Hélder Moutinho "agendado" pela RTP2

Hélder Moutinho "agendado" pela RTP2

No próximo dia 26 de Junho, a RTP2 aposta na emissão da curta-metragem "Hélder Moutinho: Um Fado na Mouraria"

heldermoutinhoA RTP 2 emite no príximo dia 26 de Julho, pelas 14h45, a curta metragem "Hélder Moutinho: Um Fado na Mouraria", dedicada ao fadista Hélder Moutinho , irmão dos também fadistas Camané e Pedro Moutinho. Poeta e intérprete único, Hélder Moutinho é tido como um importante representante das raízes mais fortes do Fado tradicional, dono de uma voz poderosa e com rara profundidade emocional.

PUB

"A curta-metragem 'Hélder Moutinho: Um Fado na Mouraria' retrata este ambiente único: a tradição das Casas de Fado; o respeito pelos anciãos; a condição de ser Fadista; o sentido de laços familiares que só o mais puro amor pela música ajuda a crescer", refere uma nota distribuída pela sua assessoria de imprensa.

"No Verão de 2014, Hélder convidou alguns amigos muito especiais para uma tarde na "Maria da Mouraria" - a Casa de Fados que dirige actualmente - para uma reunião onde se conversou sobre o Fado e a Vida. 'Hélder Moutinho, um Fado na Mouraria' é o retrato de como o Fado exulta a transformação de quem o ouve" acrescenta a mesma nota a propósito de uma curta-metragem em que Hélder Moutinho conta com as participações especiais de Bela, Celeste Rodrigues, Gaspar Varela e Silva (guitarra portuguesa), Judite Marceneiro, Tony Carolas e Rosinha de Braga.

Hélder Moutinho é um dos poucos artistas de Fado que ainda está ligado às suas raízes do Fado tradicional, ele que conhece a realidade do Fado desde que era apenas uma criança. Este sentido de respeito, protecção e evolução natural trouxe Moutinho à criação de algumas das mais emblemáticas Casas de Fado em Lisboa. Entre estas está "Maria da Mouraria" a Casa de Fado hoje sob gestão de Helder Moutinho e que é, na verdade, o berço do Fado, a antiga Casa da Severa, sem dúvida a primeira grande estrela conhecida da História do Fado. Agora renascido como "Maria da Mouraria", este espaço encontra-se localizado em pleno coração do bairro da Mouraria.

O fadista tem neste momento também já agendados alguns espectáculos. A saber:

31 de Julho - Festival Musica Junior em Montalegre;
01 de Agosto - Santa Maria da Feira;
23 Setembro - Sala Galileo Galilei em Madrid;
24 Setembro - Gran Teatro Cáceres em Cáceres (Extremadura);
25 Setembro - Centro Niemeyer (Sala Club) em Avilés (Asturias);
27 Setembro - Teatro Rosalía de Castro na Corunha (Galiza);
02 Outubro - Savoy Theatre em Helsinquia.

Hélder Moutinho é ainda manager de alguns dos maiores artistas nacionais como Gisela João ou os Amor Electro.

Rui Lavrador

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.