Carmen — Bailado flamenco caliente no Tivoli
Hoje é Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2017

Carmen — Bailado flamenco caliente no Tivoli

À beira do final de Janeiro, o Ballet Flamenco de Madrid trouxe Carmen ao Tivoli BBVA, coreografado por Iván Gallego e Luciano Ruiz

JC 57868Foi no passado dia 27 de Janeiro que o palco do Tivoli BBVA recebeu Carmen, a ópera de George Bizet ali adaptada pelo Ballet Flamenco de Madrid, coreografado por Iván Gallego e Luciano Ruiz .

PUB

Ópera de George Bizet, Carmen foi adaptada ao espetáculo de flamenco e conta a história de uma bela e sensual cigana que tem um temperamento forte e espírito livre, levando os homens a apaixonarem-se por ela e que termina em tragédia.

A história desenrola-se na Espanha do séc. XIX e mostra-nos Carmen que, após ferir uma colega durante uma briga é presa e se apaixona por Don José, um ingénuo cabo que se deixa enredar nos seus encantos, apaixonando-se perdidamente e deixando-a fugir.

Esta acção leva-o a ser preso e mais tarde a desertar para se juntar a Carmen e ao grupo de contrabandistas que também ela integra, apenas para se ver trocado por Escamillo, um bravo toureiro por quem Carmen se encanta.

Don José, louco de raiva, acaba por matar Carmen na praça de touros, por não conseguir viver sem ela.

JC 57866JC 57869JC 57871JC 57876

Toda a emoção, paixão e sensualidade de Carmen são passadas para o público pelos bailarinos de flamenco e adornadas pela música, espetáculo de luzes e vestuário, bem como pelas poderosas danças apresentadas. Destas, destaca-se o solo de Carmen com o seu xaile vermelho, a dança de Carmen e da colega de trabalho antes da briga, o solo sofrido de Don José quando é preso, o solo da dama da taberna ou o solo de Escamillo, todos eles fortemente aplaudidos.

No fim, e sob forte chuva de aplausos, o público ainda foi presenteado por uma pequena dança flamenca de cada bailarino, em forma de despedida para quem teve, certamente, o prazer de os ver!

texto: SM
fotos: JTC

JC 57889JC 57900

JC 57906JC 57940

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.