Obrigado Salvador Sobral!

Obrigado Salvador Sobral!

Com o tema “Amar pelos dois”, com letra e música de Luísa Sobral, Salvador garantiu uma vitória a todos os níveis inédita

SalvadorSobral001Salvador Sobral tem apenas 27 anos e uma voz bonita, revelou já que ao longo da sua vida nunca tinha assistido ao Festival da Canção da Eurovisão, mas ainda assim chegou, viu... e venceu o primeiro lugar. De um momento para o outro, o jovem Salvador, irmão da também cantora e compositora Luísa Sobral, passou a ser o responsável por milhares de pessoas, que já não viam nem ligavam ao Festival da canção, se terem rendido a este fenómeno gigante de simplicidade. Sem cartas na manga, apostando apenas na música, Salvador Sobral surgiu a interpretar um tema composto e escrito pela sua irmã Luísa, e com ele chegaram milhares senão mesmo milhões a acompanharem o Festival da Eurovisão.

PUB

Apesar das vozes discordantes que se leram, e muito, nas redes sociais, criticando tanto a música que de “festivaleira” nada tinha, bem como a interpretação do “miúdo” Salvador Sobral, a verdade é que Portugal arrecadou sucessivos “12 pontos” e ganhou o primeiro "caneco" (como lhe chamou José Carlos Malato numa linguagem televisiva) na Eurovisão, levando Portugal além fronteiras agora também na música.

No seu discurso de vitória, Salvador Sobral manteve a postura calma, referindo que bem mais importante que o prémio teria sido o vídeo de apoio do grande artista Caetano Veloso que não se inibiu de elogiar e apelar à vitória de Portugal, à vitória de Salvador Sobral. Consciente, o músico não se esqueceu de partilhar os créditos com quem os teve, nomeadamente com Luísa Sobral, a irmã e autora da canção, mas também com o responsável dos arranjos, Luís Figueiredo, referindo que “isto não é necessariamente bom para a música portuguesa, mas para a música…”

SalvadorSobral003

Pouco depois, na primeira conferência de imprensa após ter vencido a Eurovisão, e em resposta a uma jornalista que indagou sobre o porquê de ter usado uma t-shirt dizendo “S.O.S. refugees”, Salvador respondeu que simplesmente não era uma ação politica, apenas a sua opinião humana sobre uma causa que nos deverá preocupar a todos. Por outro lado, recusando o estatuto de herói nacional que alguém na conferência de imprensa lhe tentou atribuir, o artista respondeu: “Acho que o herói é o Ronaldo!”

Salvador referiu ainda nunca ter escrito uma canção com o propósito de passar na rádio, frisando que a sua vida não vai mudar em nada e que vai prosseguir com a digressão prevista para este verão, deixando ainda bem claro que “nunca quis saber dos votos, só quis cantar uma canção bonita como ela é!”

Por seu lado, Luísa Sobral, irmã do cantor, disse acreditar que a principal razão para a canção portuguesa ter sido a escolhida talvez se prenda com a sua "simplicidade". "Amar pelos Dois", a canção com letra e música de Luísa Sobral deu a vitória a Portugal com 758 pontos na votação combinada dos júris nacionais e do público, na final do festival disputada em Kiev, na Ucrânia, que foi transmitida em direto pela RTP1, tendo sido disputada por 26 países.

Salvador Sobral fez a diferença porque, como ele disse... "Música não se trata de fogo de artifício, música é sentimento!"

SalvadorSobral002

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.