Lil Wayne confirmado no MEO Sudoeste

Lil Wayne confirmado no MEO Sudoeste

O rapper norte-americano de quem ainda há poucos dias se dizia no Twitter que teria morrido estará na Zambujeira do Mar a 4 de Agosto

LilWayneCom a Primavera à porta, e após alguns dias de “pré Verão”, em face das temperaturas da última semana, muitos pensam já no Verão, também pelos festivais próprios da época . Entre estes estará mais uma edição do MEO Sudoeste, um festival que promete reunir convidados de luxo, sendo já conhecidos nomes no cartaz como Martin Garrix, Jamiroquai e The Chainsmokers, mas também Lil Wayne, que pela primeira vez irá apresentar o seu trabalho em Portugal, no dia 4 de Agosto o Palco MEO.

PUB

Depois de ter sido assunto de topo nas redes sociais nos últimos dias, sendo mesmo um dos 'trending topics' no Twitter onde chegou a ser dado como certa a sua morte ou o estado terminal por via de um suposto cancro, a verdade é que Lil Wayne, ou Dwayne Michael Carter, Jr., acabou por tirar o melhor partido destes rumores para dar um ainda maior impulso ao arranque da sua tour pelos Estados Unidos da América.

Norte-americano, Lil Wayne, que também adoptou os nomes de Shrimp Daddy e Baby D., e que deixou a escola aos 14 anos por problemas envolvendo armas, é hoje em dia um dos rappers mais relevantes dos últimos vinte anos da história da música, assumindo-se como um dos protagonistas da melhor música internacional desde o êxito dos Hot Boys em 1997, grupo do qual também faziam parte os rappers Juvenile, BG e Turk. Depressa chegou ao primeiro milhão de vendas nos EUA, com álbum a solo "Tha Block Is Hot", numa altura em que tinha apenas 16 anos.

O grande sucesso artístico de Lil Wayne, porém, surge um pouco mais tarde, com a sequela "The Carter". "The Carter III" é, aliás, um dos discos mais aclamados da primeira década do século XXI, tendo ganho o Grammy para Melhor Álbum de Rap de 2008. Estamos perante um disco cheio de clássicos instantâneos, que inclui o contagiante "Lollipop" com Static Major, mas também os singles "A Milli" e "Got Money".

Mestre no marketing pessoal, Lil Wayne foi também um dos primeiros rappers de sucesso a explorar o formato mixtape. Na vanguarda, cedo percebeu que esse formato permite uma liberdade que os discos tradicionais não permitem. E liberdade sempre foi um adjetivo chave para descrever a música e a postura deste norte-americano. Até no rock já se aventurou, com o álbum "Rebirth" de 2010. Apesar dessas experiências, quando o assunto é produzir rap, os beats e as letras (sobre os habituais temas da cultura hip-hop) mantêm-se os protagonistas da arte de Lil Wayne.

Depois de ter editado "Free Weezy" em 2015, e da colaboração com 2 Chainz em 2016, este pode ser o ano do "The Carter V" ver a luz do dia. Esperado como um verdadeiro acontecimento no mundo do hip-hop, o disco preparado entre 2012 e 2014 tem sido adiado pelo músico e, como é evidente, a expectativa dos fãs e da crítica cresce de ano para ano. O 21º MEO Sudoeste pode ser, portanto, uma óptima ocasião para mais novidades, sendo certa para já a presença deste rapper no dia 4 de Agosto no Palco MEO da Zambujeira do Mar.

Lyl Wayne

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.