"Forever Tango" pleno de paixão e ritmo

"Forever Tango" pleno de paixão e ritmo

Companhia do maestro Luís Bravo brilhou e encantou a cidade de Lisboa com espetáculo de excelência

IMG 1796-copyO icónico Teatro Tivoli BBVA recebeu calorosamente a estreia de “Forever Tango” em noite de música, dança, magia, emoção, sensualidade e muitos aplausos . No palco “premium” da Avenida da Liberdade por onde vão passando cada vez mais tantos e tão bons espectáculos culturais, o tango mostrou a sua história, a sua realidade enquanto dança, a sua cultura, o seu drama e a sua forma de vida.

PUB

O canal de Cultura do portal LusoNoticias acompanhou esta actuação da companhia do Maestro Luís Bravo, que regressou a Lisboa para uma mini temporada que teve início neste dia 04 de Maio e estará em cena até ao próximo dia 13 de Maio. Expressividade, sensualidade, ritmo, emoção, dança e magia foram os sentimentos incutidos em toda uma plateia que assistiu, aplaudiu e levou o Tivoli ao rubro com quase casa cheia.

O tango nasceu no século XIX, em bordeis argentinos onde emigrantes de diferentes pontos do mundo se juntavam no final dos dias duros de trabalho. À violência da solidão em que viviam, os ritmos e movimentos dos corpos respondiam com paixão e sensualidade, e rapidamente conquistaram os mais elitistas salões culturais da Europa, chegando aos dias de hoje como um dos mais famosos estilos da actualidade, reconhecido como Património Imaterial da Humanidade em 2009.

IMG 1452-copyIMG 1466-copyIMG 1468-copyIMG 1476-copy

Universalmente aceite como argentino, o tango foi imortalizado na música de artistas como Carlos Gardel mas, de acordo com Ary Vasconcellos, os primeiros tangos foram compostos e executados no Brasil. Acabaram por ser os “hermanos” argentinos a dar ao tango uma projeção internacional tão grande que o ritmo passou a ser considerado argentino, representado pelo som do violino, da flauta e, mais tarde, do bandoneon. Tango, significa também, festa e celebração.

Atualmente, o tango argentino consiste em tango de salão, tango milonguero, nuevo tango, show tango ou tango fantasia. Já em relação ao “Forever Tango”, resume-se em um espetáculo que se divide em duas partes, com uma orquestra em palco e seis pares de bailarinos cuja técnica e dança retrata, fielmente e com excelente profissionalismo, uma forma de expressão corporal, a linguagem de uma época e a sua intemporalidade.

IMG 1503-copyIMG 1528-copyIMG 1535-copyIMG 1604-copy

Intimista e harmonioso, Forever Tango foi perfeito em todas as coreografias: como se cada dança contasse uma história, um drama , uma paixão. A orquestra brindou o público com com excertos musicais únicos, excelentemente bem executados pelos solos de piano, flauta, violino e acordeão, havendo ainda a destacar o brilho e o glamour de um guarda roupa perfeito, adequado e sensual.

Na reacção a todos estes condimentos, uma plateia em ovação e agradecimentos retribuídos com mais uma actuação de todos os pares de bailarinos em palco e mais um brilhante momento musical cantado, tudo em um espetáculo de tango que será sem dúvida "Forever"!

texto: Glória Resende
fotos: Tito de Sousa

IMG 1615-copyIMG 1655-copyIMG 1675-copyIMG 1696-copyIMG 1704-copyIMG 1716-copyIMG 1742-copyIMG 1785-copyIMG 1809-copyIMG 1823-copyIMG 1829-copy

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.