Já está em marcha o Mês da Educação
Hoje é Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2017

Já está em marcha o Mês da Educação

A Fundação Francisco Manuel dos Santos dedica o mês de Outubro à discussão do estado da educação em Portugal

Mes-da-Educacao-12Começaram esta terça-feira os eventos agendados pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) no "Mês da Educação", com aquela entidade a dedicar uma vez mais o mês de Outubro ao tema da educação

, propondo diversas conferências a realizar em locais tão distintos como Lisboa, Coimbra ou Gondomar, nas quais haverá o propósito de permitir o debate e a reflexão em redor dos grandes temas da educação. À semelhança do que acontece com a ciência e, mais recentemente, com a população, a educação em Portugal será o tema central para um mês marcado por eventos pensados para este efeito.

PUB

A apresentação deste mês da educação aconteceu em Lisboa, à beira da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, num encontro com jornalistas promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos durante o qual foi dado conta daquilo que irá acontecer nas próximas semanas em redor deste mês da educação, dos estudos que irão ser apresentados e dos temas principais que irão ser abertos à discussão. Antes ainda desta apresentação, o presidente do Conselho de Administração da FFMS, Jaime Gama, e Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra aqui na qualidade de presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, assinaram o protocolo que irá permitir às 308 Câmaras Municipais existentes em Portugal — 278 no continente, 11 na Madeira e 19 nos Açores — possam receber um vasto conjunto de obras literárias nas suas bibliotecas e junto dos respectivos munícipes.

Ultrapassada a assinatura daquele protocolo, alguns dos investigadores e professores que realizaram os vários estudos que irão permitir a discussão e a troca de ideias em redor dos temas da educação ao longo deste mês de Outubro puderam fazer uma apresentação muito sintética de alguns dos trabalhos realizados que irão estar na base de um conjunto de iniciativas que pretendem promover uma reflexão alargada e informada sobre a educação, sem dúvida um dos mais importantes factores de desenvolvimento do país. Ao organizar mais um mês temático, a FFMS tem como objectivo assumido permitir trazer a debate especialistas nacionais e internacionais e contribuir para a difusão de estudos recentes de fundamentação científica. Em redor destes temas estará aberta uma oportunidade de conversa e reflexão em que intervirão investigadores, professores, pais e todos os interessados no processo de educação.

Mes-da-Educacao-04Mes-da-Educacao-05Mes-da-Educacao-06

A primeira iniciativa do mês da educação aconteceu esta terça-feira logo depois desta apresentação, pelas 16h00, na Torre do Tombo, em Lisboa, uma conferência subordinada ao tema “Organização da Rede Escolar”, com um painel liderado por Tracey Burns, da OCDE, que irá discutir a escola e a rede escolar. Algumas questões que serão colocadas irão querer encontrar respostas relativamente às consequências práticas dos “mega agrupamentos”, às alternativas existentes, ou a possibilidade da aprendizagem poder ser afectada por estas opções.

A agenda deste mês temático conta ainda com a apresentação de um estudo sobre o impacto da retenção precoce na aprendizagem dos alunos, um trabalho coordenado por Luís Catela Nunes (NOVA-SBE) que, apresentando como título “Será a repetição de ano benéfica para os alunos?” será dado a conhecer a 26 de Outubro, em Lisboa.

Ainda na vertente dos estudos, serão discutidos, no dia 19 de Outubro, os resultados preliminares do trabalho que está a ser desenvolvido por Jaime Carvalho da Silva (Univ. Coimbra) para a FFMS. O estudo “Comparação dos exames em Portugal com 12 países” consiste numa análise e comparação rigorosas do modelo de exames em Portugal, face ao contexto internacional. Neste workshop discutir-se-ão questões relacionadas com os conteúdos e a obrigatoriedade dos exames, entre outros.

Mes-da-Educacao-01

Além dos estudos, será igualmente apresentado, no dia 19 de Outubro, o livro “A Praxe,” da autoria de Elísio Estanque. Recorrendo a um conjunto de casos concretos, ocorridos em diversos institutos e universidades, este livro procura expor a natureza sociológica e histórico-cultural do fenómeno da praxe.

Por fim, o mês de Outubro contará ainda com outras conferências e fóruns de discussão, dos quais se destacam as reuniões de discussão do projeto aQueduto, em parceria com o Conselho Nacional de Educação; bem como a conferência “Escola aberta: Devem os pais estar na escola?”, que contará com a presença do Presidente da CONFAP e irá reflectir sobre o papel dos pais e das famílias na escola.

O programa do mês da educação, iniciado a 12 de Outubro, terminará no dia 26 do corrente mês de acordo com o mapa aqui incluído.

DIA e HORA ACÇÃO LOCAL
12 Outubro (16h00) Organização da rede escolar Torre do Tombo, Lisboa
17 Outubro (18h00) aQueduto: Os Professores são todos iguais? CNE, Lisboa
19 Outubro (17h00) Comparação dos exames em Portugal com os de 12 outros países Café Santa Cruz, Coimbra
19 Outubro (17h00) Apresentação do livro de Elísio Estanque "A Praxe"

Café Santa Cruz, Coimbra

20 Outubro (18h30) Escola aberta: Devem os pais estar na escola? Auditório da Biblioteca Municipal, Gondomar
26 Outubro (17h30) Será a repetição de ano benéfica para os alunos? Torre do Tombo, Lisboa
27 Outubro (18h00) Afinal, porque melhoraram os resultados dos alunos portugueses? Torre do Tombo, Lisboa

Em jeito de nota de rodapé será importante referir que a Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta-se como uma instituição de utilidade pública que tem por fim primordial promover e aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa, procurando desse modo contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o reforço dos direitos dos cidadãos e a melhoria das instituições públicas.

texto: Jorge Reis

Mes-da-Educacao-11

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.