Luíz Caracol na estrada com “Metade e Meia”

Luíz Caracol na estrada com “Metade e Meia”

Depois de “Devagar”, em 2013, este músico nascido no Alentejo mas com raízes profundas em Angola leva agora o novo trabalho em tournée

LuizCaracol-001Luiz Caracol tem um novo álbum e uma nova tour. “Metade e meia” é o seu mais recente trabalho, sendo a música de deste alentejano de raízes angolanas o seu próprio reflexo . Esta circunstância, aliás, justifica que as criações deste músico tenham a mestiçagem, a urbanidade e a mistura que o próprio Luiz tem em toda a sua origem.

PUB

“Devagar” é o seu primeiro álbum, lançado em Maio de 2013, e conta com participações muito especiais como Sara Tavares, Valete e Fernanda Abreu. Luiz Caracol, conta ainda com parceiros como Mia Couto, Pierre Aderne, Sara Tavares, Gonçalo Pimenta, Valete e Jorge Drexler.

A música de Luiz Caracol é mulata e mestiça, é branca e é negra, é de Lisboa e do Mundo.

Nascido em Elvas a 9 de Janeiro de 1976, Luiz Caracol chegou recentemente de Angola, país onde viviam os seus pais antes da sua independência e foi por isso desde cedo criado num ambiente de mescla cultural, rodeado de gentes de África, do Brasil e de Portugal, o que fez com que toda essa mistura de culturas acabasse por ter uma forte influência em si e na sua linguagem.

Apesar da música ter estado sempre muito presente dentro de sua casa e da sua família, nunca a levou muito a sério, até que em 1996 entra para a Academia de Música e, passados dois anos, também para o curso de guitarra e de canto do Hot Club de Portugal, onde estudou até 2001. Ao mesmo tempo estava já a tocar em alguns bares e clubes de Lisboa, colocando em marcha alguns dos projetos, a maioria ligados à música lusófona e à música do mundo.

Em 2009, a convite da Sara Tavares, Luiz Caracol entra para a banda daquela cantora para fazer a sua tour internacional, onde acaba por tocar baixo, guitarra, cavaquinho e onde canta também alguns duetos com a artista. Em 2011 é convidado para participar no documentário MPB (Música Portuguesa Brasileira), onde colabora com Jorge Palma, Fernanda Abreu, Susana Félix, Tito Paris, Sara Tavares, Pierre Aderne e Susana Travassos, entre outros.

Agora, avança para uma tournée que o levará já no próximo fim-de-semana até ao coração do Alentejo, em Cuba, passando depois por Coimbra, Leiria, Silves, Santa Maria da Feira, Porto e Lisbos, de acordo com um mapa de datas que aqui deixamos para sua consulta.

17 de Março – Centro Cultural de Cuba
30 de Março – Conservatório de música de Coimbra
7 de Abril – Teatro Miguel Franco, Leiria
8 de Abril – Teatro Mascarenhas, Silves
17 de Maio – Teatro António Lamoso, Santa Maria da Feira
25 de Maio – Casa da Música, Porto
26 de Maio – Cinema S. Jorge, Lisboa

texto: Ana Cristina Augusto

LuizCaracol-002

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.