Livro da semana... “O Governo Bilderberg”

Livro da semana... “O Governo Bilderberg”

Escrito pelo jornalista Frederico Duarte de Carvalho sobre a participação de Portugal e de portugueses no clube dos “Senhores do Mundo”

FredericoDuartedeCarvalho02Como “Livro da Semana”, o canal de Cultura do portal LusoNotícias destaca esta semana “O Governo Bilderberg”, uma obra do jornalista e escritor Frederico Duarte Carvalho , editado pela “Planeta Editora” e que se apresenta como “a investigação mais completa e exaustiva alguma vez publicada sobre a presença e participação de Portugal e de portugueses no clube dos ‘Senhores do Mundo’”.

PUB

Do Estado Novo aos nossos dias, Frederico Duarte Carvalho apresenta neste livro o resultado de uma investigação de duas décadas, garantindo nesta obra um dos mais completos trabalhos alguma vez publicados sobre o Grupo Bilderberg, quer em Portugal quer internacionalmente.

Apoiado em documentação oficial, muita da qual inédita, este livro traça a história do surgimento do Grupo Bilderberg, em 1954, também da sua evolução, da participação de Portugal ao nível estatal, desde 1956, e da passagem da participação neste clube da esfera dos interesses de Estado para a dos grupos de interesses privados, ocorrida a partir da última década do século XX, até à actualidade.

“Não há, no mercado livreiro nacional e internacional, uma história isenta sobre o que é esta organização que, desde os anos 80, conta com dois ex-primeiros-ministros portugueses na lista dos membros permanentes.”
in Introdução

Frederico Duarte Carvalho sustenta toda a sua investigação com provas documentais, comprovada por documentos oficiais reproduzidos em larga medida no próprio livro, e originários de “fontes de indiscutível credibilidade, de que são exemplo o Arquivo Salazar, na Torre do Tombo, e o Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre outros.”

Inclui em anexo datas e locais de todos os encontros Bilderberg, desde 1954 até à actualidade, e um elenco de todos os participantes portugueses, com pequenas biografias, desde 1956, com Rui Ennes Ulrich, até 2016, com Maria Luís Albuquerque e Carlos Gomes da Silva, passando por outros nomes como os incontornáveis Pinto Balsemão ou Mário Soares, também José Sócrates, Durão Barroso, Jorge Sampaio, António Guterres, ou mesmo o actual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ele que participou no encontro Bilderberg de 1998 realizado em Turnberry, Escócia, Reino Unido.

“O Governo Bilderger” surge assim como um livro que se propõe a ser fundamental e incontornável para quem quiser saber mais, ou aprofundar a história, a influência e a responsabilidade do Clube Bilderberg no rumo que o mundo tem levado e continua a levar.

“Se o Grupo Bilderberg está mesmo preocupado com o rumo do mundo, então anda a falhar. Os seus membros são uns incapazes. Ao contrário das teorias da conspiração, não há um plano concertado pelo domínio do mundo. O que vemos hoje é resultado de erros sobre erros de pessoas às quais, como avisou Marshall McLuhan, falta a visão artística e poética do mundo.”
in Conclusão

Como curiosidade, a referência de que o Grupo Bildeberg esmiuçado nesta obra, com reuniões anuais desde 1954, excepção feita ao ano de 1976 em que “não se realizou devido ao escândalo da Lockeed que envolveu o príncipe Bernardo, realizou por uma vez em Portugal, no ano de 1999, em Sintra, de 3 a 6 de Junho, no Hotel Caeser Park da Penha Longa.

FredericoDuartedeCarvalho01

Frederico Duarte Carvalho, nascido no Porto em 1972, trabalhou como jornalista no diário O Primeiro de Janeiro e no semanário Tal&Qual, tendo sido editor de política na revista Focus. Autor dos livros “Vítor Batista - O Maior”, “Capitão Roby”, “Eu Sei Que Você Sabe”, “Abril Sangrento”, “Poeta & Espião”, “A Mensagem Brown”, “O Enigma da Praia da Luz”, “Estado de Segredos”, “Cavaco Versus Cavaco”, e, na Planeta, do livro de investigação “Camarate - Sá Carneiro e as Armas para o Irão”, escreveu também as ficções “O Homem Que Era Salazar”, “O Terceiro Bispo” e “O Segredo de João das Regras”.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.