent Filipe no CCB em nome próprio

A 22 de Setembro, Rita Redshoes e Pedro Moutinho serão convidados especiais de Laurent Filipe no Centro Cultural de Belém

LaurentFilipe01Instrumentista, cantor, compositor e produtor, Laurent Filipe está de regresso este ano ao Centro Cultural de Belém para o que se antecipa como mais um grande concerto marcado pelas suas melhores canções. Possuidor de uma sólida, longa e muito aclamada carreira nacional e internacional, Laurent Filipe propõe-se a levar até ao CCB a sua música acompanhado por convidados especiais em palco, onde estarão ainda os quatro instrumentistas que têm integrado vários dos seus projectos ao longo da carreira: Mário Delgado (guitarras), Bruno Santos (guitarra), Massimo Cavalli (contrabaixo e baixo eléctrico) e Alexandre Frazão (bateria).

PUB

Sobre Laurent Filipe, nasceu no Brasil em 1962, tendo aos quinze anos começado a gravar e a tocar em Portugal. Licenciado em Teoria e Composição Musical pela Universidade de Kansas (EUA) em 1985, obteve uma pós graduação em Composição Musical para Cinema pela Berklee College of Music (EUA) em 1987, sendo ainda doutorando em ciências humanas. Já em relação à formação musical, estudou com os trompetistas Roger Stoner e Greg Hopkins, tendo participado em seminários de Wynton Marsalis, Anthony Plog e Allen Vizutti.

Tendo actuado como líder do seu próprio grupo e como "sideman" em diversos clubes e festivais de jazz nos Estados Unidos e na Europa (nomeadamente o Festival Internacional "Cascais Jazz'79"), mas também em Africa e Asia, Laurent Filipe participou em sessões com figuras marcantes do jazz tais como: Jimmy Mosher, Aldo Romano, Tete Montoliu, Carles Benavente, Maceo Parker, e o lendário baterista Walter Perkins, entre muitos outros. Apareceu frequentemente como convidado especial de artistas como Mariza e Rui Veloso, tendo ainda recebido o prémio "Art Farmer Performance Award" (EUA 1985) e o prémio de "Melhor Solista 1990" no Festival Internacional de Jazz de Guetxo (Espanha), onde o seu grupo recebeu também o prémio de" Melhor Grupo".

Em 1996 foi-lhe atribuído o prémio "Melhor Músico de Jazz" pelo programa "Cinco Minutos de Jazz, RDP". Colaborou activamente como compositor e instrumentista em eventos como a "Olimpíada Cultural Barcelona'92","Madrid Capital da Cultura" e "Lisboa Capital da Cultura'94", mas também na "Expo'98" e "Porto 2001". Agora, com todo este currículo, será esperar que cumpra a sua enorme qualidade com um concerto por certo surpreendente a não perder.

laurent

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.